Confira algumas dicas e aprenda como aplicar um projeto de SEO
Cada vez mais, o mundo tecnológico vem se expandindo, e, com isso, o estilo de vida das pessoas também se altera. É cada vez mais comum que as pessoas façam compras e pagamentos online em vez de ir a lugares físicos.
Com essas mudanças, o mercado de Marketing Digital também cresce, e um dos mecanismos usados é o SEO, que consiste em usar estratégias para ranquear seu site no resultado de pesquisas do Google, trazendo tráfego orgânico para seu negócio e novos clientes espontâneos com maiores chances de conversão.
Entretanto, muitos profissionais que querem investir nessa área não sabem como começar a estudar para planejar um projeto de SEO. Afinal, apesar de ser uma estratégia eficiente, trata-se de algo complexo e há algumas frentes que requerem maior atenção. Separamos algumas dicas práticas de como começar a estudar para atuar na área de SEO.
Crie um site para praticar
Uma das maneiras de aprender SEO é praticando. Apesar de ser uma estratégia e necessitar de planejamento, é necessário que ela seja aplicada na prática, com um processo operacional bem definido. Criar um site para praticar é uma forma de estudar e colocar a teoria em prática, mas pode-se usar um site existente também. Em ambos os casos, essa experiência pode servir de case no seu portfólio.
Escolha um bom nome
A experiência do usuário é um fator que, além de fidelizar clientes, ajuda na estratégia de SEO. Parte dessa experiência está em um nome que seja fácil de pronunciar e memorizar, com uma URL curta que possa ser facilmente encontrada na internet.
Organize a estrutura do seu site
Depois de escolher o nome, organize a estrutura do site. Um site organizado, além de fornecer uma navegação mais fluida para o usuário, diz para o Google que é um site relevante. Organize categorias, onde fica o blog, e-commerce e outras páginas desejadas.
Defina uma persona
Um projeto de SEO visa falar com o público-alvo do segmento. Para isso, é importante que se crie uma persona para o site e o organize visando conversar com esse público. A criação dessa persona também é importante para definir qual linguagem será usada para conversar com os consumidores e usuários.
Escreva o conteúdo
Depois que o site estiver pronto, é hora de escrever o conteúdo. Um bom conteúdo traz autoridade e reflete a importância do site para o segmento em questão, afinal, tendo um bom conteúdo, outros sites podem linkar para sua página. Mas é importante ter uma estratégia para os conteúdos. Monte um planejamento com as pautas e as datas nas quais os conteúdos serão publicados.
Além disso, é importante que as palavras-chave usadas sejam definidas. Para isso, é necessário fazer uma análise de palavras e termos que são pesquisados e que tenham um bom volume de busca, mas que não seja impossível de ranquear.
Otimize seu site
Além de ter o site estruturado e os conteúdos prontos, é preciso otimizá-los, de acordo com as normas do Google. Para isso, é necessário que tenha um título SEO para os títulos, ou seja, usando as palavras-chave do texto, que seja de fácil compreensão.
É necessário também que seja utilizada apenas uma Headline principal nos conteúdos (o título) e, para complemento, Tags H2 e H3, ou seja, subtítulos e categorias do texto. É fundamental que o texto tenha também uma metadescription, uma pequena descrição para o usuário ter certeza de que aquilo é o que procura, além de deixar o texto mais completo.
Outra forma de otimizar seu site é interligando links internos em seus textos. Além de fornecer mais sobre outros assuntos, isso garante que o usuário navegue mais tempo no seu site. Mas atenção: o link tem que fazer sentido para o artigo, com assuntos similares e complementares.
Monitore os resultados
É importante conferir os resultados do trabalho de SEO, por isso é necessário configurar o site em duas ferramentas do Google para o monitoramento.
Configure o Google Search Console
Essa ferramenta mostra como seus usuários estão chegando no seu site, seja por um link referenciado (de outro site que está recomendando o seu), pela pesquisa do Google, redes sociais, entre outros. A ferramenta mostra todas essas informações em números, além de quais palavras-chave as pessoas buscam para encontrar seu site.
Configure o Google Analytics
Essa plataforma é essencial para entender como o usuário se comporta no seu site, ou seja, quanto tempo ele fica no site, se ele lê o artigo até o final, se ele só entra, dá uma olhada e sai. Assim, você consegue ver o que precisa ser alterado na estrutura do site para uma melhor experiência. Além disso, essa ferramenta também pode ser usada para aumentar o tráfego nas redes sociais do seu negócio.