Peludinhas e apaixonantes: veja as raças de gato mais peludas

Quais as raças de gatos mais peludas? Conheça os gatinhos que se parecem ursinhos de pelúcia. Sem dúvida os gatos peludos são os mais queridinhos entre muitas pessoas. Esse pelo macio e fofo faz com que o gatinho pareça um ursinho de pelúcia vivo.

Nós, os pais de pet, adoramos quando esses bichinhos deitam no nosso colo e podemos acariciá-los e sentir a textura maravilhosa de seu pelo.

No entanto, os gatos de raças mais peludas exigem bastante cuidado e atenção. Listamos abaixo alguns desses cuidados e reunimos dicas de como usar antipulgas para cuidar da pelagem do seu pet.

5 raças de gatos peludos

  1. Persa
  2. Maine Coon
  3. Angorá
  4. Norueguês da Floresta
  5. Sagrado da Birmânia

Cada uma dessas raças possui suas características individuais, como cor do pelo, tamanho e até mesmo particularidades no modo de agir.

No entanto, todas essas raças têm uma coisa em comum: os cuidados que são necessários com o pelo.

Quais os cuidados necessários com o pelo do gato?

Se você está pesquisando sobre as raças mais peludas dos gatos, com certeza possui interesse em ter um peludinho em casa.

Sendo assim, é melhor aprender desde cedo quais são as medidas e os cuidados que devem ser seguidos ao ter um gatinho peludo em casa.

Para manter a pelagem do gatinho perfeita, é necessário cuidado e paciência de seus donos. A maciez desejada só virá com uma boa lavagem e com a utilização de produtos específicos, como shampoos, hidratantes e também uma boa penteada.

Outra maneira de manter o pelo do gatinho sempre bonito é através da escovação diária. Ao escovar o pelo do gato diariamente, aqueles nós indesejados no pelo podem ser evitados e, dessa forma, o brilho também se mantém por mais tempo.

Também é a partir da escovação diária que pode-se evitar a formação das famosas bolas de pelos, já que a pelagem morta está sendo descartada.

Por fim, a alimentação saudável também contribui para uma pelagem macia e cheia de brilho. Por isso pergunte para o veterinário do seu gatinho qual a ração mais indicada para a questão de pelos.

Qual a importância dos antipulgas para gatos peludos?

Como vimos anteriormente, os gatos das raças listadas acima possuem muito pelo e, consequentemente, necessitam de muitos cuidados. Um deles está voltado para as pulgas que tentarão se aproveitar da pelagem do seu bichinho.

Lembre-se também de que os gatinhos são animais independentes. Muitos deles saem de casa e voltam depois de horas, por vezes até dias.

Nessas situações, os donos não conseguem saber por onde o seu gato esteve. Em casos assim, é provável que o animal tenha vagado por áreas infestadas de pulgas e de carrapatos ou, até mesmo, que ele tenha entrado em contato com outro gato que estivesse com pulgas em seu pelo.

Algumas pessoas não sabem, mas as pulgas são bastante perigosas e causam muito mais que apenas coceira nos animais.

Quais doenças as pulgas podem causar?

As pulgas são insetos vetores de inúmeras doenças, como: verminose, dermatite alérgica, micoplasmose felina, anemia, erlichiose, entre outras.

Essas doenças provocadas pelas pulgas podem causar coceira intensa, feridas, mau cheiro e queda de pelos. 

Os sintomas mais graves apresentam febre, fraqueza e diarreia, pois algumas dessas doenças atacam diretamente o fígado e o baço do felino, podendo levá-los até à morte.

Qual antipulga dar para o meu gato?

Se você leu até aqui, certamente já sabe dos perigos que as pulgas apresentam para o seu gatinho e agora deve estar se questionando qual o melhor remédio para protegê-lo.

Existem diversas opções no mercado, com diversas funcionalidades. Dessa forma, você pode analisar e ver qual se encaixa melhor no seu perfil.

Porém, o mais indicado é consultar o veterinário para ouvir a opinião de um profissional. Assim, é possível ter um melhor direcionamento na hora de comprar um produto tão importante.

Por fim, uma dica valiosa é manter o ambiente em que o gato vive sempre bem limpo. Lavar o ambiente com soluções antipulgas também é uma boa indicação.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: