O marketing digital transformou totalmente a maneira como as marcas se comunicam e se relacionam com o mercado. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!
Grande parcela dos consumidores, de diferentes idades, culturas e segmentos sociais, está presente na internet, especialmente em redes sociais. Não é por acaso que o marketing nas redes sociais tem sido uma das principais abordagens publicitárias utilizadas pelas empresas.
Nos últimos anos, percebemos uma explosão no número de pessoas com acesso facilitado à tecnologia. Hoje, é difícil imaginar uma pessoa em idade produtiva que não tenha um smartphone e não acesse as mídias sociais. É nesse contexto que o marketing se baseia para estabelecer sua forma de trabalhar.
O que são campanhas publicitárias?
As campanhas publicitárias podem ser definidas como estratégias criadas para atingir um objetivo, que normalmente é a venda de produtos ou serviços. Elas são criadas com objetivos claros e metas específicas, além de prazos de início e término.
A finalidade da campanha deve ser bem específica, pois isso permite estabelecer as melhores táticas a serem utilizadas, economizando tempo e mirando em um alvo concreto. Esse conceito ajuda a entender que as campanhas publicitárias vão muito além de meros anúncios. Para trazer bons resultados, elas costumam combinar várias mídias e formatos.
Quais os formatos de campanhas mais comuns?
Com a expansão do digital, surgiram muitos formatos novos de campanhas e estratégias que podem ser combinadas de inúmeras formas.
Além dos tradicionais anúncios, que podem ser utilizados em redes sociais, sites e buscadores, as empresas têm a possibilidade de abordar seus consumidores por meio:
de produção de conteúdo em vídeos compartilhados em redes sociais, site e blog da empresa;
produção de conteúdo em áudio e organização de podcasts;
desenvolvimento de textos para blogs;
contratação de influenciadores digitais;
compartilhamento de e-books;
anúncios em diferentes formatos e mídias, entre outros.
O tipo de abordagem, as estratégias e os formatos mais indicados vão variar de acordo com as especificidades de cada negócio. É fundamental que a empresa trace um perfil de persona para o seu consumidor e aborde as estratégias de comunicação que melhor atendam às expectativas do seu público.
Como fazer uma campanha publicitária?
Uma campanha publicitária deve ser desenvolvida com o suporte de profissionais especializados. Eles têm o conhecimento e o repertório necessário para entender as demandas específicas de uma empresa e criar peças e anúncios que estejam alinhados com a identidade da marca.
A seguir, listamos alguns dos principais passos de uma campanha publicitária para que você entenda melhor como ela pode ser estruturada na sua empresa. Acompanhe!
- Defina os objetivos da campanha publicitária: o primeiro passo é estabelecer quais são os objetivos e as metas. O gestor deve criar um plano claro do que pretende alcançar, isso ajuda a direcionar as estratégias e traz mais segurança para os próximos passos.
- Faça uma reunião de brainstorm: essa reunião terá o propósito de agregar ideias e sugestões da equipe. É um momento de compartilhar insights relevantes, que podem contribuir para a formatação da campanha publicitária.
- Defina o seu público-alvo/persona: o próximo passo é a definição do público alvo. Para conseguir montar uma campanha que comunique sua mensagem de forma eficiente, é preciso saber com quem você está falando, quais as expectativas e necessidades desse consumidor.
- Alinhe ideias e estratégias: você vai chegar nessa etapa com uma infinidade de ideias, objetivos e informações, que vão ajudar a dar o tom da campanha. Com todas essas informações em mãos, agora é preciso organizá-las, eliminando o que não faz sentido e selecionando o material que seguirá para a próxima fase.
- Alinhe a mensagem principal da campanha: para que a sua campanha tenha sucesso, é fundamental estabelecer a mensagem principal que será comunicada ao público. Nessa etapa, não se esqueça de que você deseja chegar até pessoas que são diariamente bombardeadas com informações e conteúdos. Na hora de criar, leve em consideração a mensagem central da sua campanha.
- Avalie o orçamento disponível: defina o orçamento que será utilizado durante a campanha e o retorno sobre o investimento que é esperado. Isso vai contribuir para definir as próximas etapas, além de ajudar a estimular os resultados que serão alcançados, trazendo uma possibilidade de mensuração real da campanha.
- Escolha os formatos: agora que você já sabe quanto pode gastar, o que pretende alcançar, qual é o público e a mensagem, é o momento de escolher os formatos mais indicados para alcançar um público qualificado. Aqui, os profissionais responsáveis poderão auxiliar na identificação das melhores oportunidades.
Depois de colocar em prática todas essas dicas, é o momento de arregaçar as mangas, criar as campanhas e colocá-las em circulação. Não se esqueça de que toda a comunicação deve ser feita respeitando a identidade da marca, a consistência e a confiabilidade.
Lançada no mercado, é necessário fazer um acompanhamento dos resultados, avaliando as taxas de retorno e eventuais melhorias que possam ser implementadas nos próximos ciclos de campanha publicitária.