Quais as principais diferenças entre arquitetos e técnicos em edificações?

Quais as principais diferenças entre arquitetos e técnicos em edificações?

Grande parte dos brasileiros desconhece a diferença entre arquiteto e técnico em edificações. Em parte, isso se deve ao fato da maioria dessas pessoas quase nunca utilizar o serviço desses profissionais, visto que as obras em nosso país, pelo menos a grande maioria delas, são feitas exclusivamente por pedreiros e ajudantes de pedreiro, sem qualquer tipo de projeto ou acompanhamento de um profissional qualificado, seja ele um engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações.

E foi justamente pensando em esclarecer todas essas dúvidas a respeito das principais diferenças entre arquitetos e técnicos em edificações que nossa equipe decidiu trazer o artigo em comento. Nele, iremos abordar os pontos principais de cada uma das profissões, bem como elencar as suas diferenças. Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que não conhece essas diferenças, nós recomendamos que continue conosco nessa leitura e fique por dentro de tudo que reunimos sobre o tema, tirando todas as dúvidas que possam surgir.

O que faz um arquiteto?

Os arquitetos são responsáveis ​​pela criação de projetos de edifícios, casas, instituições comerciais, etc. O objetivo de seu trabalho é planejar e organizar as áreas internas e externas dos mais diversos ambientes. O projeto desenvolvido pelo arquiteto deve obedecer a uma construção funcional que proporcione conforto e beleza sem agredir o meio ambiente. O maior patrimônio do arquiteto é proporcionar harmonia entre iluminação, mobiliário e ventilação.

Durante a construção, o arquiteto precisa se comunicar com o responsável para definir um projeto que atenda às necessidades do cliente. Desta forma, os profissionais podem selecionar e especificar os melhores materiais a serem utilizados na construção.

O profissional não precisa ser um ilustrador profissional, mas precisa entender algumas técnicas da área. Você precisa ser capaz de escrever suas ideias, planos e sugestões no papel para que os clientes possam entender sua proposta.

casa de praia
casa de praia

Como ser arquiteto?

Para seguir a carreira de arquiteto, é necessário concluir o bacharelado em arquitetura, que dura em média cinco anos. Os cursos de arquitetura incluem ciências de precisão e humanidades. Durante a universidade, os alunos aprendem técnicas arquitetônicas e desenvolvem habilidades de desenho. Você também aprenderá sobre tecnologia de representação gráfica de computador. Veja no Instagram de arquiteto Rio de janeiro mais informação em relação ao trabalho desse profissional

Os profissionais da construção entendem que a arquitetura é importante. Este curso apresenta uma série de disciplinas e explora conceitos gerais relacionados à tecnologia básica, sistemas estruturais (hidráulicos e elétricos), terreno, etc. O estudo da ergonomia e conforto ambiental também faz parte da estrutura curricular da Escola de Arquitetura. O curso conta com diversos cursos práticos e estágios obrigatórios, e os alunos têm a oportunidade de iniciar a carreira.

O que faz um técnico em edificações?

Técnicos em edificações participam da execução diária das obras. As suas características multifuncionais tornam-no necessário no escritório da construtora e no canteiro de obras. Sua principal função é desenvolver e executar trabalhos de acordo com projetos detalhados. Suas atividades podem envolver o desenvolvimento de projetos, orçamentos e cronogramas.

No curso técnico de edificações, os alunos aprenderão cálculos estruturais, projeto arquitetônico, materiais de construção civil, topografia, orçamento, empreendedorismo, padronização e projetos. Esses alunos passam por uma fase bastante construtiva para sua carreira profissional, que é a aula em campo ou prática, onde eles acompanham obras que estão sendo realizadas na sua cidade. Na aula prática, os alunos de arquitetura colocam a mão na massa, acompanham as obras, fazem formas, armam aço, colocam pilares e vigas, constroem telhados, pintam e texturizam paredes, criam tubulações de água fria e canos de esgoto.

casa telhado

Como ser um técnico em edificações?

Para se tornar um técnico de edificações, você precisa atender a alguns requisitos básicos. O curso técnico exige que o aluno tenha cursado ou tenha concluído o ensino médio e tenha no mínimo 15 ou 16 anos. São cerca de 1.200 horas de cursos, divididas em três semestres, ou seja, um ano e meio. Os tópicos incluem planejamento técnico, projeto básico, pesquisa de solo, construção e instalação elétrica, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoal e produção.

Após a posse do diploma, o técnico da construção civil deve buscar o registro no Conselho Federal de Técnicos Industriais -CFT-. Esta profissão é regulamentada por lei, portanto, apenas pessoas registradas no CFT podem exercer esta profissão. Os técnicos de construção precisam ter qualidades pessoais, como habilidades organizacionais, boa interação em equipe, bons conceitos matemáticos e atenção aos detalhes.

Diferenças entre os cursos: diferenças entre arquitetos e técnicos em edificações

Uma das principais e mais aparentes diferenças entre os cursos está no fato do curso de arquitetura ser de nível superior, enquanto o técnico em edificações é um curso técnico. Além disso, por ser um curso técnico, só é possível assinar um projeto que tenha no máximo 80 metros quadrados. Enquanto isso, os arquitetos podem assinar projetos com a metragem quadrada acima dos 80, bem como têm um perfil de acompanhamento maior, visto que eles integram toda a obra, desde o projeto até a compra dos materiais que serão usados. Com isso, temos que a principal diferença entre as profissões está justamente na limitação de atuação, onde o arquiteto pode atuar de forma mais ampla e com mais liberdade do que o técnico em edificações. Veja em nosso site, mais conteúdo de construção civil.

 

 

 

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: