É inegável que, quando envelhecemos, ficamos mais suscetíveis a acidentes e problemas de saúde. Esse quadro interfere em planos que precisam ser mudados dentro de casa, fazer adaptações essenciais no banheiro para garantir a segurança de idosos
Quem nunca ouviu que a idade chega para todos? Conforme vivemos, vamos envelhecendo e, com isso, mudanças no corpo e nos órgãos se tornam mais frequentes. Apesar dos cuidados que cada um possui com o próprio corpo, a mobilidade, rapidez e vitalidade não são as mesmas de uma pessoa de vinte anos.
Apesar de não gostarmos de falar sobre isso, é necessário que pensemos nessas mudanças, a fim de evitar frustrações, além de evitar exigir mais do que o corpo aguenta. Além disso, pensar sobre isso possibilita uma velhice mais saudável, tanto mental quanto fisicamente.
Refletir a respeito dessa questão nos prepara também financeiramente, pois nos tornamos conscientes de certos gastos que precisaremos ter, como reforma do banheiro e outros cômodos da casa. Essas mudanças são extremamente importantes tanto para a segurança quanto para o conforto, uma vez que nosso corpo se torna mais frágil.
Cuidado com os idosos
Cada vez mais, os idosos têm sido maioria na população brasileira, aumentando também as discussões sobre as especificidades necessárias para esse período da vida. Apesar de ainda existir muito preconceito na sociedade, é inegável que são necessários alguns cuidados extras com o passar da idade, em razão da redução da mobilidade, além da capacidade muscular reduzida.
Para ter uma vida mais confortável e prezar pela segurança, é importante que alguns cuidados sejam tomados, especialmente dentro de casa. É importante que adaptações sejam feitas, tais como corrimões, pisos antiderrapantes, entre outros.
O banheiro é um dos cômodos mais suscetíveis a acidentes, em razão da água e dos pisos e móveis de porcelana que, se quebrados, podem machucar e causar acidentes fatais. Confira algumas das adaptações necessárias para esse cômodo, a fim de garantir maior conforto e segurança para os idosos.
Invista em piso antiderrapante
O banheiro é um dos cômodos que mais têm água no chão, o que causa quedas com facilidade. Por isso, invista em um piso antiderrapante para evitar acidentes e certifique-se que os idosos utilize chinelos antiderrapantes também.
Além disso, é importante que haja espaço no banheiro para locomoção. A falta de espaço pode fazer com que a pessoa tropece nos próprios pés, se machucando.
Se necessário, coloque barras de proteção
A barra de proteção serve para que os idosos se segurem, o que previne quedas e dá mais firmeza para os movimentos. Porém, essa barra de proteção é necessária em diversos lugares do banheiro, como a área do banho e do assento sanitário, a fim de que a pessoa tenha segurança na hora de se levantar.
No entanto, nem todos os banheiros têm necessidade ou estrutura para essa barra de proteção, como os banheiros pequenos. Procure um especialista para avaliar o caso e aplicar a barra da melhor forma possível, com segurança e firmeza.
Evite móveis com quina
Essa é uma dica que serve para toda a casa, mas deve ser seguida principalmente no banheiro. Algumas pias e outros móveis possuem formato quadrado, criando uma quina que, em uma queda, pode ser fatal.
Por isso, procure investir em móveis com acabamentos redondos. Além de demonstrar mais fluidez e ser elegante, é mais seguro, evitando possíveis acidentes graves.
Garanta que os móveis ofereçam segurança
Uma das dicas mais importantes é se certificar de que o banheiro esteja em ordem, desde o azulejo e o piso até o assento do vaso sanitário, a fim de que sejam evitados cortes ou acidentes, garantindo maior conforto. Não se esqueça de conferir se há alguma lasca nos itens de porcelana e espelhos que também podem machucar.