O que é SEO? SEO é a sigla em inglês para a palavra Search Engine Optimization, que traduzido significa otimização para motores de busca. É uma disciplina de TI que visa aumentar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca.
O SEO se tornou uma disciplina fundamental na visão geral do marketing na web, pois se mostra um dos melhores investimentos de longo prazo para dar visibilidade a um site dentro dos SERPs (Search Engine Page Result) dos mecanismos de busca.
O profissional que atua nesse setor é chamado de Especialista/Analista SEO. Se você deseja seguir essa profissão, leia o artigo conosco e entenda de forma mais completa e detalhada o que é SEO. Vamos lá!
O que são motores de busca?
O que é SEO? O que são motores de busca? Motores de busca, em inglês “Search Engine”, são sistemas complexos e automáticos que, graças a algoritmos matemáticos, analisam um grande número de dados e retornam resultados em ordem de relevância com base em uma consulta de pesquisa específica (composição de palavras para pesquisa).
Quando falamos sobre o motor de busca, pensamos imediatamente no Google, mas existem muitos outros tão famosos, como: Yahoo, Bing, Yandex, etc.
Através do uso de robôs, no caso do Google se chama “Google Bot”, eles escaneiam os índices, indexando os resultados obtidos, ordenando-os e os repropondo nas páginas de resultados quando são chamados por uma pesquisa específica, realizada pelo usuário. As três etapas executadas pelo mecanismo são: rastreamento, indexação e classificação.
Como funcionam os motores de busca? Os algoritmos!
Os algoritmos são a base do funcionamento dos motores de busca e determinam o posicionamento dos resultados. São sistemas complexos e quase desconhecidos, sujeitos a atualizações contínuas.
Seu objetivo é retornar ao usuário resultados em SERPs consistentes e alinhados com suas expectativas de pesquisa. Algoritmos nos últimos anos se tornaram cada vez mais sofisticados e complexos e mudaram a forma como o SEO é feito.
A estrutura da SERP do Google
Para entender o que é SEO, você precisa conhecer a estrutura de uma página de resultados de pesquisa. As SERPs – Search Engine Pages Results – ou as páginas de resultados dos motores de busca, especificamente as do Google, geralmente consistem em: resultados pagos e resultados orgânicos.
Os resultados pagos, baseados no serviço Google Ads, são aqueles que geralmente aparecem nas três/quatro primeiras posições e nas três últimas da SERP, e são sinalizados com o rótulo verde “Anúncio”.
Até alguns anos atrás, esse tipo de anúncio era destacado em amarelo e colocado na lateral da página. Existem também variantes desses anúncios, como os do Google Shopping, que em determinadas SERPs ocupam espaço diferente, mesmo o lateral.
Os resultados orgânicos, por outro lado, são aqueles que aparecem sob os anúncios pagos e são o resultado do trabalho de otimização realizado no site.
A grande diferença entre os dois tipos de resultados está na abordagem estratégica adotada. Os primeiros são na verdade o resultado de campanhas pagas com orçamento diário que, uma vez finalizado, faz com que o resultado desapareça das SERPs.
Os últimos são mais duradouros e simplificadores, são fruto da otimização do código do site, cuidados com aspectos técnicos como velocidade, boa redação de conteúdo e atividades de linkbuilding.
SEO: como funciona?
O que é SEO? Como funciona? O Search Engine Optimization é composto por dois ramos: SEO onpage e SEO offpage. Em um contexto ideal, esses dois tipos de abordagem trabalham em sincronia para trazer o melhor posicionamento possível.
A otimização na página é a base de uma boa atividade de otimização de mecanismos de pesquisa, mas muitas vezes essa abordagem única não é suficiente para posicionar um site na primeira página do Google.
É precisamente por esta razão que se apoia a atividade offpage, que através de processos particulares e estratégicos ajuda um website a alcançar os resultados pretendidos. Vamos entender o que é SEO onpage e offpage em detalhes:
SEO onpage
O que é SEO onpage? É a base do processo de otimização e inclui todas as estratégias de otimização realizadas no próprio site. Os fundamentos das atividades podem ser resumidos da seguinte forma:
- Estudo das palavras-chaves e escolha correta dos temas do site;
- Uso correto de palavras-chaves e palavras relacionadas nos textos e na estrutura do site;
- Implementação de uma estrutura de site sólida e lógica;
- Criação de um caminho interno de links coerentes e relevantes (linking interno estratégico);
- Otimização correta do código do site (aspectos técnicos do servidor, velocidade, etc.);
- Bom uso de tags HTML na página: tag de cabeçalho, meta descrição e tag de título;
- Otimização correta da imagem (compressão, alt e title);
- Criação de um site voltado para uma boa experiência do usuário.
SEO offpage
O que é SEO offpage? É aquele ramo de Search Engine Optimization que não funciona, estritamente falando, diretamente no próprio site, mas explora o valor que outros sites podem trazer através de backlinks ou citações.
É um tipo de atividade muito complexo e muitas vezes caro em termos de orçamento e tempo de implementação. O objetivo é conseguir backlinks para o seu site a fim de melhorar o posicionamento do site e ganhar autoridade aos olhos do Google. As ações offpage são compostas por atividades de:
- Criação de links;
- Relações públicas digitais.
Esse foi o nosso conteúdo sobre o que é SEO. Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas. Caso ainda possua alguma, basta comentar abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!