Por que e como obter gratuitamente o curso de NR 35?

NR35

Saber as maneiras para se ter segurança em um trabalho que envolva altura é muito interessante, não é mesmo? Dessa forma, a NR 35 garante que o trabalhador tenha os preparos necessários para realizar o trabalho em segurança. 

A norma regulamentadora busca garantir a segurança e a saúde dos funcionários que estão trabalhando em locais altos e que envolve riscos de queda. Contudo, continue a leitura até o final para entender e saber melhor como essa exerce sua função. 

O que é NR 35? 

NR 35 oferece meios de proteção e segurança para trabalhos que tenham altura, e esses meios envolvem planejamento, organização e execução. Dessa maneira, ela assegura a segurança e a saúde dos funcionários que estão na realização de serviços em altura. 

De acordo com a NR 35 todo trabalho que é feito acima de dois metros do nível inferior, onde pode ocorrer perigo de queda, é considerado trabalho em altura. Com isso, essa procura diminui o número de acidentes ocasionados por quedas sem segurança, que é um dos principais motivos de haver morte de trabalhadores da construção civil. Com isso, ela exige que o empregador ofereça a seus empregados os seguintes quesitos: 

  • Treinamento e capacitação; 
  • Ter equipamentos de segurança individual, acessórios e sistema de ancoragem; 
  • Ter uma equipe de emergência; 
  • Planejamento para organização e executar o trabalho; 

O que a NR 35 regulamenta? 

Essa regulamente que a atividade realizada em um ambiente alto, tenha mais segurança. Mas para isso, além de ter a colaboração do empregador, é preciso também que o empregado cumpra os requisitos necessários. 

Com isso, tanto empregador como funcionário deve realizar algumas ações que irão auxiliar na segurança do trabalhador. Confira agora, quais são essas atitudes. 

  • Assegurar a adoção de meios de proteção estabelecidas pela NR 35; 
  • Ter o desenvolvimento de meios de operação para trabalhos habitual em altura; 
  • Garantir avaliação das condições no ambiente de trabalho em altura. Esse é realizado através de estudo, planejamento e execução de atitudes e medidas de segurança que podem ser aplicadas; 
  • Atualizar os colaboradores sobre informações que envolve riscos e medidas de controle; 
  • Garantir que todo serviço em altura inicie somente após ter a dotação de medidas da NR 35. 
  • Assegurar que seja suspenso os trabalhos que ofereçam riscos não previstos e que não podem eliminar. 
  • Garantir a supervisão dos trabalhos e a organização e documentação previstas pela NR 35. 

Já os trabalhadores, devem seguir os seguintes critérios: 

  • Realizar o que é implantado pela norma regulamentadora em relação ao trabalho em altura. 
  • Ajudar o empregador para que tenha a implementação das disposições da norma. 
  • Através do direito da recusa, a norma assegura ao colaborador o direito de interromper o trabalho, caso tenha riscos sérios. Sendo necessário a comunicação com o superior. 
  • Cuidar da segurança e saúde individual e também a de pessoas que possam ter prejuízos pelas suas atitudes na tarefa. 

Por que cursar a NR 35? 

Fazer esse curso é fundamental para que se tenha segurança nos trabalhos em altura. Além disso, a norma regulamentadora fornece os conhecimentos necessários para que não haja riscos no trabalho feito em locais altos. 

Com isso, a NR 35 auxilia para que tenha menos números de acidentes, ocasionados por quedas em construções civis. Dessa forma, realizar esse curso irá beneficiar tanto o empregado quanto o empregador.  

Isso ocorre, porque quem estiver contratando terá uma maior lista de interessados, pois se sentirão mais seguros trabalhando em um local que ofereça segurança a ele. Da mesma forma, quem será contratado fornecerá mais segurança ao empregador, pois o mesmo não precisará preocupar com alguns cuidados, que são ensinados no curso. 

Como obter o treinamento grátis da NR 35? 

Para fazer a aquisição do treinamento de forma gratuita basta acessar sites e plataformas que disponibilizam. Há vários sites e vídeos que concedem o treinamento de NR 35 de forma grátis. 

Dessa forma, possui cursos que deixam disponível até mesmo o certificado, tudo de maneira gratuita. Para conseguir ter acesso, é necessário somente um dispositivo que tenha acesso a internet e pesquisar pelo treinamento desta norma grátis. 

Onde posso atuar tendo NR 35? 

Quando se tem o curso da NR 35, pode se ter a atuação em trabalhos que envolvam uma altura maior que dois metros do nível inferior. Isso porque, essa norma regulamentadora se direciona para a prevenção e diminuição de riscos e acidentes ocasionados por quedas de ambientes altos. 

Dessa forma, quem fez a realização do curso pode trabalhar em construções civis, pois está ciente de tudo que é necessário para se ter segurança nesse trabalho. Além disso, saberá como planejar, e aplicar as medidas de segurança que podem ser aplicadas para ter menos riscos à saúde. 

Contudo, nota-se que esse curso é especializado àqueles que irão exercer um papel no trabalho que envolve altura. Pois, o treinamento tem como objeto auxiliar na segurança em trabalhos que possuem maior altura.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: