Como acelerar o Android? – Confira 3 dicas imbatíveis!

Como acelerar o Android? Usar o APK do GB WhatsApp ajuda nesse quesito? Como podemos fazer com que nosso sistema operacional funcione de maneira mais rápida? O sistema operacional Android é de longe o mais utilizado no mundo. Mas, precisamos combinar que algumas falhas podem realmente nos deixar loucos, como quando nosso celular trava.

É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos ensinar a você algumas dicas de como acelerar o Android, assim você faz com que seu smartphone funcione de maneira mais rápida. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

3 dicas essenciais de como acelerar o Android

1. Sempre atualize o Android e os aplicativos

Como acelerar o Android? Atualize seus apps. Há dias você vê a notificação da disponibilidade da última atualização do Android, mas nada faz: o conselho é atualizá-lo imediatamente.

Seria melhor atualizar quando o telefone estiver carregando ou se a bateria estiver acima de 60%, para evitar desligar e reiniciar enquanto estiver atualizando.

Por que devo sempre atualizar para a versão mais recente do Android disponível? O motivo é simples: a versão mais recente do software sempre traz várias otimizações, correções de bugs e acima de tudo os patches de segurança mensais, que protegem seu smartphone de possíveis ataques.

Para atualizar você tem que ir para “Configurações”, então rolar para baixo até encontrar o item “Atualizações de software”: nesse ponto você pode iniciar a busca pela versão mais recente e, se disponível, você pode baixar e instalar.

O mesmo deve ser feito para os aplicativos, que devem ser atualizados para acessar novos recursos, além de torná-los mais estáveis.

Para isso, abra o app Google Play, clique no menu, depois em “Meus apps e jogos” e verifique quais apps precisam de atualização. Você também pode definir a atualização automática com rede Wi-Fi, uma escolha recomendada.

2. Limpe seu dispositivo de aplicativos e arquivos desnecessários

Como acelerar o Android? Uma limpeza rotineira sempre é válida. Após o uso, o smartphone Android fica praticamente cheio de “lixo digital”, ou seja, com arquivos que só ocupam espaço na memória interna e a utilizam de forma mais pesada.

Portanto, é bom cuidar do seu smartphone de vez em quando, se você sempre quiser que ele seja ágil e em forma.

A primeira coisa a fazer é excluir todos os arquivos desnecessários derivados, por exemplo, de chats do WhatsApp, como imagens, vídeos e conteúdo multimídia que são baixados diariamente.

Para fazer isso manualmente, portanto, com mais precisão, você precisa baixar o chamado “gerenciador de arquivos”, um aplicativo que permite organizar o conteúdo do seu dispositivo em pastas, para serem consultadas em busca de coisas a serem excluídas.

Como alternativa, você pode baixar o aplicativo CCleaner para excluir arquivos temporários e inúteis. Outra ação importante a ser tomada é a exclusão de aplicativos inúteis.

Na verdade, você precisa instalar no telefone apenas os aplicativos que costuma usar, se quiser saber como acelerar o Android: para excluir um aplicativo, basta acessar “Configurações”, depois “Aplicativos” e selecionar os que deseja excluir ou desabilitar.

3. Elimine animações e use aplicativos da versão lite

Sim, as animações são bonitas de se ver, mas retardam o uso de smartphones, especialmente os mais antigos. Para eliminá-los completamente, você precisa ativar o “menu secreto” do Android chamado “Opções do desenvolvedor”: basta acessar “Configurações”, rolar para baixo e entrar na seção “Sobre o telefone”, depois em “Informações do software”.

Em seguida, pressione 7 vezes na versão de compilação e, nesse ponto, a seção “Opções do desenvolvedor” estará disponível.

Em seguida, volte para “Configurações” e, na parte inferior, você encontrará a seção secreta: neste ponto, você deve rolar para baixo na escala de animação da janela, escala de animação de transição e escala de duração do animador. Aqui você pode escolher se deseja reduzir as animações ou desativá-las completamente.

Depois, existem alguns aplicativos realmente pesados para o sistema, como Facebook, Skype ou Messenger. Na Play Store, porém, existem as versões “Lite” desses apps: abrindo mão de algo você acessa basicamente o mesmo serviço, mas com apps que ocupam menos espaço. Até a próxima!