Saiba as peças e equipamentos que você não pode deixar de conhecer em sua ordenhadeira

Ordenhadeira

Hoje em dia, existe uma enorme diversidade de leites que vemos diariamente na mesa das pessoas, porém por trás disso existem muitos produtores de leite que utilizam diversos tipos de ordenhadeiras para auxiliar essa produção. Por isso neste artigo, você encontrará algumas das informações que você mais irá utilizar nesse meio da extração, bem como informações sobre os tipos de ordenhadeira e os principais equipamentos que você precisa conhecer ao se ter uma. 

O que faz uma ordenhadeira?

A ordenhadeira é basicamente uma máquina que faz toda a ordenha de leite que seria feita por uma pessoa ou seja, manualmente. 

Ela possui um sistema de extração de leite que substitui a mão de obra humana, assim ela possui diversas vantagens para o meio da agronomia, porém citaremos duas abaixo, que serão citadas abaixo:

  • Aumenta a produtividade e a extração de leite em pouco tempo já que não necessita de velocidade humana e sim trabalha em velocidade constante, além de não judiar do animal.
  • Diminui a carga horária dos trabalhadores, ou seja eles não precisam acordar de madrugada, pois as ordenhadeiras possuem uma capacidade oito vezes maior do que a produção humana.

Abaixo, você verá quais os tipos de ordenhadeira e as características principais delas.

Quais os tipos de ordenhadeira?

Abaixo, você verá como os tipos de ordenhadeiras podem atender a sua necessidade principalmente para o seu negócio. 

  • Ordenha mecânica

Essa máquina é responsável por basicamente retirar o leite por meio de um aparelho que simula a mamada do bezerro, possibilitando assim a retirada do leite de forma mecânica e mais rápida e quando ela é bem sucedida apresenta pouco risco de contaminação.

  • Ordenhadeira móvel.

A ordenhadeira móvel é uma ordenhadeira que possui diversas vantagens, o único quesito talvez não muito positivo é que ela consegue ordenhar duas vacas por vez. Porém fora isso ela consiste em ser adaptável para qualquer lugar ou estábulo, além também de ser móvel como o nome já diz, o que acaba facilitando mais ainda no transporte da mesma.

O seu custo benefício é bem mais baixo do que qualquer outra ordenhadeira, pois já vem pronta para o uso e basta apenas ligar na energia elétrica e não exige custos na instalação, o que facilita mais ainda.

  • Ordenhadeira fixa

A ordenhadeira fixa por sua vez é muito utilizada em grandes ordenhas, pois ela deve ser instalada com mão de obra própria, e um dos seus maiores benefícios é que ela ordenha muitos animais por vez, porém a sua mão de obra acaba sendo mais específica.

Existem muito mais tipos de ordenhadeira, porém agora que você já conhece alguns tipos de ordenhadeira, confira abaixo as principais peças que fazem parte de todo o conjunto dela, já que são necessidades que você terá que sempre estar olhando a data de validade e tocas desses equipamentos para não interferir na saúde do leite.

Peças e equipamentos que você não pode deixar de conhecer em sua ordenhadeira

Assim como toda a máquina, existem algumas peças da sua ordenhadeira que você deve conhecer ou ao menos saber para que serve.

Por isso, abaixo você terá algumas informações sobre as 4 peças principais que toda ordenhadeira possui e que você deve ter um cuidado especial já que elas são de extrema importância. 

Tampão tomador

O tampão tomador serve basicamente para fazer a vedação na ponta do corpo do tomador de amostra, assim evita o vazamento do leite.

Funciona basicamente como um vedado, já que seu material é feito de borracha. 

Pino de vedação

Ele é utilizado para fazer a vedação no corpo do suporte do tomador de amostra, e também é necessário um adaptador de borracha para realizar essa vedação evitando assim todo tipo de vazamento.

Filtro de leite

Os filtros de leite, como o nome já diz, auxilia na proteção da qualidade do leite, sendo mais eficiente no processo de filtragem para evitar futuras contaminações e principalmente resquícios de restos de pequenos objetos e sujeitas.

Além disso, ele possui em unidades e seu uso é descartável, para assim não ter a possibilidade de futuras contaminações ou leite com outros dejetos. 

Medidor de leite

O medidor de leite, como o próprio nome já diz, serve especificamente para medir todo o leite, principalmente de animais de grande porte. Além disso, sua capacidade de medição em produção é de 42 kg.

Essas informações são importantes de saber porque principalmente para quem deseja ter sua própria ordenhadeira já que é necessário ter o conhecimento das principais peças que devem ser cautelosamente observadas já que se não observadas pode causar sérias consequências, como o desperdício por conta do vazamento, ou a medição incorreta do leite, fora que existe um certo período de troca d cada um, para que sempre a sua ordenhadeira esteja funcionando perfeitamente.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: