Como Montar o Quarto do Bebê?

Logo quando descobrimos que estamos grávida um dos primeiros pensamentos que passam pela nossa cabeça é como montar o quarto do bebê.

Já começamos a nos questionar que itens é necessário ter, qual decoração vai ser a ideal, entre muitas outras coisas.

Por essa razão, decidi vir aqui te ajudar compartilhando 7 dicas de ouro para montar o quarto do bebê.

Então, se não quiser perder nenhuma dica relacionada a decoração, basta ler até o final com muita atenção!

Itens para o quarto do bebê

Quando falamos de gestação logo pensamos no sexo do bebê e em quando vamos montar o quartinho, fazer o enxoval, e fazer o chá de bebê do nosso futuro bebezinho.

E a principal ansiedade e vontade da mãe é a de montar o quartinho, já que é onde o bebê vai ficar, e irá crescer ali, portanto precisa ser um lugar especial.

Sendo assim, irei te dar ótimas dicas para montar o quarto do bebê da melhor forma e sendo bonito e consideravelmente barato, comparado aos outros quartos, confira abaixo!

Berço:

O berço é o protagonista do quarto dos bebês, afinal é onde o bebê passará maior parte de seu tempo, descansando e crescendo.

Por isso, na hora de escolher, é necessário que você procure um berço muito confortável e principalmente seguros, como aqueles com “paredes” protetoras ou camas montessorianas.

Cômoda: 

A cômoda também é outro item essencial para a montagem de um quarto para bebê, possuindo vários tipos de cômodas para colocar itens e roupas.

A melhor dica que posso te dar para escolher a cômoda para seu filho é escolher uma cômoda grande e espaçosa, para poder ser reutilizada mais pra frente.

Guarda-Roupa: 

O guarda-roupa é similar a cômoda, a diferença é que pode ser utilizado mais pra frente sem nenhum problema e ter uma carga maior de itens.

Por esse motivo, na hora da escolha do guarda-roupa, opte pelo mais neutro possível e com uma ótima carga, para poder ser reutilizado conforme a criança for crescendo.

Poltrona de amamentação:

A poltrona de amamentação também é praticamente indispensável, já que muda a vida das mães para melhor.

Ela ajuda a manter a postura, não ter dores e ter muito conforto na hora de amamentar, além de ajudar a ter mais apoio e menas dores na hora de segurar o bebê.

Luminárias e Protetores: 

Já as luminárias e protetores ajudam principalmente no fim de tarde ou noitinha a evitar acidentes.

Eles servem também para proteger o bebê que futuramente irá crescer, opte por luminárias de tomada e também protetores para tomadas e quinas.

Estante: 

As estantes são necessárias para guardar e apoiar itens e objetos essenciais.

São recomendados principalmente para guardar itens que são usados frequentemente ou brinquedos entre outros itens que a mãe ou bebê irão precisar. Como bomba de tirar leite, inalador, e etc.

Trocador: 

O trocador pode ser utilizado além de trocar a criança pode ser utilizado também como apoiador de itens de higiene.

Alguns trocadores também podem ser utilizados como baú, onde servem para guardar itens, brinquedos entre outros itens.

Como montar o quarto do bebê? 

Como citados anteriormente, dei algumas dicas de itens essenciais para montar o quarto do bebê, além de como fazer a escolha dos produtos.

Agora iremos comentar algumas dicas de ouro para montar o quarto do bebê sem erro, e principalmente, não precisar depois que seu filho crescer reformar o quarto por completo.

Escolha um papel de parede neutro

A escolha de um papel de parede neutro te ajuda a ter uma área mais livre de trabalho, não precisando trocá-lo depois do seu filho crescer.

Escolha um tema para o quarto

Escolher um tema para o quarto é bem comum para quartinhos de bebê, mas na hora da escolha de um tema, prefira colocar um tema em coisas simples.

Em vez de fazer pinturas, ou adicionar adesivos temáticos na parede, utilize brinquedos e outras decorações. Assim será fácil de mudar depois.

Decoração simples e não pesada

A decoração pesada é quando a mãe coloca muitos brinquedos, enche as paredes de itens, e não sabe manter uma organização.

Para resolver isso, ou você adiciona móveis e prateleiras para organização ou opta por uma decoração simples, sem muitos itens espalhados, preze por quadros, bichos de pelúcia e brinquedos.

Manter o quarto com estética limpa e organizada

A organização muda muito do ambiente também, por isso retire sempre um tempinho para pôr tudo no lugar, isso ajudará a encontrar as coisas mais facilmente e também evitar estresse no ambiente, além da sujeira.

Ilumine bem o ambiente

Um ambiente iluminado faz total diferença num quarto de bebê, e de preferência, opte por luminárias que possuam tonalidades de luz, como luzes mais amareladas e fracas, ou até mesmo luzes de fototerapia.

Luzes muito fortes podem deixar o bebê agitado e até mesmo com falta de sono, então tome cuidado na hora da compra das lâmpadas que você irá escolher.

Mantenha um ambiente seguro

Um ambiente seguro também é muito importante, principalmente quando falamos de um quarto para bebês.

Para a segurança recomendo telar janelas, por mosquiteiros no berço ou cama, protetor de quinas e tomadas, isso evitará acidentes e incômodos.

Ambiente saudável

Quando falamos de um ambiente saudável, falamos de um ambiente verde e com ventilação de ar.

E caso queira montar um ambiente desses pro seu filho, procure colocar plantas no quarto, que ele seja bem ventilado e uma dica é utilizar umidificadores de ar.

Quais as principais modas de quartos para bebê?

Quem disse que quarto de bebê não tem moda, e quem disse que não existem tendências do momento para os quartinhos dos pequeninos, está completamente enganado.

Pois é! Existem sim, inclusive muitas delas, sendo feitas principalmente para mamães sem temas em mente, e tendências simples que oferecem conforto.

Hoje em dia, principalmente quando falamos de decoração, tudo mudou, ainda mais pelo fato de que o mundo evoluiu e a tecnologia também.

Atualmente, os padrões de quartos são simples, nada extravagantes e decorações “cleans”, no caso, termo referido a limpo, sem exagero e bem simples.

As cores de quarto atualmente em tendência são:

  • Tons escuros (Preto, cinza, cinza escuro, etc);
  • Branco;
  • Tons acinzentados claros;
  • Tons pastéis;
  • Tons azulados (claros);
  • Tons rosados (claros).

Já as decorações também seguem o padrão das cores de quarto, versão decoração, investem em itens mais simples e espalhados pelo quarto, tendo sempre uma parede vazia.

Geralmente utilizam como decoração:

  • Ursos de pelúcia;
  • Quadros;
  • Jarros;
  • Plantas;
  • Brinquedos, entre outros.

Não podemos deixar de lembrar que caso vá apostar em uma estética colorida para o quarto, evitar levar essa estética para as paredes e sim para a decoração em si, sendo mais simples de renovar quando a criança crescer.

Montando o Quarto do Bebê 

Agora que você já leu todas as dicas de ouro que te contei para montar o quarto do bebê, acredito que a sua cabeça esteja borbulhando de ideias. 

Como você viu, alguns itens são essenciais para as fases iniciais do bebê, por exemplo, como a poltrona de amamentação que irá te ajudar a ficar mais confortável.

A dica principal é que você invista em uma decoração e em móveis, que podem ser utilizados depois, quando o bebê for crescendo, pois assim você não precisará gastar muito dinheiro futuramente.