O que é Work Life Balance?

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O termo inglês Work Life Balance significa literalmente o equilíbrio entre a vida privada e o trabalho , ou seja, a relação diária entre as prioridades ligadas à esfera pessoal e profissional.

Podemos dizer que alcançamos um bom equilíbrio entre os dois quando nos sentimos plenamente satisfeitos com o que foi feito e com a energia despendida para atingir determinados objetivos.

De fato, no centro do significado do Work Life Balance estão dois elementos-chave: a satisfação dada pelo trabalho realizado e os consequentes objetivos alcançados e bem-estar pessoal.

O principal problema de encontrar um equilíbrio é que muitas vezes a relação entre a vida privada e a profissional é muito próxima, tanto que as duas áreas muitas vezes fazem fronteira uma com a outra.

Quando isso acontece, podemos nos sentir sobrecarregados de estresse e tensão, elementos que podem levar a um estado de ansiedade relacionado à perda de controle. Infelizmente.

Não existe um modelo real a seguir, na verdade equilibrar os dois aspectos não significa necessariamente dividir as horas dedicadas a uma e outra atividade igualmente.

Isso porque são inúmeros os elementos que afetam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal: cada pessoa, dependendo da idade, necessidades, situação familiar, ambições, o tipo de atividades realizadas terá um equilíbrio diferente do seu colega.

No entanto, existem algumas estratégias que as empresas podem adotar para ajudar seus colaboradores a alcançar esse tipo de equilíbrio.

O EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL EM PRIMEIRO LUGAR ENTRE OS ASPECTOS MAIS VALORIZADOS EM UMA EMPRESA

A pandemia de Covid-19, por mais trágica que seja, conscientizou as pessoas sobre a importância de equilibrar o local de trabalho com o privado .

De facto, são inúmeros os estudos realizados em 2021 que destacam como fator essencial, para um trabalhador médio, ter um equilíbrio positivo entre a vida privada e o trabalho, agora considerado um aspeto prioritário na escolha de uma empresa. É uma necessidade destacada pelos benefícios que as pessoas buscam nas empresas , incluindo:

  • a possibilidade de trabalho inteligente e, portanto, a oportunidade de trabalhar em casa ou com horários flexíveis
  • a implementação de acordos e benefícios empresariais para atividades desportivas e seguro de saúde suplementar ou acordos com instalações médicas
  • o estabelecimento de ajuda familiar, como serviços de babá e cuidados a idosos
  • a criação de um clima corporativo que seja no concreto sereno e estimulante
  • a correta distribuição das cargas de trabalho

As pessoas, portanto, não querem perder tempo para si mesmas, para sua família e para o cultivo de seus hobbies. Ao mesmo tempo, eles querem encontrar um trabalho que seja estimulante, um lugar onde suas conquistas sejam reconhecidas. 

Há, portanto, uma necessidade real de encontrar um equilíbrio: as pessoas devem sentir, por um lado, que o trabalho não as impede de poder ter uma verdadeira “vida” privada e, por outro, de exercer uma atividade profissional. envolvente e interessante.

BEM-ESTAR NO TRABALHO COMO ALAVANCA DE RESULTADOS DA EMPRESA

Conscientes das necessidades dos trabalhadores, muitas empresas, nos últimos anos, têm se mobilizado para proteger os interesses dos trabalhadores. 

Eles observaram que investir no Work Life Balance dos funcionários também os ajuda a trabalhar melhor: as pessoas se tornam mais disponíveis, eficientes e satisfeitas, pois não sentem mais o peso da divisão entre trabalho e vida privada.

De fato, nas empresas que adotaram iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida dos colaboradores, foram registrados resultados mais do que positivos em termos de aumento de produtividade..

Isso aconteceu, como já dissemos, porque os colaboradores cada vez mais serenos também são muito mais motivados e eficientes.

Mas não é só isso: as empresas que têm demonstrado um real interesse no bem-estar laboral dos seus colaboradores melhoraram muito a sua reputação, revelando -se mais atrativas para a fase de recrutamento de novos talentos. 

Em suma, o que surge quando este tipo de política é implementado é uma situação ganha-ganha tanto para o trabalhador, finalmente capaz de ter um equilíbrio real, como para a empresa, em termos de desempenho claramente positivo.

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Concluindo, poder contar com o trabalho de colaboradores motivados e proativos permite que a empresa melhore suas atividades e sua percepção externa.

Portanto, ajudar os colaboradores a alcançar um equilíbrio trabalho-vida digno e adequado é uma obrigação que não pode mais ser estendida , pois é considerada uma condição sine qua non para os trabalhadores.

Por isso, é fundamental ouvir os colaboradores e criar um ambiente saudável, engajador e equilibrado, de forma a implementar suas estratégias de negócios com iniciativas de bem-estar corporativo para oferecer aos colaboradores as melhores condições de trabalho que, ao mesmo tempo, alimentem as oportunidades do negócio da empresa.

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