Você está enfrentando problemas com o abuso descontrolado do álcool ou conhece alguém do sexo masculino que esteja passando por isso?
Então este artigo é para você! Continue lendo que nós iremos te contar como é o tratamento do alcoolismo em uma clínica de recuperação masculina, pois esta é uma dúvida bem comum.
Sobre o Alcoolismo
Para começar, temos que esclarecer o que é o alcoolismo. Algumas pessoas tendem a banalizar este sério problema que é uma doença. Isso mesmo, a própria Organização Mundial da Saúde assim o classifica. O alcoolismo é um transtorno psicológico causado pelo consumo constante e descontrolado do álcool.
E falando sobre clínica de recuperação masculina, talvez você possa se perguntar: por que uma clínica específica para homens?
E essa é uma boa pergunta. E a resposta para ela é que homens e mulheres reagem de diferentes formas à doença. Ou seja, o organismo de cada um deles responde de forma diferente ao alcoolismo.
Além disso, temos também as motivações que os levam ao abuso do álcool, que são diferentes. A princípio, pode parecer algo sem muita relevância, mas quando se sabe o que levou o paciente a se tornar dependente de certa substância, o tratamento terapêutico se torna mais eficaz.
Um outro fato preocupante é que, quando estamos falando em consumo de álcool, homens costumam tomar 5 doses ou mais em uma única ocasião enquanto as mulheres tomam 4 doses ou mais.
Isso quer dizer que o público masculino consome mais álcool do que o público feminino e, consequentemente, o número de dependência alcoólica também é maior entre homens, se comparado às mulheres.
Quanto tempo dura o tratamento do alcoolismo em uma clínica de recuperação masculina?
Entre as muitas dúvidas sobre tratamento do alcoolismo e clínica de recuperação masculina, a duração do tratamento e da internação é uma das mais comuns.
Em primeiro lugar temos que dizer que tratamento e internação não são as mesmas coisas, apesar de estar correlacionados.
O alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Isso significa que o tratamento é para a vida toda. A internação é uma das etapas do tratamento. Quando o residente sair do período de internação na clínica de recuperação masculina, o tratamento deve continuar. Isso é o que chamamos de pós-tratamento.
Esclarecendo a diferença entre tratamento e internação, agora sim, vamos falar do tempo que dura a internação.
O tratamento do alcoolismo na clínica de recuperação masculina pode ter uma duração entre 90 e 180 dias.
No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa.
Não existe um tempo exato que se possa dizer que um dependente alcoólico ficará internado. Vários fatores podem influenciar no tempo de internação como metabolismo do paciente, idade, por quanto tempo está dependente do álcool, etc.
Tudo isso é avaliado quando o paciente chega na clínica de recuperação masculina. Uma equipe profissional fará a avaliação médica para decidir qual será a melhor abordagem para aquele paciente específico.
E conforme esse mesmo paciente vai evoluindo no tratamento do alcoolismo, isso também dirá quanto tempo ele precisará ficar internado. Os que evoluem mais rápido, obviamente precisarão ficar menos tempo.
Na clínica de recuperação masculina, além do tratamento medicamentoso, também é realizado o tratamento terapêutico, tanto em grupo quanto individual. Atividades recreativas e palestras motivacionais também fazem parte do tratamento contra o alcoolismo.
Tudo é feito de forma humanizada e profissional. Portanto, se você precisa de ajuda para combater o alcoolismo, ou conhece alguém que precisa, procure uma clínica de recuperação o quanto antes!