Qual é a principal finalidade de uma assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa

Até pouco tempo atrás, trabalhos com assessoria de imprensa estavam relacionados principalmente com as mídias tradicionais – como televisão, rádio e jornais impressos. Atualmente, o campo de atuação dos assessores é muito mais amplo. 

Isso foi transformado ao longo dos anos com o avanço da tecnologia, novos veículos de comunicação e formas de conversar com o público

A importância dessa estratégia é a mesma. Dentre tantas mudanças, há algo que não mudou: a comunicação continua sendo a principal ponte entre corporações e seu público-alvo. 

O bom relacionamento com seus clientes e canais de comunicação é fundamental para a construção de sua reputação e imagem. Por esse e outros motivos, essa estratégia orgânica faz toda a diferença na divulgação de empresas.

Diante da importância e necessidade desse serviço para evitar prejuízos e divulgar a imagem do negócio de forma positiva em diferentes canais, as empresas de assessoria de imprensa cresceram nos últimos anos.

Por isso, é importante entender quais foram as mudanças desse segmento, quais são suas finalidades e quais são os benefícios proporcionados para a imagem das empresas. Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre  o tema!

O que é assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa vai muito além de pronunciamentos a jornalistas ou ao público diante de uma situação delicada. Também é mais do que enviar press-kits para pessoas influentes ao lançar produtos. 

Atualmente, os assessores estão envolvidos com ações orgânicas (sem investimentos) que visam gerar mais autoridade e confiança para seus clientes – independente de qual seja seu tamanho ou segmento. 

É um trabalho complexo que exige uma mente aberta, bom relacionamento com a mídia e conhecimento do caminho até grandes veículos. 

O assessor encontra as pautas importantes, criam conteúdos e entram em contatos com jornalistas, por exemplo, para apresentá-los o tema e convencê-los a publicar a matéria.

As mídias tradicionais continuam sendo a grande referência para marcas e pessoas que precisam de visibilidade, mas não são as únicas atualmente. Com o avanço das redes sociais, muitas empresas se viram obrigadas a começar a produzir conteúdos.

No entanto, essa atividade é mais complexa do que parece. Qualquer posicionamento equivocado, conteúdo mal direcionado ou outras situações podem afetar a imagem da marca na internet.

Os assessores de imprensa traçam estratégias assertivas, já que contam com muito conhecimento sobre a área. Eles estruturam um canal efetivo, capaz de gerar conteúdo relevante e que faça sentido no dia a dia do consumidor. 

A assessoria de imprensa analisa o mercado, quais são os melhores canais para vincular determinada marca, traçar estratégias de bom relacionamento com seu público e também desenvolver credibilidade para a marca. Além de tudo isso, também é preciso gerenciar situações de crises de imagem e reputação.

Quem são os assessores de imprensa?

Para colocar essa estratégia em prática, é importante procurar por empresas de assessoria de imprensa que já contam com uma equipe estruturada de profissionais adequados e experientes para essa atividade.

Os assessores de imprensa geralmente são profissionais formados na área de comunicação com habilitação em relações públicas, jornalismo, marketing e publicidade.

São profissionais que têm as habilidades necessárias para construir pautas interessantes para os mais diversos veículos de comunicação e um relacionamento estreito com a mídia. 

Eles conseguem conversar com grandes jornalistas, editores e pauteiros que recebem estas pautas e até mesmo os conteúdos. Se aprovarem, publicam a matéria indicando o nome da marca. 

Por que contar com uma assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa é a solução ideal para empresas que desejam manter sua imagem blindada e manter um bom relacionamento com seu público-alvo. Os assessores fazem uma previsão de cenários, com um olhar que vai muito além dos resultados, e caminha junto com o desenvolvimento estratégico da empresa.

O principal benefício é contar com profissionais extremamente capacitados para desempenhar funções tão importantes. O negócio passa a marcar presença em veículos de comunicação relevantes para o segmento da marca, conquista credibilidade, os produtos e lançamentos se tornam notícias e há um acompanhamento profissional do que e como falar com a mídia. Assim como nas redes sociais.

Com a assessoria de imprensa, as marcas conquistam respeito, admiração e uma boa imagem no mercado. 

Outro benefício é construir um relacionamento saudável com seu público, os aproximando e gerando mais confiança para eles. 

Ou seja, investir em assessoria é uma forma de conseguir credibilidade de forma orgânica e se destacar entre a concorrência que ainda não aposta nos meios de comunicação – ou seja, onde as pessoas e possíveis clientes estão – para divulgar seus produtos. 

O ideal é encontrar uma assessoria com equipe qualificada e condizente com os valores da sua empresa. Dessa forma, será possível contar com muitos benefícios.

Pesquise boas agências, confira as opiniões de seus clientes, conheça seus cases de sucesso, recomendações e tudo que possa identificar se a empresa trabalha bem e se é confiável.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: