Tentando decidir qual a melhor opção? Chuveiro a gás ou elétrico são as escolhas mais comuns para utilizar em banheiros e aqui vamos te trazer um guia direto e fácil sobre qual você deve escolher.
Todos sabemos a necessidade de termos água quente em nossos chuveiros, seja para tomar um banho rápido ou dar aquela rejuvenescida depois de um dia longo de trabalho. Chuveiros elétricos são atualmente as opções mais comuns no mercado brasileiro, afinal, são facilmente encontradas em diversas lojas e em diversos modelos. Mas, você sabe qual os benefícios de cada um e por que um é melhor que o outro?
O grande fator decisivo na hora de escolher um chuveiro a gás pode ser a ideia que o mesmo é mais econômico que um chuveiro a gás, Realmente, o mesmo apresenta um custo benefício superior quando se fala em custo de água. Porém, quando se leva em conta todos os custos como tubulação, aquecedor e gasto de água a mais até aquecer os valores não ficam tão distantes.
Chuveiro elétrico
Talvez o método mais comum de aquecimento de água no Brasil, o chuveiro elétrico é uma das opções favoritas para quem deseja uma maneira rápida e fácil. Nesse sistema, temos por característica o aquecimento da água direto pela estrutura da ducha por um indutor interno. Muitas vezes, a regulagem é feita por uma corda que fica pendurada na ducha ou até por estruturas digitais em chuveiros mais modernos.
Seu sistema é simples e bastante intuitivo fazendo a escolha da melhor opção ser fácil. Se você procura por um chuveiro mais forte, o mercado apresenta diversas opções e potências diferentes. Mas, a potência mais comum e recomendada é a de 5500W. Pois, é a que grande parte das estruturas são dimensionadas para.
Chuveiros elétricos têm a característica de apresentarem uma mais fácil escolha de potência e controle de aquecimento, sendo fácil de utilizar e com escalas, tendo até opções mais ecológicas.
Pontos positivos de ter um chuveiro elétrico:
- Instalação rápida e fácil: De fato, como instalar chuveiro elétrico é muito fácil e não necessita de muita dificuldade podendo ser feita até por um iniciante.
- Por ter uma saída única o aquecimento da água não fica afetado por outras saídas como torneiras e outros chuveiros mantendo uma temperatura constante.
- Só precisa de uma saída de água, a de água fria.
- Pode ser uma opção mais econômica quando utilizada em apartamentos alugados ou moradias provisórias.
Pontos negativos do chuveiro elétrico
- Poucas opções de designs estéticos
- Estrutura elétrica pode não estar dimensionada para o chuveiro elétrico.
Chuveiros à gás
Chuveiros a gás tem a característica apresentarem uma saída de água quente direcionada ao seu aquecedor de passagem (normalmente em lavanderias), dessa forma, a água fria entra na casa ou apartamento e é redirecionada ao aquecedor de passagem, após aquecida ela é levada ao banheiro e enfim ao seu chuveiro.
Também, a maior das características dos chuveiros a gás são a infinidade de modelos, acabamentos, cores e designs para todos os gostos. Afinal, por serem muito utilizados em apartamentos feitos sobre medidas, apresentam mais modelos para combinarem com mobílias específicas.
Seu funcionamento é simples e muito estético. O chuveiro vai ter uma saída no topo que pode ser chamada de ducha e dois registros à altura da sua mão para fazer a regulagem da água quente.
Pontos positivos de um chuveiro a gás:
Design estético e agradável
Diversidade de cores
Pode já vir com a estrutura preparada em seu apartamento
Pontos negativos de um chuveiro a gás:
Necessidade de fazer uma estrutura na parede prévia ao término do banheiro
Custo elevado para implementação (boiler, registros e ducha)
Demora para aquecer a água. Pois, a mesma vai ter que passar antes no boiler, aquecer e depois ir ao chuveiro.
Chuveiros elétricos são superiores aos chuveiros a gás?
O maior dos benefícios de um chuveiro elétrico estão na sua capacidade de transmitir uma corrente de água quente mais concisa, não tendo variações por usos externos e falta de gás, Também, podemos considerar uma característica muito interessante nos chuveiro elétrico como sendo a capacidade de aquecimento imediato da água. Se esses benefícios te agradam um chuveiro elétrico é a opção ideal para você.
Chuveiros a gás são superiores ao chuveiro elétrico?
Caso você já tenha uma estrutura previamente planejada para um chuveiro a gás e não pretenda se mudar logo, um chuveiro a gás pode ser sua solução. Afinal, tem um custo maior de implementação. Mas, com o passar do tempo seu custo benefício supera o elétrico. Também, apresenta uma maior variedade de designs podendo te agradar e combinar mais com o banheiro.