Investir em criptomoedas: vantagens e riscos

Uma das novas aplicações financeiras é o investimento em criptomoedas.

Após a expansão da tecnologia digital, elas começaram a mudar a forma como os seres humanos interagem com o dinheiro.

As criptomoedas foram vistas pelos profissionais de investimento como muito promissoras e logo se destacaram por serem seguras, acessíveis e disponíveis para os mais variados perfis de investidores.

Veja também: Investimentos 2022: Onde Aplicar seu Dinheiro.

Afinal, o que são as criptomoedas?

As moedas criptográficas são códigos de computador usados em transações digitais e têm valor monetário. Não é o mesmo que as moedas convencionais que conhecemos, como o euro, o dólar, ou o real, porque não existe fisicamente.

Todos os usos das criptomoedas são exclusivamente virtuais. Elas funcionam da mesma forma que qualquer outro meio de pagamento convencional em que servem para a aquisição de bens e serviços, sem burocracia ou o controle de instituições financeiras.

As moedas criptográficas ainda deixam dúvidas no público, pois ainda são vistas como uma novidade. Vejamos algumas de suas vantagens e desvantagens.

Como armazenar as moedas virtuais?

Se estas moedas não existem no mundo real, você deve estar se perguntando como armazená-las.

A moeda pode ser armazenada offline, em hardware ou em discos rígidos em um processo chamado “cold storage”, que protege a moeda contra roubo.

A Shiba Inu, uma das criptomoedas mais comercializadas, também podem ser armazenadas em pastas e dispositivos on-line, tais como laptops e tablets, que são chamados de “hot storage”. As moedas podem ser roubadas se o dispositivo for invadido.

O armazenamento a frio não parece mais seguro? Talvez não seja a melhor opção. As moedas que são armazenadas ali serão perdidas se o hardware for perdido. É estimado que 30 bilhões de dólares em bitcoins tenham sido perdidos pelos mineiros e investidores.

Vantagens de investir em criptomoedas

Muitas perguntas são deixadas para os usuários de moedas criptográficas, pois são relativamente novas.

Elas não são reguladas diretamente pelos governos, o que as protege contra especulações e manipulações, mas também as deixa vulneráveis à legislação que as restringe.

Eles têm a vantagem de serem capazes de transferir valores rapidamente e a um baixo custo. São uma grande tendência de investimento e utilização nos próximos anos, com grandes recompensas para aqueles que são pioneiros.

Valorização

A capacidade das moedas criptográficas de apreciar em valor foi apreciada pelo mercado financeiro. Segundo os especialistas, o desempenho continuará sendo positivo nos próximos anos, pois já foram registrados crescimentos na região de 600%.

Descentralização

As moedas criptográficas são reguladas apenas pela oferta e demanda, não por governos ou instituições financeiras.

Baixos custo

Os custos associados à compra, venda e troca de moedas criptográficas são inferiores às taxas cobradas no mercado tradicional que estão embutidas no uso de dinheiro físico.

Por ser considerada uma moeda universal, as moedas criptográficas são uma boa escolha para pessoas que viajam muito, evitando ter que lidar com a conversão de moedas.

 

Desvantagens das criptomoedas

Alta volatilidade

Como seu valor pode mudar repentinamente, os investidores inexperientes podem perder dinheiro ao vender sua moeda em um momento inapropriado.

Impossibilidade de reembolso

Não há garantia de que você receberá seu dinheiro de volta se fizer o pagamento errado e a falta de uma política de reembolso torna a fraude mais fácil.

Baixa aceitação

A baixa aceitação das moedas criptográficas é uma das principais desvantagens delas.

É um movimento de marketing que dura pouco tempo, por exemplo, quando vemos anúncios de empresas que afirmam aceitar bitcoins (ou outras criptomoedas).

Para contornar as dificuldades que as empresas tradicionais têm em aceitar moedas criptográficas, várias empresas oferecem cartões que são aceitos com bandeiras tradicionais, como Visa e Mastercard, e fazem o pagamento em moeda local, mas cobram uma conversão direta para sua carteira de moedas criptográficas.

Ação de hackers

As moedas criptográficas são asseguradas por programas de computador, uma vez que existem online. Isto torna possível que os hackers as roubem.

Conclusão

O mercado de criptomoedas é uma realidade proporcionada pela tecnologia de nossos tempos, e é visto por alguns como uma grande revolução financeira, e por outros como uma desconfiança.

Cabe às partes interessadas analisar as possibilidades oferecidas por eles, verificar as vantagens e riscos e decidir sobre as chances de optar pelo investimento