Os efeitos positivos da atividade física na saúde da coluna

Para fortalecer o bem-estar mental e reduzir a tensão causada pelo estresse, dedique uma parte do seu tempo praticando alguma atividade física 

Infelizmente, algumas pessoas já sofreram com fortes dores nas costas a ponto de não conseguirem se mexer. Você pertence a esse grupo? Todos nós estamos propensos a passar por essa condição quando levamos uma vida sedentária e permanecemos por longas horas em uma mesma posição. 

No entanto, ao praticarmos atividades físicas, podemos evitar ser acometidos por problemas como esses, uma vez que os exercícios ajudam a manter o corpo ativo, alivia as dores crônicas e impede que as limitações de movimento aconteçam. 

Dessa forma, promova pequenas mudanças no seu dia dia, seja ao iniciar uma caminhada, ajustar o guidão de bike enquanto estiver pedalando ou praticar yoga para alongar o corpo. Independentemente da sua preferência, elas ajudam a fortalecer a musculatura, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade, prevenindo lesões e diminuindo dores nas costas.

Benefícios da atividade física para a saúde

Ao permanecer longas horas em uma mesma posição, podemos afetar a estrutura óssea, bem como prejudicar a circulação sanguínea, o que resulta no surgimento de hérnia de disco ou de outros problemas, tornando-se um dos motivos pelos quais os médicos recomendam a prática de exercícios físicos, já que proporcionam uma vida ativa aos praticantes.

Dessa forma, atividades físicas regulares, como caminhada, natação e yoga, promovem benefícios como o aumento da flexibilidade, da resistência e do equilíbrio do nosso corpo. Além disso, essas práticas estimulam a circulação sanguínea, tão importante para a nutrição dos discos intervertebrais a fim de mantê-los saudáveis, já que, ao não serem meticulosamente tratados, podem paralisar nossos movimentos.

Outro fator agravante que causa a pressão na coluna vertebral é o excesso de peso. Quando o distribuímos de forma adequada, transformamos a gordura em músculos, diminuindo os impactos na sustentação do corpo. 

Por isso, atividades como o pilates são eficazes pois enrijecem o abdômen e as costas, atuando na musculatura dessas regiões como uma espécie de cinturão natural, fornecendo suporte adicional e estabilidade à coluna. Além disso, o exercício frequente reduz o risco de lesões, bem como melhora o desconforto na hora de realizar as tarefas diárias.

Em outras palavras, os músculos servem para proteger nossos órgãos e nossa estrutura óssea. Por essa circunstância, desenvolver hábitos saudáveis te livrará das dores nas costas, aumentando sua qualidade de vida. 

Como a atividade física melhora a saúde da coluna

Os exercícios têm alta capacidade de aumentar a flexibilidade corporal, diminuir o peso e corrigir a postura da coluna vertebral. Desse modo, insira no seu dia a dia hoje mesmo pequenas atividades que cessem com o sedentarismo e contribuam para uma postura mais saudável.

Fortalecimento muscular

Os músculos abdominais e os dorsais são responsáveis por sustentar a coluna, pois fornecem um suporte adequado que diminui a pressão sobre ela. Dessa forma, as atividades que alongam o corpo são excelentes para fortalecer e aumentar a flexibilidade desses músculos específicos.

Melhora da postura

Ter uma boa postura também impede o aparecimento de doenças na coluna, pois corrige e mantém uma posição ereta do esqueleto, prevenindo desalinhamentos e dores nas costas. Assim, exercícios como os encontrados na yoga são ótimos para alongar a coluna e melhorar a postura, além de reduzir a tensão muscular.

Aumento da flexibilidade

Quando temos boa flexibilidade, conseguimos realizar pequenas atividades como baixar e levantar, tocar a mão com os pés sem dobrar os joelhos sem dores, sendo esse um sinal de que a saúde da estrutura óssea está em dia. Logo, praticar natação e yoga aumentam a flexibilidade dos músculos e das articulações ao redor da coluna, permitindo movimentos mais amplos e reduzindo a rigidez. 

Prevenção de lesões e alívio de dores

Para prevenir lesões ou aliviar as dores nas costas, torne hábito a realização de alongamentos antes e depois de iniciar as atividades corriqueiras, principalmente se você passa longas horas do dia sentado. Isso ajudará a preparar e relaxar os músculos.