O novo algoritmo do Instagram 2022 vem dando o que falar. Os usuários que usam o Instagram diariamente perceberam ao longo do tempo uma boa mistura de inúmeras pequenas mudanças no feed e mudanças radicais no uso da plataforma.
Uma das atualizações mais relevantes que são realizadas periodicamente pela rede social diz respeito à forma como as postagens são exibidas no perfil e 2022 foi um ponto de virada nesse sentido.
Conhecer os mecanismos que regulam o fluxo de conteúdo no Instagram é interessante para os usuários, mas absolutamente essencial para quem deseja desenvolver uma estratégia de marketing do Instagram e sites integrados realmente eficaz.
Estar visível para o seu público-alvo é de fato a base de todo plano de comunicação social e somente entrando em sintonia com o novo algoritmo do Instagram 2022 é possível ter sucesso. Leia conosco e tente entender mais sobre o assunto, vamos lá!
Como funciona o novo algoritmo do Instagram 2022?
O algoritmo do IG é o que determina, entre outras coisas, como suas postagens são exibidas no aplicativo e por quem. É ele quem determina a ordem em que as postagens aparecem no feed e o ranking dos conteúdos constantemente publicados na rede social.
O feed do Instagram passou por muitas transformações ao longo dos anos. Na época do lançamento da plataforma, em 2010, era a ordem cronológica das postagens que dominava: os conteúdos apareciam no feed dos seguidores com um sistema cronológico reverso, do mais antigo para o mais recente.
Mesmo que a visualização fosse apreciada por sua linearidade, muitas vezes ficava fácil perder postagens de interesse no fluxo de publicações e assim, em 2016, os desenvolvedores do IG desenvolveram um algoritmo que permite classificar as postagens de acordo com os interesses dos usuários.
A novidade atendeu aos pedidos de muitos (e desorganizou as regras seguidas pelos marqueteiros), mas também recebeu muitas críticas daqueles que preferiram uma ordem cronológica e clara às postagens, não influenciadas por outros fatores, muitas vezes não perfeitamente compreensíveis aos não especialistas.
2022 tentará, assim, voltar a satisfazer essa fatia de utilizadores fiéis à cronologia mais normalizada do feed, permitindo uma personalização cada vez mais precisa da experiência de utilização da plataforma.
Novo algoritmo do Instagram 2022: quais as novidades?
Se essas são algumas das regras essenciais que regulam a vida dos conteúdos dentro da rede social Meta, ao longo de 2022 haverá inúmeras reviravoltas que tanto os usuários quanto os criadores da plataforma encontrarão.
O algoritmo do IG será modificado novamente, com a introdução de novos recursos e um retorno esperado à ordem cronológica das postagens, mas apenas para os usuários que quiserem aproveitá-lo.
De fato, não são poucos os fãs do aplicativo, influenciadores e especialistas digitais, que clamam por um retorno a um feed menos influenciado por algoritmos muitas vezes aparentemente nebulosos.
Assim, a equipe de desenvolvedores de aplicativos decidiu pôr mãos à obra, para tentar mediar entre as necessidades de quem já está em sintonia com as novas formas de uso das mídias sociais e os nostálgicos por ordem cronológica.
De fato, ao longo do ano, serão lançadas novas possibilidades de personalização que permitirão a todos escolher mais livremente qual tipo de exibição manter em seu feed.
Em primeiro lugar, os usuários que estiverem satisfeitos com a experiência atual também poderão usar esse tipo de algoritmo posteriormente, que continuará sendo a alternativa padrão e não sofrerá nenhum tipo de modificação.
Ao escolher esse tipo de feed, os usuários do IG poderão selecionar os perfis mais relevantes para eles e o Instagram mostrará apenas as atualizações dessas contas, mantendo-as em ordem cronológica inversa. Serão 50 perfis que você pode incluir na sua lista de favoritos, sejam eles amigos ou criadores que você deseja seguir.
Ninguém receberá notificações por ser adicionado ou removido da lista, que pode ser alterada com a máxima flexibilidade. Ao escolher o modo Feed de Favoritos, as postagens dos perfis de Favoritos também serão exibidas primeiramente no feed inicial tradicional.
Instagram seguindo feed
Ao selecionar este modo de exibição, você retornará a um feed substancialmente muito semelhante ao original da plataforma, onde todos os posts de todas as contas seguidas serão mostrados em ordem cronológica inversa.
Essa visualização permitirá que qualquer pessoa fique por dentro das últimas notícias postadas na plataforma por seus criadores favoritos, sem que as postagens sejam “filtradas” pela ação de algoritmos.
Mudar de um modo de exibição para outro é extremamente fácil: basta tocar no logotipo do Instagram no canto superior esquerdo do seu perfil e escolher qual dos dois experimentar. A escolha obviamente não é definitiva e sempre será possível alternar sem problemas de um para o outro.
A equipe Meta está trabalhando constantemente para tornar a experiência do usuário da plataforma IG cada vez mais personalizada e fornecer aos usuários o máximo controle sobre o que veem e as informações com as quais interagem ao usar o aplicativo.
O objetivo é obviamente otimizar a experiência de cada usuário individual, tornando-a mais intencional, pessoal e envolvente.
Quem quiser criar uma estratégia de marketing válida no Instagram (aprenda a ganhar seguidores no instagram) terá necessariamente que levar em conta essas inovações do novo algoritmo do Instagram 2022 e considerar que, a partir de agora, nem todos os seguidores verão os conteúdos oferecidos na plataforma da mesma forma.
Mais um esforço criativo que, no entanto, se bem compreendido e explorado, pode abrir as portas para novas oportunidades imperdíveis para fazer crescer cada perfil e conduzi-lo ao sucesso máximo. Até a próxima!