Conheça os novos modelos de gestão

Conheça os novos modelos de gestão

Há alguns anos podíamos falar de gestão sem complicações ou variedade. Devido ao modelo das organizações industriais, o gerenciamento era focado apenas na produção.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e desenvolvimento das demais áreas, é preciso pensar em gestão de modo mais amplo, destacando a inovação tecnológica, desenvolvimento humano, processos, comunicação e até a sustentabilidade.  

Para entender melhor os novos modelos de gestão e o motivo de seu surgimento, vamos entender primeiramente o que de fato é gestão. Confira.

O que é gestão?

Gestão é o combinado de atitudes e decisões tomadas com o objetivo de administrar uma instituição e manter todas as áreas em bom funcionamento, promovendo a melhor dinâmica entre os nichos e o uso eficiente dos recursos disponíveis.

 

Além disso, ela é responsável para que todos os objetivos sejam cumpridos com o uso dos recursos e esforços disponíveis para a empresa.

 

É muito comum que fique subentendido que todos sabem o significado de gestão no meio comparativo. Acontece que não é bem assim. 

 

A gestão pode ser definida apenas pelas características de administrativas, porém, ela é responsável pelo crescimento das pessoas e consequentemente da empresa.

 

Isso porque ela implica em um conjunto de habilidades com pessoas, liderança e conhecimentos técnicos.

 

Além dessas características, com o decorrer do tempo ela vai ganhando novos significados conforme as necessidades vão surgindo.

Qual a importância da gestão para o seu negócio?

Vimos que a gestão na verdade é um conjunto de atitudes e estratégias aplicadas nas demais áreas de uma empresa, priorizando cumprir com os prazos e utilizar os recursos disponíveis.

O sistema de uma organização é desenvolvido a partir de diferentes áreas que sempre se concentram no crescimento e alcançam os resultados mais altos.

Em um mercado mais competitivo e que está em constante mudança, é fundamental que a administração seja executada da melhor forma, para que as diretrizes e as decisões tenham o impacto positivo necessário.

Seja para uma empresa multinacional, ou para um negócio simples familiar, o gerenciamento corporativo é a base do sucesso e expansão de uma empresa.

É diante dessa informação, que podemos ver um constante crescimento em curso de gestão financeira online.

Quais são os tipos de gestão?  

Como falamos anteriormente, a gestão é fundamental para o negócio, independentemente do modelo de negócio. Por isso, a gestão pode ser apresentada e se manifestar de diversas formas.

 

Conheça alguma delas:

  1. Gestão de resultados

Embora o nome já seja autoexplicativo, a gestão com objetivo o resultado é a gestão que almeja os resultados a curto prazo.

 

Mediante a isto, ela foca todos os esforços na busca constante dos resultados e cumprimento das metas.

  1. Gestão de processos

Ao contrário da administração por resultado, a gestão de processos tem como principal objetivo aprimorar os procedimentos tornando-os cada vez mais otimizados e até automatizados.

  1. Gestão democrática

A gestão democrática acontece com o apoio dos colaboradores, ou seja, as tomadas de decisão são realizadas em conjunto.

 

Essa é uma boa estratégia para motivar o crescimento profissional dentro da empresa. 

  1. Gestão meritocrática

Este tipo de gestão tem como base a meritocracia, ou seja, ele investe altamente no engajamento para que os colaboradores possam almejar novos cargos dentro da empresa.

 

Desta forma, aumenta a competitividade entre dentro das equipes, promovendo o desenvolvimento das pessoas e acelerando o crescimento dos resultados.

  1. Gestão comercial

A gestão comercial é fundamental para toda empresa, independente do segmento em que ela atua. Afinal, é o setor comercial que tem grande papel no crescimento  e sucesso da empresa. 

 

O profissional desta área precisará lidar não apenas com a gestão de marketing e comunicação, mas ter um conhecimento mais aprofundado nas áreas de logística, economia e até tributação.

  1. Gestão financeira

A gestão financeira é um conjunto de decisões e ações que tem como escopo a análise de processo, desenvolvimento e o melhor controle de finanças da empresa.

 

Para isso é fundamental que o profissional tenha algum curso de gestão financeira grade curricular, já que as atividades exigem um conhecimento mais aprofundado.

  1. Gestão empresarial

Embora todos os outros tipos de gestão sejam necessários para o bom funcionamento de uma empresa, é o gestor empresarial que irá fazer com que a empresa alcance o seu principal objetivo,

 

A gestão empresarial acaba sendo a responsável por elaborar estratégias como plano de vendas e planejando o lucro da instituição.

