O que são Autotechs no Setor Automotivo?

autotechs

Você provavelmente já ouviu falar das startups. Elas são empresas nascidas no meio digital e têm como objetivo aprimorar um modelo de negócios, apresentando um novo produto ou serviço capaz de alterar o segmento. No Brasil, a criação de empresas dessa natureza está cada vez mais comum, com elas tendo levantado US$ 3,2 bilhões em investimentos só até maio deste ano.

Startups de cada segmento recebem uma denominação específica. Por exemplo, as famosas fintechs — fusão dos termos “financial” e “technology” — referem-se às empresas que otimizam e inovam o sistema financeiro. Agora, você sabia que existem startups com o objetivo de melhorar o serviço para motoristas?

São as chamadas autotechs. O texto abaixo explica melhor o que elas são, suas características e os impactos que elas proporcionam no setor automotivo.

O que são Autotechs?

Como brevemente explicado acima, as autotechs procuram melhorar serviços e produtos a partir do desenvolvimento de mecanismos, com foco no setor automotivo. Isso acontece com o desenvolvimento de tecnologias que auxiliam o cotidiano dos usuários, além de gerarem a movimentação de mão de obra e produtos.

No caso das autotechs de serviços, a linha de desenvolvimento acontece de diversas formas. As tecnologias desenvolvidas colaboram para a melhoria da mobilidade urbana, manutenção de veículos, logística e transporte de passageiros e de carga.

5 dicas para exportar produtos do brasil

Contribuições

As ferramentas, as tecnologias e os serviços desenvolvidos pelas autotechs geram várias contribuições para o setor automotivo. Por exemplo, na área de logística de transporte, elas desenvolvem sistemas e plataformas que oferecem mais agilidade para uma empresa, facilitando o registro de dados e informações, tornando mais fácil o controle de dados envolvendo a frota de veículos.

Já quanto à manutenção dos automóveis, existem autotechs que oferecem informações importantes sobre cada veículo. Entre eles, estão decodificadores de chassi e fornecimento de dados sobre cada automóvel, que facilita para os motoristas na hora de comprar um carro novo.

Os benefícios também são perceptíveis na indústria. Existem startups que desenvolvem robôs e máquinas destinadas ao processo produtivo, diminuindo o tempo de fabricação de novos modelos e otimizando toda a rotina de uma fábrica.

Logística

Vale destacar um pouco mais sobre os benefícios que as autotechs proporcionam para o setor de logística brasileiro. Segundo dados da Confederação Nacional de Transporte (CNT), o custo logístico no país é de R$ 749 bilhões, o que equivale a quase 13% do PIB do Brasil. Assim, é fundamental encontrar formas de baratear as despesas desse segmento.

Assim, o desenvolvimento de plataforma de gestão pelas autotechs facilita o trabalho nas empresas de transportes, organizando os empreendimentos internamente. Mais do que isso, essas plataformas são personalizadas para atender às necessidades de cada empresa, que podem ser transporte de cargas ou passageiros, seguradoras, agro e indústrias.

Uma das funcionalidades importantes que elas oferecem é o checklist digital. Ele é uma forma eficiente de controlar os dados de uma empresa, atualizado em tempo real sem grandes edições e facilmente visualizado em diversos locais. Assim, diferentes setores da empresa ficam mais próximos.

Facilitar a gestão de frotas também é importante. A plataforma de gestão permite digitalizar documentos dos veículos e condutores, ampliando o controle dos gestores sobre suas jornadas de trabalho. Também é possível criar cards específicos para cada veículo, adicionando comentários e informações adicionais sobre determinado veículo.

Essa gestão também inclui a manutenção, controlando o status de cada veículo da frota. A plataforma informa quais precisam passar por esse processo e quando isso deve ocorrer. Isso previne que eles apresentem quebras e falhas, reduzindo custos com reparos e oferecendo mais segurança para os condutores.

Aplicativos que realizam a leitura de QR Code e OCR são mais uma tecnologia desenvolvida pelas autotechs que beneficiam o setor automotivo. Eles oferecem configuração de geolocalização, que permite verificar a hora e o local em que houve o preenchimento do checklist. Os aplicativos também dispensam a necessidade de digitação humana, reduzindo erros e dando mais confiabilidade para o processo.

Cinco e-commerces para comprar produtos importados e receber no Brasil

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: