O que são óleos essenciais e para que eles servem?

O que são óleos essenciais e para que eles servem?

O que são óleos essenciais e para que eles servem? Os óleos essenciais são substâncias armazenadas e liberadas pelas plantas. Por terem uma origem 100% vegetal, esses óleos proporcionam vários benefícios para o ser humano.

Normalmente, esses óleos são muito utilizados em processos de aromaterapia, pois a inalação deles pode melhorar muito a saúde. Esses óleos podem desinfetar, cicatrizar, acalmar, estimular, entre outras coisas.

Cada óleo essencial tem uma função diferente, portanto, antes de utilizar algum deles, é preciso ficar atento às propriedades que ele possui. Ao longo deste texto que a Usina News, você entenderá o que são óleos essenciais e para que eles servem.

 

Significado de “essencial”

O termo “essencial” faz referência ao fato de o óleo essencial ter uma fragrância forte e característica, uma “essência” da planta de onde foi extraído.

Ao contrário do aminoácido essencial ou do ácido gordo essencial, onde o termo “essencial” representa algo indispensável para os organismos vivos, no caso dos óleos, o esse termo não tem nada a ver com algo indispensável ou insubstituível. Encontre uma variedade de óleos essenciais em Belo Horizonte na loja da Atavie.

 

Para que serve cada tipo de óleo essencial?

Para que serve cada tipo de óleo essencial?
Para que serve cada tipo de óleo essencial?

Um óleo essencial é um composto extraído das plantas. Apesar de ser 100% natural, ele possui diversas substâncias químicas. É bom lembrar que algumas substâncias desses óleos podem ser voláteis. Para quem não sabe, o termo “volátil” representa algo inconstante, que muda com facilidade.

Geralmente, os óleos essenciais são extraídos pelo método de destilação, que pode ser a vapor ou não. Além disso, esses óleos também podem ser extraídos por meio de extração por solvente, compressão ou resinagem.

Os óleos essenciais são muito utilizados na fabricação de perfumes, sabonetes, cosméticos, entre outros. Além disso, eles também são utilizados como aromatizantes e para a limpeza doméstica.

Os óleos essenciais são muito utilizados em aromaterapia, um processo terapêutico que se encaixa na medicina alternativa. Basicamente, esse processo consiste na melhora da saúde por meio de compostos aromáticos.

É preciso ter cuidado na hora de utilizar um óleo essencial, pois como ele é muito concentrado, ele pode causar irritações na pele, especialmente a das crianças.

Veja também: Espinha Interna – O Que É, Causas, Remédios E Dicas De Prevenção

Benefícios dos óleos essenciais e para que eles servem?

Benefícios dos óleos essenciais e para que eles servem?
Benefícios dos óleos essenciais

Por meio da aromaterapia, um óleo essencial é capaz de acalmar, desinfetar, cicatrizar feridas, entre outras coisas. Além disso, esses óleos também atuam como inseticidas, bactericidas, repelentes e agentes de limpeza natural.

Alguns óleos essenciais possuem propriedades diuréticas e expectorantes. Ademais, eles também podem auxiliar na diminuição dos espasmos, dos problemas de intestino e da falta de sono.

Apesar dos óleos essenciais proporcionarem vários benefícios para a saúde, é preciso ter prudência. Em nenhum momento eles devem ser utilizados sem a orientação de um médico ou de um aromaterapeuta. Apesar de serem 100% naturais, esses óleos são tão concentrados que, se usados de forma errada, podem causar vários efeitos colaterais.

É muito importante conhecer as propriedades de um óleo essencial antes de usá-lo. Existem vários óleos desse tipo e cada um deles atua de um modo diferente.

É importante prestar atenção, pois se o óleo não for bem escolhido, talvez ele não traga o resultado esperado. Por exemplo, não adianta nada utilizar um óleo essencial para relaxamento se a principal função dele é cicatrizar uma ferida.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: