Quanto tempo dura o efeito da lactase? Como funciona essa enzima?

Muita gente sente desconforto ao consumir lactose mesmo usando a enzima por não usá-la corretamente. A suplementação da enzima lactase foi um recurso criado pela indústria farmacêutica para ajudar os pacientes com intolerância à lactose. Porém, muita gente ainda não sabe quanto tempo dura o efeito da lactase e como usar ela da forma correta.

Por isso, nesse artigo vamos abordar quanto tempo dura o efeito da lactase e também como funciona essa suplementação da enzima que é muito necessária para o corpo humano. Porém, é ideal entender realmente o que é a lactase.

Sendo assim, podemos dizer que ela é uma enzima que auxilia a digestão da lactose presente em produtos lácteos, funcionando da mesma forma que as enzimas produzidas pelo organismo. Existem diferentes tipos de lactase, mas especialmente é usado para a suplementação, é indicado o uso da enzima com atuação específica em pH ácido.

A suplementação da lactase pode proporcionar o benefício da introdução do grupo lácteo, aumentando a tolerância ao mesmo, mas o ajuste da dose e o tipo de lactase também pode fazer a diferença específica para cada indivíduo intolerante. Porém, devemos notar que isso não cura o caso, apenas ajuda por determinado tempo.

Quer saber quanto tempo dura o efeito da lactase? Então continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre como funciona essa suplementação, qual é seu efeito e como dosar ela da forma correta.

Quanto tempo dura o efeito da lactase?

O seu tempo de ação é de cerca de 30 minutos. Após, a enzima é desativada pelo organismo. Se você for numa festa ou evento com duração prolongada, por exemplo, é possível que você tenha que tomar mais de um tablete ou sachê após os 30 minutos.

Devemos notar que não há um limite médio para o consumo da lactase, é necessário apenas saber quanto tomar de uma vez. A dosagem é essencial, porém o consumo diário e constante não é um problema. No entanto, vale notar que ela é mais recomendada para quem não pode ficar sem suplementação de nenhuma forma.

Ou seja, apenas pessoas com uma intolerância muito alta deveriam estar consumindo esse produto. Claro, pessoas com intolerância média e baixa também podem comprar e consumir ela, porém isso pode ser visto como um investimento ruim.

Como funciona a ação da suplementação de lactase?

Agora que você entende quanto tempo dura o efeito da lactase, é bom saber como seu processo ocorre de fato. Portanto, devemos dizer que, de acordo com o Ministério da Saúde, a lactase ajuda a quebrar a lactose (açúcar presente no leite) em partes menores e mais fáceis de serem digeridas. Na falta deste facilitador, o organismo do paciente acaba sofrendo sempre que entra em contato com leite e derivados.

Deve-se notar que nosso estado emocional e psicológico também afeta nossa digestão. Se está em um momento de estresse elevado, muito preocupado, triste, chateado, tudo isso reduz a imunidade, e por consequência, afeta nossa digestão.

Sendo assim, existem casos onde a enzima da lactase pode não funcionar. Nesse caso, nem mesmo saber quanto tempo dura o efeito da lactase pode te ajudar. O ideal é acalmar-se e então tomar um sachê ou tablete da suplementação.

Quanta lactase você deve tomar?

A primeira informação que você precisa ter é em relação à sua própria intolerância. Existem pessoas com baixa sensibilidade, o que possibilita ingerir alguma quantidade de lactose sem apresentar sintomas. Depois, é preciso saber quanto de lactose tem no alimento, pois há alguns com altos teores e outros com baixos.

Por fim, é preciso saber qual a dosagem da enzima lactase que você está ingerindo, sendo que algumas contêm 10.000 FCC, 9.000 FCC, 5.000 FCC ou menos. Em geral, 14.000 UL (que é uma unidade de medida) equivale a 1g de lactase. 

Em geral, quanto mais alta a dosagem, mais lactose dá para consumir. Mas um comprimido de 10.000 FCC já é suficiente para refeições completas, como sorvete, pizza ou um chocolate. Agora você sabe quanto tempo dura o efeito da lactase e também como dosar ela!