Dicas para economizar e estender o tempo de vida útil da sua bateria

Você já imaginou se os equipamentos eletrônicos tivessem bateria infinita? Assim poderíamos utilizar o celular e o notebook sem ter a preocupação de conectá-los à tomada e ficar esperando a recarga. Seria ótimo, não é mesmo?

Cientistas em várias partes do planeta estão buscando formas de tornar isso possível. Mas enquanto não temos acesso a essa tecnologia, com alguns cuidados podemos estender a vida útil da bateria, evitando ter que comprar uma nova. A seguir, vamos mostrar como fazer isso em notebooks.

Evite temperaturas extremas

A refrigeração do notebook é um processo que drena muito a bateria do equipamento. Isso porquê componentes eletrônicos como placa de vídeo, HD, processador e memórias precisam de temperaturas mais brandas para seu funcionamento ideal.

Em um país tropical como o Brasil, essa necessidade de refrigeração é ainda maior. Especialmente se o notebook ficar exposto à luz solar, ou com alguma obstrução das saídas de ar, como por exemplo ao ser utilizado no colo ou mesmo na cama, apoiado no edredon.

Mas o que poucos sabem é que temperaturas muito frias também não são recomendáveis. É normal haver salas refrigeradas para abrigar servidores nas grandes empresas, mas o frio em excesso também pode provocar erros de leitura e gravação, ou até o travamento do sistema.

Confira a temperatura ideal para cada componente:

  • Processador – abaixo de 10°C;
  • Placa de vídeo – em torno de 30°C;
  • HD – entre 20°C e 30°C;

Remova todos os dispositivos externos ligados via USB

Embora não estejam sendo utilizados, componentes externos como mouse e celular, entre inúmeros outros que também são conectados a seu notebook via UBS, continuam a descarregar a bateria do equipamento. Então é importante sempre desconectar cada um deles quando não estiver em uso.

Mantenha sempre a limpeza preventiva em dia

O acúmulo de sujeira nas saídas de resfriamento faz com que o notebook aqueça, pois impede a dissipação do calor gerado pelo funcionamento da máquina. O procedimento para evitar esse problema é a limpeza preventiva, que deve ser executada por um técnico qualificado em manutenção de notebooks.

Existem muitas pessoas que não sabem como proceder na limpeza de um notebook. Afinal, há risco de danificar o equipamento se fizer algo errado. Nem todos os produtos de limpeza podem ser utilizados em componentes eletrônicos, além disso há peças sensíveis nas quais não se deve exercer pressão excessiva.

Por isso, confira as dicas sobre qual produtos você pode usar para fazer limpeza externa do seu notebook:

–  pano macio de microfibra;
–  algodão;
–  pincel;
–  água;
–  álcool gel;
–  solução para limpeza tecnológica.

Ajuste o brilho da tela para economizar bateria

O brilho da tela é proporcional ao consumo de energia. Por isso, ao reduzir sua intensidade, também estará prolongando a duração da carga da bateria de seu notebook. O mais comum é que esse ajuste possa ser feito no próprio teclado, mas se não conseguir diretamente basta acessar o Painel de Controle do Windows.

Desligue programas rodando em segundo plano

Existem programas que rodam em segundo plano, ou seja, utilizam a memória do seu notebook e até exigem da unidade de processamento central (CPU), consumindo energia mesmo que você não esteja trabalhando com eles no momento. Isso é muito comum em aplicativos de mensagens instantâneos, como o WhatsApp para desktop, sincronizadores de bancos de dados em nuvem como Google Drive, mas também programas do próprio sistema como o Windows Media Player e outros: razer sinapses, steam, etc.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: