Desde o surgimento das primeiras plataformas de rede social nos anos 2000, as redes sociais continuaram a aumentar seu impacto em nossa sociedade. Com 4,48 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, mais de um em cada dois seres humanos usa as redes sociais diariamente. No entanto, é importante conhecer os pontos positivos e negativos das redes sociais.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os pontos positivos e negativos das redes sociais, continue lendo agora mesmo!
Quais os pontos positivos e negativos das redes sociais?
Os pontos positivos das redes sociais
As redes sociais ajudam a democratizar a educação
Até alguns anos atrás, apenas um grupo muito específico de pessoas tinha acesso à educação mais qualitativa. Hoje, com as várias mídias sociais, é possível acessar todas as informações possíveis e imagináveis de forma totalmente gratuita.
Você pode encontrar módulos de ensino no YouTube ou Twitch e ouvir os conselhos de pessoas influentes como Elon Musk ou Jeff Bezos em suas contas do Twitter ou Facebook.
As redes sociais permitem que você se mantenha informado sobre a situação global
As redes sociais ajudaram a acelerar a disseminação de informações. Assim, em seu feed de notícias do Twitter ou Facebook, você pode descobrir notícias que chegam do outro lado do globo em tempo real.
As redes sociais permitem que você fique conectado com seus entes queridos
Em um contexto em que ver a família e os amigos cara a cara é mais arriscado do que nunca, as redes sociais se oferecem como uma alternativa para manter o vínculo social entre as pessoas por meio das ferramentas de comunicação instantânea, jogos e compartilhamento de mídia que as plataformas oferecem.
As redes sociais abrem as portas para muitas oportunidades
Como o metaverso poderia se tornar em poucos anos, a internet e as redes sociais trouxeram sua parcela de oportunidades.
Podemos mencionar a criação de novos empregos, como a profissão de influenciar ou social media, a de sites de comprar seguidores no Instagram por exemplo, mas também a oportunidade de descobrir atividades e conhecimentos desconhecidos, ou alcançar pessoas que antes estavam fora de alcance (estrelas, pessoas influentes, políticos…).
As redes sociais ajudam a criar um senso de comunidade
Em um mundo globalizado, onde há muitos indivíduos com diferentes personalidades e interesses, as redes sociais permitem unificar certos grupos que compartilham valores comuns.
Assim, pessoas isoladas por causa de sua sexualidade, religião, ambiente social e paixões, podem entrar em contato com indivíduos que se assemelham a elas e recuperar o sentimento de pertença a uma comunidade.
As redes sociais permitem a conscientização coletiva
As redes sociais são ferramentas poderosas para destacar problemas fundamentais em nossa sociedade.
Em suma, elas aumentam a conscientização sobre os principais tópicos do nosso tempo, como aquecimento global, desigualdades sociais, guerras e outros conflitos geopolíticos no mundo.
Os pontos negativos das redes sociais
As redes sociais podem ter um impacto negativo na saúde mental
Passar muito tempo nas redes sociais pode ter efeitos desastrosos na saúde mental. Vários estudos encontraram uma correlação entre as redes sociais e o aumento da ansiedade, depressão, solidão, automutilação e pensamentos suicidas entre os jovens.
Por meio de influenciadores, as redes sociais também podem criar uma sensação de desconforto físico e mental entre os adolescentes.
As redes sociais foram projetadas para tornar as pessoas viciadas
Quase um em cada quatro jovens de 12 a 24 anos teria um problema de vício em mídia social. Esse fenômeno cada vez mais difundido, conhecido como dependência cibernética, resulta da maneira como esses aplicativos foram pensados.
Assim como os videogames, o design das redes sociais é feito para que o usuário permaneça lá o maior tempo possível.
Através de vários mecanismos, as plataformas afetam o cérebro do usuário, que liberará grandes quantidades de dopamina (hormônio do prazer) que, a longo prazo, causará uma interrupção dos neurotransmissores.
As redes sociais dão origem a abusos
A democratização das redes sociais levou ao surgimento de novas formas de abusos. Esses efeitos negativos incluem cyberbullying, facilitado pela capacidade de permanecer anônimo on-line, mas também vários tipos de golpes, roubo de dados e encontros com pessoas maliciosas.
As redes sociais afetam a capacidade de se comunicar na vida real
Uma das consequências das redes sociais menos discutidas é definitivamente o impacto que essas plataformas têm nas relações interpessoais. É muito simples, as novas gerações nunca tiveram tanta dificuldade em se comunicar. Alguns estudos mostraram que o uso indevido de redes acentua a timidez e a falta de autoconfiança entre os jovens.
As redes sociais deixam você menos alerta
Apesar de alguns efeitos positivos no cérebro humano, o uso regular de redes sociais afetaria negativamente o desenvolvimento cognitivo a longo prazo.
De fato, de acordo com um estudo, o uso regular de redes sociais reduziria a capacidade de desenvolver o pensamento crítico e tomar decisões. Além disso, elas têm um efeito muito ruim na atenção, pois reduzem a capacidade de concentração.
As redes sociais reduzem os laços familiares
Voltando às relações interpessoais, as redes sociais tendem a criar mais distância entre os membros da família.
As redes sociais e a tecnologia em geral obstruem momentos que já foram uma oportunidade de conversar e se divertir com a família, como uma boa refeição ou jogos de tabuleiro à tarde.