O que é funil de pós-vendas? Entenda a importância, conheça suas etapas e saiba como utilizá-lo

utilizá-lo

Você provavelmente já deve conhecer ou pelo menos ter ouvido falar no funil de vendas, certo? Mas e o funil de pós-vendas, você conhece?

O funil de vendas é uma ferramenta que ilustra toda a jornada de compra dos clientes, desde o momento em que é estabelecido o primeiro contato com eles na fase de prospecção até a hora em que eles tomam a decisão de compra e são convertidos.

O funil de vendas recebe essa denominação justamente porque os leads fluem de maneira gradativa entre uma etapa e outra. O mesmo acontece no funil de pós-vendas, só que de maneira invertida.

É que, depois de finalizar a compra, começa o trabalho com foco na fidelização desse cliente até que se forme uma base ampla e sólida de clientes fiéis à sua empresa.

Isso vale também para funil de vendas online.

Para entender melhor o que isso significa e como funciona, convidamos você a dar prosseguimento à leitura deste artigo e conferir nos parágrafos a seguir:

  • O que é o funil de pós-vendas
  • Qual a importância do funil de pós-vendas
  • Como usar o funil de pós-vendas? Conheça as etapas

O que é o funil de pós-vendas?

Uma maneira bastante comum de esquematizar o processo comercial é por meio do funil de vendas. Trata-se de uma representação das etapas da jornada de compra dos clientes.

No Topo, parte mais larga, é a fase de aprendizado e descoberta; já no Meio, estão as fases de reconhecimento do problema e consideração da solução; por fim, o Fundo é a fase de decisão de compra.

Agora, quando falamos em funil de pós-venda, outras quatro etapas aparecem. Porém, o funil se inverte. Isso significa que o Topo agora é a parte mais estreita, enquanto o Fundo é a parte mais larga.

O funil de pós-vendas esquematiza a jornada do cliente rumo à fidelização. Quando você coloca o Fundo do funil de vendas junto com o Topo do funil de pós-vendas, forma-se o desenho de uma ampulheta.

Ou seja, à medida que os clientes concluem suas compras e saem do funil de vendas, eles imediatamente passam a integrar o funil de pós-vendas e, aos poucos, são encaminhados para a base mais larga de clientes fidelizados.

Qual a importância do funil de pós-vendas?

O funil de pós-vendas é uma ferramenta importante porque permite visualizar melhor as etapas que os clientes precisam percorrer para serem fidelizados. Assim, fica mais fácil definir as estratégias para cada etapa com foco em construir uma base sólida de clientes fiéis.

A partir da implementação do funil de pós-vendas, é possível traçar ações capazes de garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível com o produto ou serviço que eles adquiriram.

Além disso, quando a empresa se dedica a estratégias de pós-vendas e fidelização, ela consegue estender o ciclo de vida dos clientes e fazer com que eles gerem mais receita a partir de novas compras e também trazendo novos clientes por meio de indicações.

Com a ajuda do funil de pós-vendas, é possível transformar os clientes em verdadeiros advogados da marca. Isso contribui para o fortalecimento da imagem da empresa no mercado e para o aumento da sua competitividade.

Como utilizar o funil de pós-vendas? Conheça as etapas

Esclarecido o que é funil de pós-vendas e sua importância, é hora de descobrir quais são suas etapas e como você pode utilizar essa ferramenta na sua empresa.

https://www.agendor.com.br/blog/funil-de-vendas-online/

  • Implementação da solução
  • Satisfação e sucesso do cliente
  • Apresentação de soluções adicionais
  • Engajamento e fidelização

Etapa 1 – Implementação da solução

Nesta primeira etapa do funil de pós-vendas, o foco deve estar em ajudar o cliente a implementar a solução adquirida. É preciso estar a disposição dele para esclarecer qualquer dúvida, oferecer tutoriais e auxiliá-lo nos usos iniciais.

Etapa 2 – Satisfação e sucesso do cliente

Depois de ajudar o cliente no primeiro contato com a solução e na sua implementação, os esforços devem ser direcionados para garantir que o cliente seja bem sucedido e alcance seus objetivos com o uso do seu produto ou serviço.

Continue oferecendo todo o suporte necessário e se mostre disponível para esclarecer dúvidas e mantê-lo satisfeito.

Etapa 3 – Apresentação de soluções adicionais

Quando o cliente avança para a terceira etapa do funil de pós-vendas, é sinal de que ele está satisfeito com a solução adquirida. Portanto, é hora de oferecer a ele soluções que complementem o que ele já tem e que contribuam para uma experiência mais completa e satisfatória.

Etapa 4 – Engajamento e fidelização

Por fim, na fase mais larga do funil de pós-vendas, o cliente mostra-se muito engajado e satisfeito com a marca.

Para garantir sua fidelização, é necessário dar uma atenção mais que especial a esses clientes. Ofereça vantagens exclusivas, personalize ainda mais as interações, envie brindes que são “a cara” do cliente.

A construção de uma ampla base de clientes satisfeitos, fiéis e que defendem a sua marca não é algo que se constrói da noite para o dia.

Como você bem pôde observar no funil de pós-vendas, esse é um processo gradativo, que ocorre aos poucos.

Passe a utilizar o funil de pós-vendas na sua empresa para organizar suas estratégias com foco na fidelização e conquiste de vez os seus clientes.