Muita gente sonha em empreender e buscar opções diferentes de negócios. Se este for o seu caso, saiba que as corretoras de seguros são ótimas ideias, visto que esse campo é muito promissor, porém, é tão arriscado quanto a maioria dos negócios. Antes de mais nada, é preciso ficar atento aos segmentos de corretagem, bem como aprender como abrir uma corretora de seguros.
A partir daí, você pode iniciar o seu negócio com mais segurança, considerando saber como abrir uma corretora de seguros e todos os demais passos necessários para que o empreendimento dê os seus primeiros passos. No entanto, vale destacar que mesmo sendo uma ideia de negócio bastante lucrativa, existem riscos e é preciso estar bem preparado para enfrentá-los.
Foi justamente por isso que nós criamos este texto. Nele, iremos falar um pouco mais sobre como abrir uma corretora de seguros e o que você precisa se atentar para que ela proporcione bons frutos. Então, se você estiver interessado e quiser saber sobre tudo o que coletamos e trouxemos, continue lendo o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.
Corretoras de seguros e o atual mercado
Os corretores de seguros e empresas que atuam no setor oferecem vários tipos de serviços relacionados aos seguros, como seguro residencial, seguro contra acidentes, seguro de automóvel e até seguro de vida. Atualmente em nosso país, o seguro de vida representa mais de 40% de todas as opções de seguros que são contratados.
Nos dias atuais, o mercado de corretagem de seguros passa por uma das melhores fases de todos os tempos. Isso porque esse negócio geralmente está diretamente relacionado à inflação. Dessa forma, considerando que a inflação no país também está subindo e o negócio de corretagem está no mesmo patamar, o seguro passa a fazer parte da vida de quem quer proteger seu patrimônio e seu futuro.
Para ilustrar como anda o mercado de seguros hoje, podemos dizer que um dos principais tipos de seguros que são contratados no Brasil é o seguro de vida. De acordo com informações de sites especializados, em segundo lugar, temos os seguros relacionados à previdência privada. Seguindo a ordem, os seguros de veículos ocupam o terceiro lugar e por fim, os seguros associados à saúde.
Nesse sentido, temos que o mercado está mudando e as pessoas passaram a se preocupar mais com seus bens, sua saúde e o seu futuro. Para isso, estão contratando os mais diversos tipos de seguros. É justamente por isso que as corretoras de seguros são um excelente negócio na atualidade. Logo, saber como abrir uma corretora de seguros pode ser um divisor de águas na vida do empresário.
Quais são os seguros mais contratados?
Grande parte dos brasileiros acredita que o seguro de veículos são os mais vendidos em nosso país. No entanto, ao contrário da crença popular, uma das espécies de seguros mais vendidas e que mais cresce em todo país são os seguros que possuem relação com a previdência privada e as providências complementares.
Muito disso se deve ao fato das mudanças enfrentadas pela sociedade, tendo em vista que, com as informações disponíveis na internet, as pessoas passaram a buscar novas formas de complementar a sua renda para o futuro, de modo que a sua velhice e aposentadoria possa ocorrer de maneira confortável e sem ter que contar apenas com a previdência convencional.
Com ajuda da previdência privada, as pessoas terão acesso a muito mais benefícios do que a aposentadoria convencional. Nesse caso, o melhor disso tudo é que uma espécie de providência não exclui a outra, ou seja, é possível desfrutar dos benefícios de ambas as previdências, basta contratar uma e pagar pelas duas.
O principal motivo pelo qual as pessoas buscam uma previdência privada ou complementar é o fato de que, quando se aposentam, não conseguem manter o mesmo salário que recebiam quando eram trabalhadoras ativas. Logo, ocorre um decréscimo acentuado nos valores recebidos, fazendo com que as pessoas tenham que recorrer a outras alternativas.
Melhores previdências privadas disponíveis
Assim como já foi mencionado no tópico anterior, a previdência privada é uma modalidade de seguro que está crescendo e se tornando muito popular no país, devido à preocupação que os brasileiros estão tendo em relação à proteção da sua renda e do seu futuro. Alguns exemplos delas são as previdências privadas PGBL e VGBL, que iremos falar a seguir.
