Por que a administração de imóveis é necessária?

Por que os proprietários precisam de gerenciamento, quais obrigações eles têm e o que faz um bom gerenciamento de propriedades?

 

Em um prédio de apartamentos, existem inúmeras tarefas administrativas. Essas incluem limpeza, manutenção e contabilidade de custos operacionais. Uma vez que normalmente os proprietários não possuem as qualificações profissionais nem os recursos necessários para a realização destes serviços, recorrem a sociedades gestoras de imóveis.

 

São profissionais que se especializaram justamente nesses serviços. Eles são contratados por meio de uma procuração. Os inquilinos não têm voz na gestão da propriedade.

 

As empresas de gestão de propriedades variam em tamanho. Administradores menores geralmente são mais pessoais e caracterizados pela flexibilidade. As grandes empresas muitas vezes têm departamentos jurídicos próprios, técnicos internos ou já estão mais ativas na área da gestão imobiliária online. Isso significa que eles podem fornecer aos proprietários amplo acesso on-line a dados sobre reservas ou status do balanço a qualquer momento.

 

Existem softwares para gestão de condomínios que possuem diversas ferramentas  funcionais, como quadro de avisos para melhora da comunicação e um controle de acesso à portaria.

Qual é a responsabilidade de um gerente de propriedade?

Os gerentes de propriedade cuidam da gestão comercial e técnica de um edifício. As responsabilidades mais importantes podem ser resumidas da seguinte forma:

 

  1. Limpeza e manutenção da casa
  2. Realização de trabalhos de manutenção
  3. Liquidação dos custos operacionais
  4. Faturamento de custos de aquecimento e água quente
  5. Criação de Reservas

 

Quais são as funções de um administrador de imóveis?

Os deveres de um gerente de condomínio devem representar os interesses dos proprietários dos apartamentos perante terceiros. Uma das obrigações resultantes é que os custos de manutenção e limpeza do edifício geralmente têm que ser comunicados antecipadamente ao proprietário.

 

Manutenção

Se forem necessárias medidas de manutenção, depende do âmbito: Se estiverem sob a chamada gestão ordinária, o administrador do imóvel também pode agir sem decisão do proprietário. Isto aplica-se, por exemplo, à substituição de janelas partidas ou à reparação de danos causados ​​pela água.

 

No caso de gestão extraordinária, uma maioria simples dos proprietários deve primeiro tomar uma decisão. Isso envolve obras e reparos que vão além da manutenção da casa. Exemplos clássicos disso são o elevador instalado posteriormente ou a conversão do aquecimento para uma tecnologia ecologicamente mais sustentável.

 

Conta de serviços públicos e assembleia geral

Além disso, a administração da propriedade deve apresentar uma conta de serviços públicos aos proprietários todos os anos e pode ser feita como administração de condominio online. É também legalmente obrigado a se mandar um comunicado aos condôminos os convocando a uma assembleia geral pelo menos de dois em dois anos. Nesta data, os proprietários são informados sobre o estado do condomínio e quais as despesas futuras pendentes.

 

O que faz uma boa gestão de propriedade?

É particularmente importante que haja uma relação de confiança entre os proprietários e a administração da propriedade. Afinal, o administrador trabalha com o dinheiro dos donos. O contato pessoal e uma pessoa de contato fixo para todas as questões também são de grande importância. Os proprietários também devem se sentir bem cuidados por outros funcionários na gestão da propriedade, como tecnologia ou contabilidade.

 

As receitas e despesas devem ser listadas com precisão e ser rastreáveis. Perguntas sobre o nível atual de reservas ou empresas a serem comissionadas devem poder ser respondidas a qualquer momento. Além disso, um bom administrador de imóveis faz investimentos que legalmente não necessariamente precisam ser discutidos com os proprietários, porém, por vontade própria, os tornam transparentes.

Quanto custa a administração de imóveis?

Quanto dinheiro você tem que gastar como proprietário para os serviços de gerenciamento de propriedade depende de quantos apartamentos precisam ser cuidados e do tamanho geral da propriedade. Não apenas o espaço em si, mas também as áreas compartilhadas, como a lavanderia, são usadas para o cálculo. Em geral, não há taxas fixas para taxas de administração de propriedades.

 

Por exemplo, geralmente é usada uma porcentagem da soma dos aluguéis por ano. Uma porcentagem do valor de construção nova da propriedade também é possível. Acordos de contribuições por metro quadrado e área útil ou por unidade residencial também são a norma. Como parte dos custos operacionais, o locador pode repassar parte da taxa de administração para o inquilino.

 

É fácil mudar a gestão da propriedade?

Em princípio, o proprietário da agência da casa pode rescindir o contrato se não estiver satisfeito com o serviço. Se o prédio for de propriedade de vários proprietários, a maioria deve concordar com a rescisão. O período de aviso prévio é de três meses. No entanto, geralmente só pode ser encerrado no final do ano.

 

Idealmente, a notificação deve ser feita por carta registrada ou na reunião da casa. Ao mesmo tempo, você deve procurar uma nova empresa de gerenciamento de propriedades. É importante obter ofertas muito detalhadas. No entanto, existem exceções à rescisão: se o administrador do imóvel violou grosseiramente seus deveres, é possível solicitar a rescisão do contrato em tribunal.