Considerado um dos braços da “web 3.0”, o metaverso é uma tecnologia em franca evolução e, por esse motivo, deve ser um terreno fértil para o surgimento de profissões do futuro, diminuindo a distância entre o mundo físico e virtual, segundo especialistas.
Para se ter ideia do onde já se chegou com tal tecnologia, em todo esse desenvolvimento, surgem também setores variados de dentro do entretenimento que têm passado a exercer uma relevância considerável, como é o caso do Ice Poker, um game de pôquer do metaverso no Decentraland, no qual os usuários curiosamente se transportam para um cassino virtual, que contempla o famoso jogo de cartas, que hoje é visto de forma online majoritariamente em sites do segmento como a NetBet Slots ou o aplicativo da PokerStars. O jogo em si remunera, em dólares, quem trabalha como croupier ou crupiê, basicamente trazendo um ecossistema virtual funcional para o tema.
Em 2030, já deverão existir 11 novas profissões, resultantes do metaverso, estima a Adecco, empresa europeia de recursos humanos. O universo virtual e a forma como as tecnologias são incorporadas, permitirá que trabalhos que exigem a presença física no escritório – como o atendimento ao cliente – possam ser feitos também à distância.
O que é, de fato, o metaverso?
Metaverso é uma realidade virtual imersiva e interativa. De certa maneira, é uma evolução de jogos como ‘The Sims‘ e ‘Second Life‘ no sentido de que as pessoas precisam de um avatar para conviver neste ambiente virtual. Porém, agora, de forma hiper-realista. Outra maneira de entender o metaverso é vê-lo como uma extensão virtual da nossa vida atual, como se fosse outra dimensão. Daí, o nome “metaverso” que significaria além do universo.
A tendência é que as profissões mudem totalmente com essa nova configuração, isso porque a evolução da internet que conhecemos, assim como os hábitos da população mudam totalmente com o passar do tempo, e a tecnologia que chega para facilitar as tarefas do nosso dia a dia, também nos obriga a nos aperfeiçoarmos. Desta forma, o mercado de trabalho precisa estar preparado para atender essas novas necessidades.
Selecionamos algumas das profissões que podem surgir ou ganhar mais notoriedade, com o advento e expansão do metaverso, confira:
Quais são as profissões relacionadas ao Metaverso?
Cientista de Dados
Profissional especializado em pesquisa no mundo virtual que vai criar experiências no digital para deixá-las acessíveis ao público. Ele vai se basear nos hábitos comportamentais para estabelecer as relações no metaverso, e deve fazer um novo estudo de meio para desenvolver soluções específicas para esse novo universo. Para essa função, o profissional não precisa ter formação de programador, mas é obrigatório ter conhecimento em tecnologia. Essa função pode ser ocupada por um designer, cientista em economia comportamental, arquiteto ou um antropólogo.
Desenvolvedor de Ecossistemas
O desenvolvedor de ecossistemas será o responsável por coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas pelo metaverso sejam possíveis em larga escala. Além disso, também é ele quem vai buscar investimentos governamentais em infraestrutura e incentivar toda a comunidade de participantes.
Por isso, essa é uma profissão que ganhará muito espaço no cenário atual, principalmente, pelo fato de ser essencial para a manutenção e criação de todo o universo virtual.
Estilista de Moda Digital
Além do metaverso usar criptomoedas para negociação, também usam os NFTs (tokens não fungíveis), os ativos digitais únicos. Para ficar mais fácil, os NFTs registram a posse de determinado bem, seja ele real ou virtual. No metaverso, o NFT pode representar personagens diversos, terrenos, poderes mágicos, móveis, avatares de pessoas reais, e tudo que for exclusivo.
Nesse cenário, alguns designers vão se especializar em desenvolver produtos para o mundo virtual, sejam “skins” (roupas para avatares) ou acessórios. Ou seja, será preciso estilistas de criação do look dos avatares pessoais e de produtos. Com isso, os estilistas de moda digital poderão ser muito requisitados para criar novos tipos de roupagem dos produtos.
Storyteller
São roteiristas de entretenimento do metaverso. Eles devem estar aptos para criar narrativas que emocionem as pessoas. Esse contador de história precisa criar experiências imersivas no ambiente virtual para tornar as marcas atrativas. À medida que a economia da experiência do usuário continua ganhando força, é lógico que o metaverso vai necessitar ter grandes histórias, ajustadas à tecnologia, com as quais possamos nos identificar grandemente.