Aprenda a fazer campanhas de e-mail marketing

Você sabia que o e-mail marketing é uma das ferramentas mais efetivas quando falamos de mercado digital? Muitas pessoas pensam que, utilizar o e-mail se tornou algo obsoleto ou que fugiu da tendência, mas na realidade, essa é uma das formas mais eficazes de alcançar seu público e se comunicar de maneira muito mais direta e assertiva. 

 

Uma boa estratégia de e-mail marketing, pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como uma alta e precisa personalização, um baixo custo e é claro, uma ótima taxa de conversão, fazendo com que seu datador automático tenha uma chance muito maior de ser consumido. 

 

Para se ter uma noção do seu impacto, 59% dos profissionais de marketing acreditam que o e-mail seja a melhor forma de gerar receita no B2B, enquanto pesquisas apontam que 89% dos leads gerados pelo marketing são graças a essa estratégia. 

 

Acredite, utilizar o e-mail marketing pode trazer resultados muito melhores do que você imagina. Se você se interessou e quer começar essa jornada com essa ferramenta, nós vamos te ajudar!

 

No texto de hoje, separamos algumas dicas para você aprender a montar uma campanha de e-mail marketing, esse é um pequeno tutorial para que você consiga utilizar essa plataforma da melhor maneira possível, bora conferir como? Então vamos lá!

 

Construa e segmente sua lista

A primeira etapa para trazer eficiência até sua estratégia de e-mail marketing é construir e segmentar sua lista de contatos, para isso, comece coletando leads utilizando landing pages ou algumas outras estratégias. 

 

Segmente sua lista em clientes novos, clientes antigos, leads, entre outros, isso vai te ajudar a ter muito mais noção dos públicos e da abordagem que você deve ter com cada grupo de pessoas, aumentando a efetividade, e as chances de vendas da sua bobina de papel

 

Escolha seu nome de remetente e monte uma base para o seu e-mail

Após montar as suas listas, a segunda etapa é começar a preparar o terreno para o seu e-mail, escolher seu nome de remetente e começar a montar uma pequena base, ou seja, o corpo da sua mensagem. 

 

Utilize um nome real, deixando de lado o famoso contato@empresa.com.br e utilizando seunome@empresa.com.br  Isso vai gerar uma certa empatia e chamar a atenção do público. 

 

Escolha a plataforma para realizar os envios

A terceira etapa é escolher qual será a plataforma utilizada para realizar os envios dos e-mails, são elas que vão fornecer toda a estrutura da mensagem e te auxiliar na automação de todo o processo. 

 

Mailchimp, RD Station, Lead Lovers, Constant Contact e Drip são algumas boas opções que existem dentro do mercado. 

 

Defina sua estratégia de comunicação

Toda campanha de marketing precisa de uma estratégia, certo? E é claro que não seria diferente com o e-mail marketing. É preciso que você tenha ciência sobre qual estratégia irá utilizar. 

 

Para você ter essa noção, verifique quem é o seu público, quais ações pretende realizar, qual a linguagem da sua empresa, as métricas e objetivos que você quer obter, entre alguns outros fatores importantes durante sua jornada. 

 

Crie um template

Nesse ponto, você já deve estar pronto para começar a colocar a mão na massa e criar o template para a sua campanha, comece programando alguns dados automáticos, como acrescentar o nome do usuário e mais alguma informação caso ache relevante. 

 

Depois, verifique o texto e a estrutura da mensagem, veja se o CTA está bem alinhado e destacado durante toda a sua programação. Essa é a forma de se comunicar com seu público então capriche e crie algo direto mas ao mesmo tempo efetivo. 

 

Não se esqueça de caprichar no visual, segmentar a mensagem por público, contar um storytelling, e ser extremamente cativante, para que as pessoas efetivamente comprem os seus rótulos adesivos.

 

Envie e realize testes constantes

Com o template pronto, é hora de realizar os envios e manter os testes com certa frequência. Dificilmente, o seu primeiro template já vai ser um sucesso, mantenha sempre testando e buscando achar o e-mail ideal. 

 

Verifique suas métricas, fique de olho nos resultados e procure moldar tudo da melhor e mais efetiva maneira possível para o seu negócio. 

 

O que achou sobre o texto de hoje? Comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!