Poder de compra: saiba o que pode influenciar no valor

Você quer encontrar formas de aumentar o poder de compra?

Aumentar o poder de compra é uma forma de melhorar a qualidade de vida, e ao mesmo tempo, aumentar sua própria produtividade.  

O poder de compra de uma população está diretamente relacionado com a inflação do país onde vive. Por isso, é responsabilidade do Banco Central estabelecer metas de inflação e políticas monetárias.

O poder de compra dos brasileiros têm variado muitas vezes ao longo de um ano. Isso tem levado os brasileiros a repensarem suas rotinas de compra, inclusive gastos com cartões de crédito. A inflação brasileira atingiu seu máximo em março de 1990 e foi de 83,95% em um único mês.

Veja também: Educação financeira para iniciantes

Qual é o poder de compra do brasileiro?

O poder de compra é a capacidade de obter bens, mercadorias e serviços com uma certa quantia de dinheiro.

Se a quantidade de dinheiro gasta em um produto for igual à quantidade de dinheiro gasta em outro item, podemos dizer se o poder de compra subiu ou desceu. Há uma diminuição do poder de compra do dinheiro causada pela inflação.

Pela primeira vez na história, a China ultrapassou o poder de compra do Brasil. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, os brasileiros eram quinze vezes mais ricos que os chineses nos anos 80.

O cálculo da Paridade do Poder de Compra é utilizado para comparar o poder de compra de dois países.

O cálculo mostrou que os chineses não foram os únicos que superaram o poder aquisitivo dos brasileiros. Por exemplo, outras nações em desenvolvimento se tornaram mais ricas, como a Tailândia, Panamá, Costa Rica e também o Uruguai.

A alta inflação e uma forte crise econômica foram as principais razões para que a mudança acontecesse tão rapidamente nos últimos anos.

Outras formas de saber o poder de Compra

Diferentes técnicas são utilizadas para o cálculo do poder de compra. Várias instituições realizam pesquisas com produtos de fama mundial.

O poder de compra dos países que utilizam os preços do Big Mac, chamado também de índice Big Mac.

O índice Big Mac é o medidor de paridade do poder de compra mais utilizado. O valor dos lanches em cerca de cem países foi calculado desde 1986 pela The Economist.

A moeda é apreciada em relação ao dólar quando um sanduíche é mais barato em um determinado lugar do que nos Estados Unidos. A moeda não vale tanto se o sanduíche for mais caro nos Estados Unidos.

O Brasil tem a quinta moeda mais cara do mundo de acordo com uma pesquisa do Big Mac. Foi possível comprar 28 unidades do lanche pelo salário mínimo no Brasil. Eles podem comprar até 99 unidades com o salário mínimo em Portugal.

Conclusão

É possível que após aprender que você pode adquirir cada vez menos itens com a mesma quantia de dinheiro. Quando este cenário acontece, sabemos que o nosso poder de compra diminuiu.

Infelizmente, não é possível controlar a perda, já que o poder de compra é oscilado por fatores fora de seu controle. Os fatores podem ser a inflação, desvalorização da moeda em relação ao quadro internacional, crises econômicas, greves, entre outros.

Não há nada que se possa fazer para impedir que o real continue a perder seu valor, a não ser realizando investimentos. Você pode ser capaz de rentabilizar seu dinheiro. Com isso, você pode obter um rendimento acima da inflação.