Nos últimos anos, o marketing de conteúdo tornou-se sinônimo de sucesso nos negócios.
No entanto, continua a ser um enigma para muitos. Neste artigo, vamos mergulhar no que realmente é o marketing de conteúdo e como ele pode ter um impacto significativo no seu negócio. Vamos começar com o básico.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing, focada na criação e compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade, para atrair e reter um público qualificado. O objetivo final é levar o público alvo ou cliente a realizar uma ação lucrativa para a empresa.
O marketing de conteúdo oferece às empresas a oportunidade de atrair clientes sem passar pela publicidade tradicional. Ao implementar uma estratégia de conteúdo real, as empresas podem fortalecer sua identidade de marca, credibilidade e notoriedade.
Vários canais de comunicação devem ser usados para divulgar o conteúdo. O marketing de conteúdo é útil para potenciais clientes da empresa. Enquanto este último não pede nada, é fornecido com um conteúdo rico orientado a um assunto específico. É uma maneira eficaz de aprender sobre a marca.
Quais são as vantagens para as empresas?
Intuitivamente, parece óbvio que uma empresa sempre tem interesse em se fazer presente para seus potenciais clientes. Compartilhar conteúdo interessante é, portanto, uma estratégia lógica.
É assim que seu público pensará espontaneamente: “Esta empresa me ajuda e me dá bons conselhos. Ela parece bem informada e me ouve. Eu quero saber mais.
Outro benefício do marketing de conteúdo é que você vai melhorar o seu SEO e o ranking do seu negócio nos motores de busca.
Além disso, você se destaca mais facilmente dos seus concorrentes. Ao postar conteúdo, você deve incorporar palavras-chave e frases relacionadas à sua marca e ao seu setor. Ao usar termos específicos do seu setor para produzir conteúdo, você os exibirá nos mecanismos de pesquisa.
O marketing de conteúdo dá aos clientes acesso a informações exclusivas. Ao postar em redes sociais ou publicar regularmente em seu blog, seu alvo poderá compartilhar suas publicações em um clique e recomendá-lo de passagem.
Como criar conteúdo atrativo e de qualidade para seu público alvo?
O método para garantir a qualidade do seu conteúdo é ter sempre em mente o seu público alvo e não se desviar dele. Mais importante, você precisa estabelecer uma proposta de valor. O último reforçará seus objetivos de negócios e permitirá que você direcione o público-alvo apropriado enquanto produz conteúdo relevante.
Os componentes essenciais de uma proposta de valor de marketing de conteúdo para empresas são:
Defina um público-alvo: indique claramente quem você está segmentando
Identifique o que você deseja entregar ao seu público: você está fornecendo informações úteis, mensagens inspiradoras, conselhos sobre seu setor ou algo mais?
Defina quais são seus objetivos compartilhando informações com seu público: seu objetivo é expandir seus negócios? Aumentar seu número de assinantes? Converter uma certa porcentagem de visitantes em compradores?
De qualquer forma, mantenha os resultados atualizados para que qualquer pessoa investida em sua estratégia possa entender suas expectativas.
Assim que uma proposta de valor sólida for escrita, entre em ação!
Torne-o visível para os usuários em seu site, seu blog, suas redes sociais para que seu público esteja constantemente exposto a ele e saiba os motivos pelos quais você publica.
Essa proposta de valor também é usada para estabelecer um roteiro para sua estratégia de conteúdo. Isso torna mais fácil filtrar o que é útil para sua marca e o que não é.
Produzir e planejar conteúdo
Aqui, a criação de conteúdo entra em jogo, estamos falando principalmente de conceituar, escrever ou apresentar elementos para compartilhá-los com seu público. Não negligencie esta parte que ajuda a refletir a imagem da sua marca.
Outro ponto-chave das estratégias de marketing de conteúdo: a recorrência
Criar conteúdo é bom, mas tê-lo apreciado, lido e gerando engajamento é melhor ainda! Postar de forma constante no seu próprio ritmo é a chave para iniciar algum tipo de encontro com seu público.
Isso requer a criação de um calendário editorial ou cronograma de publicação. É um suporte onde todos os conteúdos a esperar são indicados em determinadas datas. Varia de acordo com a frequência de publicação que você impõe a si mesmo.
O objetivo é determinar qual conteúdo transmitir, incluir os principais momentos e eventos relacionados à sua atividade para antecipar a produção de conteúdo e agende-os com antecedência. Tudo isso então exige organização, mas evita trabalhar em um fluxo tenso e permite obter resultados de qualidade