O que é importante saber antes de fazer a instalação de ar condicionado?

O que é importante saber antes de fazer a instalação de ar condicionado?

O equipamento de ar condicionado é um aparelho usado para tratar o ar em ambientes fechados, capaz de regular umidade, temperatura, ventilação e limpeza.

Existem equipamentos que são chamados de split, porque podem ser usada dentro e fora de casa, uma é chamada de evaporadora, por onde o ar irá sair, a outra, que geralmente fica fora de casa é conhecida pelo nome de condensadora, que é responsável por tratar o ar.

Os equipamentos split são os mais conhecidos e modernos mundialmente. Mas para fazer a instalação dos aparelhos, é importante conhecer toda a estrutura que ele vai utilizar principalmente, qual a distância do ar condicionado do teto.

Para isso é importante sempre procurar ajuda de um profissional.

Técnico capacitado é muito importante na instalação

Isso porque, antes de fazer a instalação de ar condicionado, o técnico especializado fará primeiramente o reconhecimento do ambiente e onde a condensadora e evaporadora serão colocadas.

Isso é necessário para calcular qual a melhor posição e altura que ficará melhor, e assim garantir que o aparelho funcione perfeitamente, ele saberá exatamente qual a altura ideal para instalar o ar condicionado, entre outros detalhes evitando assim problemas no futuro.

Antes de qualquer coisa, saiba o que é importante que seja preparado na sua casa para fazer essa instalação.

Lembre-se que é dividida em duas partes, uma dentro e outra fora de casa.

Opte por um lugar seguro que ficará o equipamento da saída do ar, e tenha ciência que será ligado através de fios e tubos, por tanto, quanto mais próximo ambas as partes interna e externa, mais fácil será a instalação e menor os gastos com mão de obra e fios.

Saiba como é calculada a capacidade do ar Split para sua casa.

Para calcular essa capacidade, o técnico responsável pela instalação precisará analisar a área onde tem mais sol pela manhã ou à tarde.

O que chamamos de BTU (Unidade Térmica Britânica), é através da quantidade de BTUs que determinará a potência de refrigeração do seu equipamento de ar.

E sendo assim, em ambientes menores, como por exemplo, quartos, poderá receber um equipamento menor e capacidade menor, na maioria das vezes.

Escolhendo o melhor lugar para instalação de ar condicionado

Uma boa dica é: evite instalar o equipamento em lugares em que a tubulação do ar possa interferir nas instalações elétricas ou tubulação de água e esgoto.

Tente evitar também que a parte de saída do ar chegue aonde tem muito sol.  Não deixe que instalem a saída do ar condicionado perto de televisores ou aparelhos sonoros, nem sobre quaisquer aparelhos elétricos, pois, podem danificá-los se vazar água da evaporadora.

A distância do ar condicionado do teto deve ser de 15 cm e certifique que ela deva ficar de fácil acesso para a limpeza, assim como a troca de filtros e manutenção.

Agora a condensadora deve ser colocada em área externa, em um ambiente que seja arejado evitando também exposição ao sol, isso para aumentar a durabilidade do equipamento.

Back To Top