Descubra como a tecnologia está influenciando o setor de Recursos Humanos. O setor de Recursos Humanos desempenha um papel importante na empresa. Há muito tempo, ele deixou de ser um setor operacional para se transformar em uma divisão estratégica dos negócios. Com suas atividades, pode contribuir para a retenção de talentos e para o aumento da produtividade.
Nesse contexto, o termo RH 4.0 tem contribuído para favorecer o desenvolvimento desse departamento. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de soluções desenhadas para profissionais de recursos humanos, a tendência é que ele ganhe cada vez mais agilidade, expertise e destaque nas empresas.
O que é o RH 4.0?
O termo “RH 4.0” é utilizado para se referir à revolução tecnológica aplicada ao departamento de Recursos Humanos. Na prática, traduz-se no desenvolvimento e na aplicação de softwares e soluções voltadas a processos como a atração de talentos, recrutamento, seleção e gestão de pessoas.
Com o RH 4.0, muitas tarefas podem ser automatizadas, abrindo espaço para a criação e para o desenvolvimento de funções e atividades mais estratégicas.
Esse movimento da indústria 4.0 não é exclusivo do setor de Recursos Humanos. As mudanças são decorrentes da transformação digital e do avanço cada vez mais rápido da tecnologia.
A indústria 4.0 traz às empresas a possibilidade de dedicação a aspectos mais criativos e humanizados, eliminando a necessidade de colocar pessoas em funções que podem ser automatizadas.
Dentre todas as revoluções industriais que aconteceram na história, podemos dizer que essa é a que impacta de forma mais contundente a gestão de pessoas.
Qual é a diferença entre o RH tradicional e o RH 4.0?
A diferença está no uso da tecnologia. Enquanto o RH tradicional ainda é baseado em métodos mais operacionais, o RH 4.0 é voltado a questões mais estratégicas. Com isso, usa tecnologia e digitalização de ponta a ponta em diversos processos, investe em inteligência artificial e inovação contínua e usa os dados como ferramenta de análise e tomada de decisões.
Como implementar o RH 4.0 na sua empresa?
A contratação de ferramentas e softwares pode parecer a primeira ação — e mais óbvia — para os gestores que pretendem implementar o RH 4.0.
Porém, antes de adquirir softwares específicos, é recomendado repensar o setor, adotando algumas ações de gestão, como as citadas abaixo.
Capacitação dos líderes
O RH 4.0 vai além do uso de ferramentas tecnológicas, é necessário mudar a forma como é exercida a liderança. Por isso, os líderes devem desenvolver seus conhecimentos tecnológicos e humanos.
O líder desempenha um papel ainda mais importante nesse cenário, já que suas ações vão além da orientação para execução de uma tarefa. Como os colaboradores ganham mais protagonismo em razão do direcionamento para atividades estratégicas, os líderes precisam se capacitar.
A responsabilidade pelo incentivo ao desenvolvimento humano passa a ser muito maior. O líder precisa estar presente, manter acesa a chama da cultura organizacional, treinar e incentivar ainda mais o seu time.
Como destacamos, com o RH 4.0, o setor deixa de ser apenas a área que operacionaliza as admissões e as demissões.
Ele passa a ser uma parte essencial no desenvolvimento da empresa, razão pela qual o seu líder e os profissionais devem estar em constante evolução e crescimento.
Experiência dos colaboradores
Não são só os líderes que precisam de desenvolvimento e de capacitação para as novas demandas do RH 4.0. Os colaboradores precisam estar engajados nas mudanças que estão acontecendo.
Nos últimos anos, o próprio sentido do trabalho tem ganhado novas visões. Hoje, as pessoas querem trabalhar em empresas que tenham um propósito alinhado aos seus ideais.
Por isso, o RH 4.0 demanda uma nova visão sobre a experiência dos colaboradores. Os gestores precisam treinar o time de RH e repensar questões práticas atreladas ao modelo de trabalho: trabalho presencial, home office ou híbrido, por exemplo.
Para a empresa se adaptar a essa nova visão, é fundamental pensar em ações e estratégias que levem em consideração o bem-estar dos colaboradores, visando desenvolver uma nova experiência de trabalho.
Aprimoramento das ferramentas atuais
A mudança do RH tradicional para o RH 4.0 não precisa ser feita de maneira brusca. Pelo contrário, a orientação é que os gestores comecem um processo lento e gradual de adaptação.
Por isso, além de investir no treinamento dos líderes e dos colaboradores do setor de RH e de se dedicar ao aprimoramento do modelo de trabalho, é possível iniciar um processo de melhoria das ferramentas atuais.
Isso pode ser feito integrando processos, investindo no uso de ferramentas na nuvem, substituindo processos manuais por processos digitais, reduzindo a impressão de documentos e apostando no arquivamento digital.
Não deixe de rever o seu negócio e começar as mudanças com foco no RH 4.0. Invista em ferramentas inovadoras e estratégias alinhadas às expectativas e às demandas do mercado.