  1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos, é fundamental para o crescimento sólido de uma empresa.

 

Essa gestão que irá fazer o acompanhamento do desenvolvimento profissional, mapear os resultados, recrutar talentos e até elaborar culturas da empresa. Isso sem mencionar o controle de salários e benefícios.

Quais são os novos modelos de gestão?

Pronto, você já viu alguns modelos de gestão. Acontece que com o decorrer do tempo e com os novos segmentos no mercado, tornou-se necessário desenvolver novos tipos de gestão.

  1. Gestão do desenvolvimento humano

Neste novo modelo de gestão, o principal objetivo é o desenvolvimento pessoal.

 

Ao contrário da gestão de pessoas que é focada no processo e benefícios, a gerêndia de desenvolvimento humano é focada no desempenho do profissional.

 

Para isso, ela conta com workshops e cursos onlines para alavancar os resultados profissionais. 

 

Diante disso, é fundamental que o profissional tenha um conhecimento básico e/ou um 

curso de gestão de pessoas online.

  1. Gestão tecnológica

Uma das que mais tem se destacado, a gestão tecnológica tem como prioridade garantir que haja transparência e uma boa performance nos processos, sempre em busca de resultados mais assertivos.

 

Tudo isso, por meio do gerenciamento de ferramentas e softwares de automatização de processos.

  1. Gestão da inovação

Outro novo modelo de gestão é a de inovação, ela tem como principal objetivo promover a inovação nos produtos e, para isso, precisa estar constantemente antenada às mudanças de comportamento do consumidor.

 

Com isso, será possível elaborar as melhores estratégias para ter um produto cada vez melhor, e ter uma competitividade cada vez maior. Para isso é fundamental ter um breve conhecimento de gestão de marketing e branding.

Como fazer uma boa gestão em sua empresa

Agora que você conhece os tipos de gestão, saiba como fazer um bom gerenciamento em sua empresa, independente do tipo de gestão ou segmento de atuação.

  1. Esteja de olho na concorrência

Um dos pontos mais importantes para ter uma gestão eficiente e bem executada é por meio da análise de concorrência.

 

Afinal, é por meio dela que é possível identificar quais fatores são importantes para se ter um posicionamento concreto no mercado.

  1. Estabeleça metas e objetivos

Outro ponto importante é estabelecer as metas e objetivos, pois só assim é possível ter resultado. 

 

Já dizia um ditado muito conhecido “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Ter metas é fundamental para o crescimento de qualquer área ou empresa. 

  1. Acompanhe e gerencie os resultados

Tendo metas e objetivos definidos, é preciso acompanhar os resultados e certificar de que estão sendo realizados.

 

É por meio desse acompanhamento que é possível verificar os resultados e analisar quais pontos não estão dando certo e quais estão. 

  1. Tenha uma gestão estratégica de custos

Saiba administrar os seus custos, utilize os seus recursos de forma estratégica e de modo assertivo. Com isso, é possível reduzir custos e otimizar os seus ganhos.

 

Além disso, é possível direcionar os seus custos para estratégias mais assertivas e que irão trazer maiores retornos para a empresa.

  1. Saiba negociar

Saber negociar é uma habilidade que todo gestor precisa ter, principalmente quem trabalha com gestão de pessoas em startups.

 

Afinal, todo início de uma empresa é preciso ter o controle maior dos custos e saber negociar será fundamental para reduzir custos e para alcançar mais clientes para o seu negócio.

  1. Automatize os seus processos

A tecnologia pode ser um grande aliado para a empresa, principalmente quando o assunto é gerenciamento e automatização de processos. Por meio da automatização é possível aumentar a produtividade da equipe e ter um resultado ainda melhor.

 

Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar ferramentas com valores acessíveis e de alta qualidade para implementar em seu processo produtivo e comercial.

 

Contudo, o acesso à informação e a tecnologia está cada vez mais fácil, permitindo que as empresas possam investir em novos formatos de divulgação e gerenciamento.

  1. Invista em capacitação

É fato que o crescimento vem por meio do conhecimento, mas apesar disso, muitos profissionais se formam e acreditam que não há necessidade de dar sequência.

 

Diante disso, não avançam em suas carreiras e nem em seus negócios, pois não se mantiveram atualizados com as mudanças do mercado.

 

Um bom exemplo disso é a gestão hospitalar ead 2 anos, se não continuar em constante pesquisa e acompanhamento, certamente a forma de gerenciar ficará desatualizado e até engrenado.

 

Investir em conhecimento é o melhor caminho para ter sucesso e retorno a curto prazo.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: