Conheças as principais diferenças entre dor aguda e dor crônica
Sentir dor é algo que todo mundo já passou pelo menos uma vez na vida, seja uma dor de cabeça ou uma dor de dente. Porém, é importante entender que as dores não são todas iguais e são classificadas pelo tempo que a pessoa está sentindo os sintomas, é quanto a isso que surge a diferença entre dor crônica e dor aguda.
É importante ressaltar que a dor é uma sensação superdesagradável que muitas vezes está associada a uma experiência emocional relacionada a um dano tecidual, real ou potencial. Também é possível classificar as dores de acordo com a sua origem, que pode ser inflamatória, neuropática ou disfuncional. Essa classificação facilita a abordagem clínica para que o tratamento seja feito da forma correta, mas é importante ressaltar que cada corpo é individual e a resposta à dor varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo.
Quando apresentamos algum sintoma de dor, é importante saber a causa exata dessa sensação para que o tratamento seja apropriado e não apresente possíveis reações alérgicas. Além disso, evite procurar respostas na internet, em sites que não são confiáveis. Procure sempre ter acesso a conteúdos relevantes, como um ebook de medicina gratuito que, com certeza, vai te ajudar a entender melhor sobre a dor aguda e a dor crônica.
Confira um guia completo com explicações sobre dor aguda e dor crônica, além de mostrar as principais diferenças entre os dois tipos.
O que é a dor aguda?
A dor aguda é comum e geralmente é causada por lesões ou por doenças temporárias. Trata-se de uma reação natural do corpo como alerta de que algo não está certo, e muitas vezes é descrita como uma sensação afiada, localizada e intensa. Além disso, esse tipo de dor tende a durar por um curto período de tempo e desaparece quando tratada corretamente.
O que é a dor crônica?
Diferentemente da dor aguda, a dor crônica é conhecida por ser de longa duração e persistir por meses, anos ou até mesmo pelo resto da vida. Esse tipo de dor costuma estar associada a condições médicas subjacentes, traumas oncológicos, cirurgias e também doenças reumatológicas como fibromialgia. Além disso, a dor crônica pode ser mais difícil de ser diagnosticada e tratada, isso porque, muitas vezes, vem acompanhada de sintomas emocionais e físicos.
Diferenças entre dor aguda e dor crônica
Causa e ínicio
A dor aguda costuma ser causada por possíveis lesões, por exemplo, se você quebrar um osso, cortar o dedo ou cair da escada. Ou então doenças que são temporárias e geralmente começam repentinamente. Enquanto isso, a dor crônica costuma estar relacionada a condições médicas que chamamos de subjacentes e podem se desenvolver ao decorrer do tempo por inúmeras razões.
Duração
A dor crônica é conhecida por ser um tipo de dor que persiste por um longo período, muitas vezes podendo durar pela vida inteira. A dor aguda tem um curto tempo de duração e costuma se resolver quando a causa da dor é identificada.
Tratamento
O tratamento da dor aguda foca em resolver a dor subjacente, enquanto a dor crônica tem um tratamento focado no gerenciamento dos sintomas e na melhora da qualidade de vida do paciente.
Vale lembrar que quando combatemos a dor aguda, consequentemente conseguimos prevenir também a dor crônica. Por esse motivo, é muito importante identificar quais as causas certas das dores para que o tratamento seja feito de forma assertiva para combater qualquer que seja o tipo de dor. Independente do caso, o médico deverá trabalhará para encontrar a causa subjacente da dor crônica.