Confira 7 ideias de decoração para sala de estar

Sofá marrom e uma mesa de madeira no interior da sala de estar com planta

Conforto, elegância e praticidade se unem na aplicação das últimas tendências do design de interiores.

Maratonar uma série, tirar um cochilo no sofá ou jogar videogame. Todas essas atividades podem ser realizadas na sala de estar, o que a torna um dos cômodos mais utilizados no dia a dia da família brasileira. 

Para dividir esses momentos de lazer, o conforto se torna indispensável. E ele não se resume ao uso de almofadas coloridas e um sofá confortável, a organização do ambiente e a harmonia de tendências de design também colaboram para uma sala de estar receptiva.

Neste contexto, selecionamos algumas ideias de decoração que podem ser conferidas abaixo: 

O uso de móveis planejados deixa tudo no lugar

Existem cômodos que parecem ser decorados sob medida, e alguns realmente são! Recorrendo aos móveis planejados, é possível aproveitar ao máximo o espaço da sala de estar, colaborando para a estética e a organização.

Para quem ainda não possui condições financeiras de investir em um móvel planejado, a dica é aproveitar os nichos. É bem simples: basta tirar a medida dos itens que você deseja guardar e comprar nichos que se adequam ao tamanho. Nichos comprados, é só instalar da forma desejada. 

Almofadas e puffs compõe a decoração e são plano b  

As almofadas e puffs podem tornar a sala de estar mais divertida com a presença de novas cores e texturas. A dica para não exagerar no contraste é brincar com diferentes tons que harmonizem entre si. 

Para além da decoração, os puffs e almofadas também podem funcionar como um plano b para reuniões maiores. Assim, é possível garantir mais conforto às visitas e evitar o aperto no sofá.

O uso de espelhos ajuda na ideia de amplitude 

Os espelhos são comumente associados aos banheiros e quartos, mas as salas de estar também podem se beneficiar do seu uso.

Posicionando os espelhos em pontos estratégicos, é possível passar a sensação de um ambiente mais amplo e aconchegante. 

A dica para potencializar o truque é apostar nos tons claros, como o branco e as opções menos pigmentadas de cinza.

A madeira é um curinga para apostar nas texturas

O uso de materiais como a madeira e o metal vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. Mas eles não precisam ser aplicados apenas no estilo rústico ou industrial. 

A madeira pode ser uma ótima forma de trazer textura para o ambiente de maneira sutil. Além disso, o tom neutro ajuda nas combinações e permite a adequação aos mais diferentes gostos e estilos.

Uma peça colorida pode deixar a sala mais divertida

As cores mais vibrantes podem trazer insegurança para quem não está acostumado a harmonizar diferentes tons. Entretanto, o uso de uma peça decorativa ou móvel colorido trazem diversão e estilo à sala de estar.

A dica para não errar na combinação é focar nos tons neutros na maior parte do cômodo. Dessa forma, o item colorido ganha destaque sem pesar o ambiente e torna a sala de estar mais descontraída.

A iluminação não precisa ficar em segundo plano

Quando o tema é decoração, nem sempre a iluminação é lembrada. No entanto, esse é um aspecto essencial que pode potencializar ou prejudicar a decoração de um ambiente. 

Na sala de estar, é importante manter uma luminosidade adequada para a realização das principais atividades de lazer. O uso de luzes de leitura, o posicionamento de telas para evitar reflexos e a intensidade ideal da lâmpada são apenas alguns dos cuidados que devem ser considerados.

As plantas vão muito além do quintal

Passou o tempo que as plantas ficavam apenas no quintal e eram cultivadas por pessoas mais velhas. Agora, elas fazem parte da decoração e podem compor a sala de estar.

Antes de garantir uma planta, a dica é se informar sobre os cuidados necessários e sobre a possibilidade de cultivar a espécie em ambiente fechado.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: