Para que Serve uma Farmácia de Manipulação?

Setor vê crescimento no pós pandemia entenda o que vem concorrendo com o crescimento das farmácias de manipulação.

Responsáveis por 10% do varejo de remédios no País, as farmácias especializadas em produtos manipulados têm expandido as opções de produtos para ganhar espaço. Em um universo de mais ou menos 7 mil pontos de vendas, a perspectiva é que esse mercado amadureça gradativamente aliando novas tecnologias e melhor aceitação do público.

O número de farmácias de manipulação tem crescido no país: hoje são 8.381, crescimento de 15% em seis anos. O setor tem contratado mais: em 2021 o setor fechou com 62,9 mil funcionários, um crescimento de 6,1% em um ano e 19,9% em 5 anos.

O que é uma farmácia de manipulação?

Basicamente, uma boa farmácia de manipulação, além da qualidade dos produtos é especializada na preparação de medicamentos personalizados para cada paciente. Os medicamentos são preparados pelo farmacêutico com base nas prescrições médicas e nas necessidades individuais do paciente, como alergias ou intolerâncias a determinados ingredientes. Isso permite que os pacientes recebam medicamentos personalizados, adaptados às suas necessidades específicas.

Enquanto a Drogaria comum, compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, a Farmácia de manipulação também realiza a manipulação de medicamentos, precisando de um laboratório adequado e profissionais farmacêuticos formados, para preparar as fórmulas receitadas pelos profissionais de saúde.

Para que serve uma farmácia de manipulação?

Existem várias vantagens em usar uma farmácia de manipulação. E algumas delas incluem:

  • Medicamentos personalizados: Como os medicamentos são preparados de acordo com as necessidades individuais do paciente, eles podem ser mais eficazes e seguros para o paciente, uma vez que tem a dose exata do que você necessita, inclusive levando em consideração características físicas, como o seu peso individual por exemplo. Além de levar em consideração possíveis alergias a determinados componentes.
  • Possibilidade de remédios sem conservantes e corantes: as farmácias de manipulação geralmente não utilizam conservantes e corantes,uma vez que o produto não precisa ficar por meses em uma prateleira, ele é feito para consumo rápido. O que é uma vantagem para pessoas com alergias ou intolerância a esses componentes.Isso ajuda a evitar vários efeitos colaterais por exemplo.
  • Acesso a medicamentos não comercializados: Algumas farmácias de manipulação oferecem medicamentos não disponíveis comercialmente, como medicamentos antigos ou medicamentos que não são fabricados mais.Além disso, eles vem na dose que você necessita, exatamente o que o médico receitou,sem precisar comprar caixas com muito mais remédios do que você necessita, o que se torna muito mais econômico.
  • Atendimento personalizado: Farmacêuticos em farmácias de manipulação geralmente têm mais tempo para conversar com os pacientes e fornecer orientações sobre os medicamentos, seu modo de usar e melhores práticas em relação a isso.Além de que, como cada medicamento é feito individualmente, o controle de qualidade é muito maior do que em uma produção em série.
  • Preços mais acessíveis: Os medicamentos manipulados geralmente são mais acessíveis do que os medicamentos comerciais, pois não há custos de pesquisa e desenvolvimento, marketing e publicidade envolvidos.Além de você comprar a quantidade exata do que precisa, sem ter de levar a mais só porque é uma embalagem padrão de fábrica.Além de evitar desperdícios.
  • Importante – ainda que a maioria delas só libere a venda de medicamentos com a receita médica, jamais se automedique ou utilize o medicamento manipulado que foi feito para outra pessoa. Cada um desses medicamentos tem porcentagem específicas dos seus componentes tendo em vista a saúde do paciente de forma individual.

Considerações finais

Bem caros leitores, esperamos que tenha ficado claro como funciona uma farmácia de manipulação e como esse mercado tem crescido nos últimos anos.

Também já abordamos em outro artigo sobre o que acontece com quem não pratica atividade fisica, aproveite e informe-se!