Fazer a consulta da CNH é algo simples e sem custos adicionais
Em abril de 2021, começaram a valer as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo que uma das principais mudanças tem a ver com o limite de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Se anteriormente o número máximo de pontos na carteira era de 20, agora ele pode chegar até 40 pontos. Caso você tenha dúvidas de como monitorar pontos da CNH, saiba que isso é mais simples do que você pode imaginar.
Com apenas alguns cliques, você pode acessar todas as informações usando o seu smartphone ou computador, no conforto da sua casa. Veja a seguir como fazer a consulta da pontuação da sua carteira de motorista.
Importância da CNH
A Carteira Nacional de Habilitação, CNH ou, simplesmente, carteira de motorista é um documento que comprova que a pessoa que está conduzindo o veículo em questão é devidamente capacitada para tal função, com tal aspecto verificado e atestado perante os órgãos competentes.
Enquanto o motorista está dirigindo, seu uso é obrigatório. Caso não esteja portando o documento, ele poderá ser penalizado com multa de R$88,38, considerada uma penalidade leve, além de receber três pontos na carteira e ter o seu veículo apreendido (podendo ser liberado no mesmo dia se apresentar a CNH).
Vale dizer que cada infração cometida pelo motorista terá uma penalidade e uma pontuação específica. Antes das alterações estabelecidas pela Lei 14.071/2020, o condutor perdia o direito de dirigir legalmente quando ultrapassava 20 pontos na carteira em um período de um ano.
Mudanças na legislação
A nova lei permitiu uma flexibilização desse número, considerando o comportamento do condutor. Quem não teve nenhuma infração gravíssima no período de 12 meses, por exemplo, terá o limite de pontos estendido para 40. Já quem cometeu, no máximo, uma infração no mesmo período, terá limite de 30.
Para quem exerce função remunerada, como motoristas de aplicativo, de ônibus, caminhão, táxi ou moto, a regra da suspensão da CNH é um pouco diferente. Tais profissionais só poderão ter a carteira suspensa caso cheguem aos 40 pontos, independentemente das infrações cometidas.
A regra da pontuação estendida só não vale para quem cometer duas ou mais infrações gravíssimas dentro do período estabelecido de um ano. Nesse caso, o limite de 20 pontos é mantido.
Como consultar a pontuação da CNH?
Para checar a situação da sua carteira de motorista e conferir a pontuação, você precisará, primeiramente, fazer um cadastro no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado. Será preciso informar dados como RG, CPF ou CNPJ, e e-mail, de modo a criar um código e uma senha para acesso.
Com o cadastro realizado, você entra novamente no site do Detran e busca pela aba “CNH”. Clicando nela, vai aparecer a opção “Consultar pontos da CNH”. É ela que vai te redirecionar para as informações que você deseja acessar, bastando informar o código de acesso (que será seu CPF ou CNPJ) e a senha.
Outra forma de acessar tais informações é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu smartphone. Esse app foi criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – pertencente ao Ministério da Infraestrutura –, sendo totalmente gratuito e acessível para qualquer estado do Brasil.
Existem ainda aplicativos que, além de informarem a pontuação da CNH (utilizando os dados fornecidos pelos órgãos competentes), trazem alguns benefícios extras como pagamento e parcelamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e consulta sobre o licenciamento do veículo.
Exemplo disso é o aplicativo Gringo, uma plataforma segura que permite ainda que você consulte a situação da CNH, com rapidez e sem burocracia, além de poder armazenar no próprio app o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – opção para quem ainda não recebeu o documento original em mãos.