Para quem não conhece, o PGBL ou Programa de Geração de Benefícios Livres é um programa que funciona de forma bastante semelhante a um fundo de aplicação. Nele, as pessoas podem depositar o seu dinheiro e receber juros como forma de remuneração. O melhor disso tudo é que a liquidez é imediata e os valores depositados podem ser resgatados a qualquer momento.
Contudo, cabe destacar que após fazer o resgate dos valores, é necessário fazer o pagamento de alguns impostos que são gerados pela aplicação. Logo, você deve ficar atento a esses impostos para evitar qualquer tipo de surpresa na hora de resgatar os valores que forem depositados.
Para se proteger do pagamento desses impostos, o mercado está direcionando as suas aplicações a outro tipo de seguro, que é conhecido como Plano de Vida Gerador de Receita Gratuita – VGBL. Essa modalidade de aplicação funciona como uma poupança, de modo que seja possível guardar dinheiro sem ter que pagar impostos, também oferecendo opção de liquidez diária.
A partir disso, as pessoas que querem descobrir como abrir uma corretora de seguros devem se atentar ao fato de que as pessoas estão buscando providências complementares e privadas com mais frequência, logo, é uma ótima escolha para disponibilizar no seu negócio.
Outras opções de seguros que as corretoras devem ter
Qualquer empresa que almeja o crescimento deve identificar as oportunidades disponíveis no mercado para oferecer aos seus clientes os melhores produtos e serviços. Nesse texto, já citamos quais são as melhores opções de seguros que as corretoras de seguros devem proporcionar para conseguir mais clientes e assim alcançar o sucesso.
Nesse sentido, temos que outra modalidade de seguro do qual as empresas corretoras devem ter bastante atenção são os seguros de veículos, incluindo motos e carros. Esse seguro é bastante procurado pelos consumidores médios que desejam proteger os seus bens contra possíveis acidentes. Até pouco tempo atrás, esse tipo de seguro era muito caro e poucas pessoas podiam contratar.
Contudo, as mudanças no mercado fez com que surgissem opções mais baratas, de modo que qualquer pessoa que deseje segurar o seu veículo pode fazer isso sem ter que gastar muito. Já imaginou alguém sem seguro estar conduzindo seu veículo e, por falta de atenção, deu no poste e causou perda total? Com um seguro, não há com o que se preocupar.
Portanto, temos que as pessoas já se atentam a grande necessidade de proteger os seus bens a partir da utilização de seguros veiculares. Logo, uma empresa deve oferecer esse tipo de seguro para os seus clientes, de modo que seja mais um disponível na sua carteira de serviços prestados. Lembrando que, quanto mais serviços, maiores serão as chances de fidelizar os clientes.
Passo a passo para abrir uma corretora de seguros
Ao longo deste texto, trouxemos as melhores opções de seguros, bem como as mais populares que o público está buscando com frequência, de modo que seja possível nortear a pessoa que quer saber como abrir uma corretora de seguros. Logo, se você leu até aqui, já sabe quais tipos de serviços deve oferecer no seu empreendimento.
A partir de então, está na hora de descobrir efetivamente como abrir com uma corretora de seguros, de modo a entender o passo a passo que compreende desde a criação até que o seu negócio possa finalmente prestar os serviços desejados. Para isso, basta seguir o tutorial que deixamos a seguir:
- O primeiro passo a ser dado é realizar a habilitação de uma pessoa que será designada como corretora de seguros. Essa habilitação irá ocorrer através da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP;
- Em segundo lugar, é necessário fazer uma busca na junta comercial mais próxima de onde você mora e verificar se o nome que você pretende dar a sua corretora está disponível e livre para uso;
- Em terceiro lugar, após constatar a disponibilidade no nome da corretora, o último passo é realizar o cadastro da empresa no órgão FNC – Federação Nacional de Corretoras. A corretora deve ser cadastrada como pessoa jurídica, tendo em vista a natureza do negócio e dos serviços prestados;
- Em quarto lugar, é necessário contratar um advogado para que ele ofereça as orientações em relação às portarias, decretos, leis e regulamentos que norteiam a atividade de uma empresa corretora de seguros.
Ao seguir cada um dos passos mencionados, você consegue abrir a sua corretora de seguros e dar início aos negócios. Também é importante ter atenção quanto aos serviços oferecidos, levando em consideração tudo que trouxemos durante esse texto para servir como orientação. A partir disso, em breve o seu negócio irá decolar e você poderá colher os frutos do seu trabalho.