A evolução das tecnologias impacta toda a sociedade. Falando mais especificamente da transformação digital, fica claro que o comportamento das pessoas mudou muito.
A internet é uma das maiores, senão for a maior razão para isso. Com essa plataforma tão vasta, o atendimento ao consumidor ganhou novos contornos.
Não é à toa que, hoje em dia, as pessoas esperam marcas que deem atenção e respondam a perguntas com rapidez.
Trata-se de apenas uma faceta da chamada transformação digital. Leia mais no texto abaixo para entender este conceito, como ele pode ser aplicado e mais.
Entendendo a transformação digital
Em linhas gerais, podemos dizer que a transformação digital é a perspectiva de que a tecnologia deve guiar os processos de uma empresa.
Não falamos só do desenvolvimento de sites otimizados ou blogs. A transformação vai além, impactando diretamente na dinâmica produtiva de toda a organização.
Este conceito é baseado em alguns pilares que merecem nota. Prossiga a leitura para saber quais são eles.
Cliente
O cliente deve ser prioridade em toda e qualquer empresa. A transformação digital evidencia isso colocando as preferências do consumidor na linha de frente de qualquer estratégia.
Assim, é imprescindível se dedicar a ações que motivem o engajamento, a interação e a personalização focadas na experiência do cliente.
Competição
A internet também mudou muito a competição profissional. Há uma multiplicidade tremenda de marcas explorando os mesmos nichos ou áreas semelhantes.
Diante das possibilidades de interação cada vez mais instantâneas, a corrida por converter um bom número de leads fica ainda mais complexa.
Dados
A quantidade de dados que são gerados na internet diariamente é impressionante. Tanto que foi criada a Big Data, tecnologia de processamento de informações especializada em grandes quantidades.
Quando falamos de dados digitais, estamos abordando informações sobre usuários e visitantes, como:
- Localização;
- Histórico de pesquisa;
- Cliques;
- Tempo de navegação.
Tudo isso em muitos outros dados podem e devem basear várias estratégias de marketing digital, a fim de intensificar o impacto de campanhas e aprimorar o atendimento.
Inovação
Manter-se relevante no mercado é, em grande medida, uma questão de saber quando e como inovar. O produto tem que continuar atendendo às expectativas das pessoas – caso contrário, elas vão partir para outra marca.
É importante pensar em inovações que façam sentido para o público. Não adianta ter grandes ideias que não ressoem.
Aderindo à transformação digital
Fazer alterações na rotina de um negócio é sempre desafiador. É preciso pensar e planejar bem para que a transição seja o mais fácil possível.
Trouxemos alguns pontos dignos de nota para guiar essa transição, de modo semelhante aos 5 ps do marketing, confira!
Entenda o seu contexto
Antes de começar a promover qualquer mudança, o gestor deve saber exatamente em que contexto o empreendimento se encontra.
Isso envolve os produtos ou serviços disponibilizados, a quantidade e o perfil dos clientes convertidos e a realidade do mercado exterior.
Depois, é hora de diagnosticar o que precisa ser melhorado. Pode ser atendimento, controle financeiro, gestão de clientes ou logística.
Alinhe os colaboradores
Após fazer esse diagnóstico, chegou o momento de alinhar todo o time da empresa a respeito das mudanças que serão operadas.
Os profissionais em cargos de gestão e liderança devem conhecer as tecnologias consideradas para a implantação.
Desse modo, a adesão à transformação digital pode começar de forma mais assertiva.
Faça testes
Agora a implantação pode ser iniciada. Contratação de ERP, CRM, métodos de pagamento e outras soluções podem ser aplicadas.
Mas lembre-se de que nada é permanente: é recomendável experimentar soluções diferentes a fim de compreender o que funciona melhor para a organização.
Sempre com foco na satisfação do cliente e na rentabilidade, é claro. Caso contrário, a implantação pode não valer a pena.
Mensure os resultados
O trabalho não acaba depois da implementação. Falta, ainda, acompanhar o funcionamento da nova tecnologia a fim de entender se ela está produzindo resultados positivos.
Afinal, no fim das contas, trata-se de uma estratégia para otimizar as métricas. Então, fazer esse monitoramento é importante.
Nesse processo, é fundamental definir alguns indicadores principais: tempo de produção, entregas feitas, taxa de conversão e custo de aquisição de clientes.
Considerações finais
Uma cultura de inovação é essencial para empreendedores que buscam se manter consolidados no mercado.
A longevidade só vem trabalhando a capacidade de se adaptar a novos contextos econômicos, sociais e relativos ao consumo.
A transformação digital exerce um papel central nisso, pois mantém o negócio inovador e relevante.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar