Jogos de tabuleiro: aprendizado e diversão em família

Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a desenvolverem o raciocínio, a memória e também a lidar melhor com as suas emoções!

Quando se fala em educação infantil, muitas pessoas logo pensam em livros, escolas ou crianças aprendendo a desenhar. Mas, você sabia que os jogos de tabuleiro têm uma função importante no aprendizado dos pequenos?

Por mais que não pareça, as crianças aprendem muito com esses jogos. A partir deles, elas conseguem desenvolver o raciocínio lógico, além de criar um relacionamento mais forte e duradouro com a família!

Por isso, o simples ato de escolher quebra-cabeças ou até brincar com o Banco Imobiliário pode ajudar seu filho a se desenvolver muito melhor! Neste artigo, você entenderá os benefícios que os jogos de tabuleiro possuem e ainda conhecerá 3 opções de jogos para ter em casa!

Benefícios dos jogos de tabuleiro

Um dos benefícios principais dos jogos de tabuleiro é ajudar a criança a desenvolver o raciocínio lógico. Muitos deles possuem desafios que fazem o pequeno bolar estratégias para prosseguir com o jogo, o que lhe ajuda a desenvolver:

  • atenção e concentração;
  • memória e raciocínio;
  • criação de estratégias.

Mas os jogos de tabuleiro conseguem ir além disso e oferecer benefícios para toda a família! Confira a seguir as principais vantagens de incluir os jogos de tabuleiro no dia a dia das crianças!

Diminui os níveis de estresse

As crianças passam por diversos tipos de estresse ao longo da vida e os jogos ajudam a deixá-las mais relaxadas. Como eles exigem bastante atenção, os pequenos se concentram mais na brincadeira e não pensam em outros problemas!

Cria vínculos familiares

Ter momentos de jogos em família é algo que ajuda a criar memórias felizes e colabora para deixar a família mais unida. Esses momentos são especiais para as crianças, e elas vão se lembrar com carinho das noites ou tardes de jogos!

Ensina a lidar com a frustração

Os jogos de tabuleiro ajudam os pequenos a lidar com o sentimento de frustração. Ao perder em um jogo, seu filho vai precisar lidar com a própria frustração e, com o tempo, saberá lidar com esse sentimento de forma saudável, entendendo que a perda no jogo é temporária.

Principais jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro oferecem diversas vantagens para as crianças. Com eles, os pequenos se desenvolvem, aprendem a criar estratégias e também conseguem saber lidar com as emoções de forma mais saudável.

Para aproveitar essas vantagens, é preciso ter algumas opções de jogos em casa para poder brincar bastante e de forma variada. Por isso, selecionamos abaixo 3 opções de jogo para você adquirir!

1. Detetive

O jogo Detetive é um dos mais famosos. O principal objetivo dele é descobrir quem cometeu o assassinato. Para isso, os jogadores lançam pistas para que os demais participantes consigam descobrir quem é o assassino.

Este jogo é um clássico e já foi jogado por diversas pessoas. Para garantir a diversão, o ideal é que se tenha de 3 a 6 pessoas para jogar, sendo possível jogar com os pequenos com mais de 8 anos.

2. Banco Imobiliário

Outro clássico dos jogos de tabuleiro é o Banco Imobiliário, o qual pode ensinar as crianças a lidar melhor com o próprio dinheiro!

No jogo, todos os participantes recebem a mesma quantidade de dinheiro e, conforme seu peão vai andando no jogo, eles vão recebendo oportunidades e desafios. Podem comprar casas, prédios e até empresas ou então perder o dinheiro em investimentos ruins.

O jogo é muito emocionante e pode ser jogado entre 2 até 6 jogadores. A idade mínima para jogá-lo é de 8 anos.

3. Jogo da Vida

O jogo da vida é outro clássico no mundo dos tabuleiros. A partir dele, é possível reproduzir ações da vida real. Assim, os jogadores decidem se querem se casar, economizar dinheiro, comprar carros, entre outras coisas.

Com o jogo, as crianças podem aprender que cada escolha tem uma consequência, o que é um aprendizado importante para as suas vidas.