Dicas para Fazer Yoga em Casa

Praticar yoga permite um tempo para si, e a busca pela conexão com seu verdadeiro eu. Mesmo somente algumas posturas, praticadas diariamente, podem trazer saúde e bem-estar físico, espiritual e emocional, além de conseguir elevar as vibrações do ambiente em que você vive.

Comece devagar, respire profundamente, mova seu corpo, medite, e mergulhe com entusiasmo na ideia de fazer yoga em casa.

Nosso artigo traz dicas essenciais para transformar sua prática de yoga em uma jornada agradável e inspiradora, no ritmo da sua vida.

6 melhores dicas para fazer yoga em casa

  1. Conheça as plataformas online de yoga

Para quem está iniciando, a prática da yoga em casa pode ser um desafio, seja para saber por onde começar, aprofundar seu conhecimento sobre as posturas, ou manter a motivação necessária para treinar com regularidade.

É aí, que estar inscrito em uma plataforma de yoga, será de grande ajuda. Esses sites costumam disponibilizar aulas ao vivo e gravadas, playlists completas, conteúdos sobre yoga e acompanhamento do aluno por instrutores.

Basta uma simples pesquisa no Google ou YouTube, para encontrar uma infinidade de opções de sites para praticar yoga online. Porém, é fundamental buscar fontes confiáveis, para ter total segurança e qualidade nas aulas, tanto pagas, quanto gratuitas.

Algumas opções de sites com aulas de yoga gratuitas são: prileiteyoga.com.br e atriayoga.com.

Considere que as melhores plataformas de yoga contam com professores experientes e certificados. Podem acompanhar o desenvolvimento da sua prática de yoga em casa, e disponibilizar um programa adaptado de acordo com seu nível de conhecimento e objetivos, observando estilo, intensidade e duração dos treinos.

Além disso, através de uma plataforma é possível participar de turmas regulares, ter aulas particulares, fazer cursos online, e acessar conteúdos que ajudam a compreender os fundamentos da yoga.

Mesmo nas opções de assinatura, o valor geralmente é acessível, e a maioria oferece uma avaliação para você ter acesso livre às aulas por um período, antes de se tornar assinante.

Uma plataforma de yoga conhecida é a yogaemcasa.online, com práticas para iniciantes, técnicas respiratórias, meditações guiadas, aulas gratuitas e atividades terapêuticas.

Crie o seu espaço para praticar yoga

Ter um espaço tranquilo, mesmo que pequeno, para suas aulas de yoga é o ideal. Isso não só torna as sessões mais prazerosas, como ajuda na qualidade das posturas, motivação e consistência da prática.

Os estúdios procuram criar verdadeiros espaços sagrados, trazendo uma atmosfera de luz e energia, para enriquecer suas aulas de yoga. Aproveite para fazer o mesmo, e torne seu ambiente um local de renovação de energia, tão especial que quando você estiver no tapete, a sua respiração seja profunda e totalmente imersa, na filosofia da yoga.

Com a iluminação adequada, música, acessórios, incenso, velas, óleos essenciais para relaxamento, e tudo mais, que faça você sentir-se bem.

Quando for possível, pratique yoga ao ar livre, e use a energia do sol para aprimorar suas posturas.

É preciso manter atenção plena em todos os movimentos, portanto, procure silenciar todas as distrações que possam tirar seu foco dos asanas.

  1. Invista em acessórios de yoga

Acessórios de yoga são ótimos companheiros de um yogue, especialmente para as sessões praticadas em casa. Esses objetos ajudam a realizar uma postura da forma correta, são importantes para avançar e conseguir melhores resultados em movimentos desafiadores, auxiliam na hora de relaxar, e minimizam o risco de lesões.

A maioria dos acessórios têm preços acessíveis e são fáceis de encontrar online, como o yoga mat, o almofadão de yoga (Bolster), os blocos, a bola fitness e a banda elástica.

  1. Faça no seu ritmo

Diferente da prática de yoga em grupo no estúdio ou academia, onde é preciso seguir o ritmo da aula, fazer yoga em casa, permite que você estabeleça seu próprio ritmo.

Sendo assim, caso você precise de mais tempo para realizar uma postura ou entender alguma sequência, é só dar uma pausa ou voltar o vídeo quantas vezes for necessário.

Em uma série mais intensa, você pode parar, respirar, e se for preciso relaxar em Savasana por alguns minutos, antes de passar para o próximo movimento.

  1. Comprometa se com a prática regular

Defina dias e horários para praticar yoga em casa, você pode criar um calendário semanal com os vídeos que vai usar e o tempo das aulas. O objetivo aqui é a consistência, o comprometimento com a prática regular. Assim fica mais fácil cultivar o hábito, tornar a yoga uma atividade frequente, que naturalmente com o tempo, vai fazer parte do seu dia a dia.

Mesmo que algumas vezes você não tenha condições para fazer um treino completo, praticar 10 minutos de yoga, conta muito. E vai ter um efeito restaurador não só no corpo, como também, na mente.

  1. Incorpore a meditação na sua prática

Os benefícios da meditação são inúmeros, quando praticada na yoga ajuda a se concentrar no momento presente, é uma ótima forma de manter o equilíbrio emocional, aumentar a sensação de bem-estar e paz interior. Entender como seu corpo e mente se sentem.

Meditar vai aprofundar sua prática de yoga em casa, permitindo que a mente tenha maior consciência de seu corpo e dos movimentos realizados. A respiração correta também atua no equilíbrio e na fluidez das posturas.

Para quem está iniciando ou tem alguma dificuldade para alcançar o estado de atenção plena, a meditação guiada é uma opção interessante. Pode ser feita através de um guia, com orientações por meio de áudio e vídeo, por exemplo.

Considere meditar por alguns minutos, para começar ou terminar o dia, quando os horários estão atribulados.

Conclusão

Praticar yoga em casa vai ajudar muito no seu autoconhecimento. Será necessário prestar uma atenção maior e ouvir seu corpo, analisar como você se sente, mentalmente, fisicamente e emocionalmente, à medida que a sua prática de yoga evolui.

Você pode até manter um diário de yoga para acompanhar seu progresso.

Quanto mais a prática for regular, os efeitos benéficos da yoga não se dissipam, ao contrário, eles se mantêm consistentes até sua próxima sessão. E sua força e energia só irão aumentar.