O investimento no marketing digital e nas ações publicitárias tem deixado de ser um diferencial econômico e se tornado, cada vez mais, indispensável para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio, especialmente no ecommerce.
Isso porque, é através dessas estratégias que as instituições serão capazes de atrair novos clientes, conquistar uma taxa maior de conversão de leads, aumentar o número de vendas e fazer a fidelização dos compradores da marca.
Mas, para que isso seja possível, a utilização do SEO é essencial.
Afinal de contas, essa técnica de Otimização dos Sistemas de Busca é um conjunto de ações que visam melhorar o posicionamento do seu site ou conteúdo, nas pesquisas feitas no Google ou no Yahoo Search.
Assim, as empresas são capazes de fazer com que a sua loja virtual conquiste mais visibilidade entre o público geral e que ela obtenha um aumento no tráfego do seu blog ou site institucional.
Quando utilizado em conjunto com bons sistemas de crm gratuitos, o SEO pode trazer um sucesso muito maior no processo de conversão de vendas e a empresa pode desfrutar, inclusive, de um aumento considerável no valor do Ticket Médio institucional.
Importância do SEO para e-commerce
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hubspot, em 2020, cerca de 76% dos consumidores entrevistados afirmaram que quando fazem pesquisas no Google, não tendem a verificar os resultados obtidos a partir da segunda página.
Entretanto, cerca de 62,5% das pessoas que fazem compras online indicaram fazer uma pesquisa prévia nos buscadores como o Google, sobre a marca de interesse ou o produto em questão. Isso é o que afirma a Pesquisa Consumidor Digital 2020.
Neste contexto, é possível perceber como se manter em uma posição de destaque nas plataformas de buscas digitais se faz essencial no processo de:
- Conquista da confiança do público;
- Aumento do tráfego qualificado ao seu site;
- Aquisição de visibilidade orgânica para a marca;
- Aumento da competitividade da sua empresa;
- Construção de autoridade no mercado;
- Controle de leads, entre outros.
Assim, a introdução das ações de SEO para o e-commerce pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.
Uma vez que são essas estratégias que farão o seu site ocupar os primeiros posicionamentos na SERP – página de resultados do Google – e que trarão mais visibilidade para a sua loja virtual.
Como começar introduzindo as ações de SEO na sua empresa?
A hierarquização dos sites é feita de acordo com uma classificação realizada pelo algoritmo do Google, conhecido popularmente como Googlebot.
Esse mecanismo funciona fazendo um rastreamento de todos os sites – que podem ser milhares – e analisando todos os conteúdos publicados.
A partir daí, esses materiais serão organizados de acordo com uma série de fatores que determinarão a classificação de cada site e conteúdo.
Ainda que não seja divulgado exatamente quais são todos esses aspectos analisados pelo Googlebot, existem algumas otimizações que tendem a trazer bons resultados na indexação da sua página.
Por isso, se você deseja aperfeiçoar o alcance do seu site e aumentar as suas vendas por meio da adoção de estratégias de SEO, conheça as melhores formas de fazê-lo:
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Definição de palavras-chave
A definição das palavras-chave é considerada uma das partes mais importantes do SEO.
Isso porque, são essas terminologias que serão procuradas pelos compradores durante a pesquisa e que tornarão o seu conteúdo ser classificado como mais qualificado para aquele consumidor.
No entanto, ao escolher as melhores terminologias a serem introduzidas no seu conteúdo digital, é muito importante levar em consideração as informações obtidas pelo sistema de crm gratis e no seu funil de vendas.
Afinal os termos empregados devem ser capazes de atrair para a sua loja ou blog potenciais compradores em todos os níveis da jornada de compra.
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Produção de conteúdos qualificados
Seja na produção de artigos para blogs institucionais, nas postagens em redes sociais ou nas descrições de categorias ou produtos do seu e-commerce, o material produzido digitalmente precisa ser sempre completo, relevante e original.
Além disso, a partir de 2015, o Google fez uma atualização das metodologias utilizadas para rastrear e ranquear os conteúdos da web, onde o algoritmo é capaz de identificar o nível de interesse dos clientes por meio do comportamento das pessoas no seu site.
Por isso, em conjunto com tornar esses títulos e descrições únicos e de qualidade, também é importante garantir que eles sejam em concordância com as informações obtidas por meio de sistemas como o crm plano.
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Otimize o sitemap
Depois de investir na otimização do conteúdo produzido, atentando-se com os aprimoramentos necessários nas imagens utilizadas, nas URLs, Meta Descrição, Heading Tags, nos títulos das páginas e etc, é preciso focar também na configuração do seu site.
Afinal, a facilidade de navegação, a rapidez com que os materiais são carregados e a adaptabilidade deste conteúdo para diferentes tipos de dispositivos eletrônicos – como celular, tablet e computadores –, são fatores-chave durante a avaliação do Googlebot.
Uma das formas de fazer isso, é garantindo que todas as páginas do seu site fiquem acessíveis para os clientes em, no máximo, três cliques a partir da home page.
Isso aumentará a satisfação dos consumidores e o engajamento, fazendo com que o algoritmo classifique ainda melhor a sua loja.
O investimento em sistemas de crm preço é determinante para o sucesso das ações de SEO, pois quando utilizados em conjunto, os investimentos tornam mais fácil a classificação dos clientes e identificação do que essas pessoas procuram em serviços do seu segmento.
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.