Como fazer dropshipping na Europa?

O dropshipping é uma estratégia de vendas online que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. O que muitos brasileiros ainda não sabem é que é possível fazer dropshipping da Europa e ganhar em euros.

É fato que o Euro é muito mais valorizado do que o real. Por isso, realizar esse tipo de venda na Europa, pode ser uma opção extremamente lucrativa para quem vive no Brasil.

Mas como fazer dropshipping na Europa? Confira algumas dicas para ter sucesso nesse modelo de negócio.

1. Para fazer dropshipping na Europa, entenda que a cultura europeia difere da brasileira

O primeiro passo para fazer dropshipping na Europa é escolher um nicho de mercado rentável e que funcione por lá. Isso envolve fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais produtos têm uma boa demanda e pouca concorrência. 

É muito importante considerar que a cultura do Brasil é muito diferente da cultura da Europa. Nesse sentido, as demandas e os hábitos de compra também são diferentes. 

Além disso, há vários países que compõem a Europa e uma variedade de línguas distintas de um país para o outro. Por isso, para facilitar o trabalho, é interessante iniciar vendendo para Portugal, por exemplo, ou escolher uma região que fale a mesma língua.

Isso facilitará seu processo de comunicação com o público, tanto na descrição dos produtos, quanto nos anúncios que você for rodar por lá.

2. Encontre fornecedores confiáveis para dropshipping na Europa

Um dos principais desafios do dropshipping é encontrar fornecedores confiáveis. Afinal, é importante garantir que o produto seja de qualidade e chegue ao cliente dentro do prazo estabelecido. 

Para isso, é recomendado pesquisar em marketplaces como o AliExpress e Alibaba, ou utilizar plataformas especializadas em dropshipping como o Oberlo ou Spocket. 

Essas plataformas têm uma seleção de fornecedores confiáveis e oferecem integração com lojas virtuais como o Shopify.

Além disso, é possível encontrar fornecedores que atuam diretamente na Europa, o que pode te ajudar a entregar produtos com frete grátis. Por isso, é importante pesquisar todos os aspectos de logística do fornecedor.

3. Estude as leis e regulamentações do comércio eletrônico e de dropshipping na Europa

Antes de começar a vender na Europa, é importante estudar as leis e regulamentações do comércio eletrônico em cada país. Isso inclui regras sobre impostos, direitos do consumidor, privacidade de dados e muito mais. 

Algumas leis importantes para se familiarizar são o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), a Diretiva de Comércio Eletrônico (ECD) e a Diretiva de Vendas à Distância (DSD). 

É importante também verificar se é necessário registrar sua empresa e obter uma licença para vender em determinado país, conforme o produto que você escolher.

Afinal, ninguém quer ter problemas com a justiça internacionalmente, não é mesmo?

4. Entenda a diferença e valorização das moedas

Em geral, é muito mais lucrativo vender na Europa e receber em euro. Isto porque, você pode encontrar um fornecedor que venda em euro e o frete também será cobrado em euro, sem a necessidade de conversões de moeda durante o processo.

Apenas isso, já torna o processo mais rentável. Pois, quando você vende no Brasil e tem um fornecedor no exterior, é preciso converter quais serão os custos desse produto em real, para definir o preço final do produto de forma que você tenha lucro.

Nesse sentido, o custo pode acabar ficando muito alto e a margem de lucro muito baixa, devido à diferença de valorização das moedas.

Já se você opera na Europa com um fornecedor de lá, a única conversão de moeda necessária, será a conversão do seu lucro final de euro para real. Ou seja, o custo será imensamente maior e a rentabilidade imensamente maior.

No entanto, vale a pena lembrar, que é necessário considerar o valor dos impostos que você precisará pagar ao governo brasileiro por estar recebendo dinheiro do exterior, e das taxas de conversão.

5. Foque em um operacional de qualidade

Em geral, o público europeu é mais exigente que o público brasileiro. Por isso, é importante ter cautela e escolher fornecedores realmente eficientes que ofereçam produtos de qualidade.

Além disso, é importante manter um atendimento de qualidade, respondendo às dúvidas e realizando um atendimento pós-venda, para que sua loja tenha uma imagem positiva na região em que você irá vender.

Conclusão

Fazer dropshipping na Europa pode ser uma excelente oportunidade de negócio para empreendedores que desejam reduzir os custos operacionais e ter mais flexibilidade. 

Para ter sucesso nesse modelo de negócio, é importante escolher um nicho rentável, encontrar fornecedores confiáveis, estudar as leis e regulamentações do comércio eletrônico, entender a diferença de moedas e focar em um operacional de qualidade.

Com essas dicas, você estará pronto para começar sua jornada de sucesso vendendo na Europa.