Erros Comuns ao Desenvolver o Perfil do Cliente Ideal e Como Evitá-los

Desconhecer sobre ideal customer profile o que é, traz muitos problemas às empresas, como a diminuição de vendas e dificuldade na retenção de bons leads. Ficar estagnado é uma dificuldade enfrentada pelas companhias que estão em busca de crescer e fidelizar excelentes clientes.

No entanto, quando você entende a importância do ICP na empresa, consegue sair da estagnação e conquistar novos mercados. Os lucros aumentam, a retenção é muito mais frequente e seus vendedores conseguem focar totalmente nas necessidades apresentadas pelos clientes.

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O que é o ideal customer profile?

O ICP é responsável por definir o perfil de cliente ideal para a equipe realizar os primeiros contatos e vender. A partir desta análise, é possível desenvolver estratégias adequadas para realizar as ações de marketing e vendas e obter bons resultados.

É indispensável compreender que tipos de clientes você tem interesse de atrair à empresa. Deste modo, há a possibilidade de desenvolver materiais voltados à nutrição e atração dos leads à sua base, como forma de retê-los e fidelizá-los. 

Para que serve?

O ideal customer profile serve para a equipe definir o perfil adequado de clientes, que verdadeiramente podem se beneficiar de seus produtos ou serviços. Quando você tem conhecimento certo sobre que tipo de lead trazer à sua empresa, é possível desenvolver estratégias qualificadas para a captação.

Por que é importante ter um ICP definido?

Com o ICP definido, você aumenta as conversões, consegue realizar abordagens muito mais assertivas e o seu time comercial se torna eficiente. Há a possibilidade de desenvolver um relacionamento duradouro com os prospects, garantindo que eles procurem apenas a sua empresa quando precisarem.

Além disso, ter ideal customer profile bem definido, possibilita que os vendedores se concentrem em realmente vender aos perfis certos. Já imaginou o tempo que levaria se o profissional conversasse com leads ruins? A sua empresa não obteria bons resultados e esforços que poderiam ser direcionados ao público correto, acabariam sendo realizados com quem não tem interesse no que sua empresa faz, atrapalhando diretamente nos ganhos.

Quais os principais erros no momento de definir o ideal customer profile?

O fato de você não listar os melhores clientes é um grave erro, assim como o não mapeamento das dores e necessidades dos leads. E, sem diagnosticar padrões comportamentais, não há possibilidade de realizar boas vendas, muito menos definir o ICP certo.

Um dos erros mais comuns é, literalmente, fugir do realismo e imaginar cenários que não são compatíveis com a realidade da empresa, como um cliente que gasta mensalmente R$ 1 milhão no que você vende. Seria frustrante lidar com compras abaixo do esperado, além do investimento de nutrição ter sido jogado no lixo, uma vez que metade do valor pode não ser obtido novamente.

Como evitar esses erros?

A Receita Previsível auxilia a prevenir erros como este, ao explicar sobre ideal customer profile o que é. Há livros que podem ser estudados para aumentar a sua bagagem e experiência, e permitir que a sua tomada de decisão seja muito mais assertiva.

Além disso, temos consultores para auxiliar neste procedimento e o curso workbook, que auxilia a compreender que formas realizar a prospecção.  Possuímos metodologias que fazem o negócio crescer de forma sustentável, escalável e saudável para marcas de qualquer porte.Através da Receita Previsível, você aprende na prática sobre o ideal customer profile o que é, e de que formas implementar a definição em sua empresa. Conte com os nossos experts para fazer a sua organização crescer e ter um desenvolvimento rápido e eficiente no segmento de atuação.