Não é novidade que o consumo de energia alto acarreta um valor maior a se pagar, por isso é importante saber economizar com a geladeira. Isso acontece porque tem vários aparelhos que são muito utilizados durante o dia e por esse motivo fica sempre ligado na tomada. No entanto, há diversas dicas que podem ajudar a economizar o consumo de energia inclusive para esses mesmos aparelhos que são muito usados.
Portanto, é necessário dar dicas boas de como utilizar aparelhos como a geladeira de modo econômico e sem perder a utilidade.
Espere os alimentos esfriar para guardar sem forrar a prateleira
Uma dica pouco conhecida mas que faz diferença na hora que se fala em consumo de energia reduzido é deixar os alimentos esfriarem antes. Isto é, como todos sabem a geladeira possui a função de manter gelado os produtos que estão dentro dela sem que estes venham a estragar.
No entanto, o aparelho também faz a função de gelar os alimentos e essa função é a que mais consome energia. Isso acontece porque para gelar aquilo que estava quente, a geladeira tem que trabalhar mais e com trabalhar mais entende-se consumir mais energia elétrica. Portanto, se você guarda um alimento que já estava frio ou ao menos em temperatura ambiente esse trabalho vai se reduzir e consequentemente o consumo em questão.
Desse modo, guardar os alimentos depois que ficarem um tempo fora da geladeira é uma ótima dica para quem deseja economizar. Quase no mesmo sentido, não deve-se forrar a geladeira pois além de impedir a circulação de ar corre o risco de não gelar alguns alimentos. Logo, para tentar fazer o ar circular ou gelar aqueles alimentos que ainda faltam o aparelho vai consumir mais energia ainda.
Por fim, se você ainda fizer os dois, guardar alimentos quentes e forrar as prateleiras, o consumo será maior ainda. É o momento então de analisar se você faz algum desses atos e cortá-los para que se consuma menos energia elétrica possível.
Verifique as borrachas e descongele a geladeira
As borrachas presentes na porta da geladeira são as responsáveis por prender o ar interno e consequentemente causar o resfriamento. Se essas borrachas não funcionam ou estão ficando velhas a consequência é de que o ar saia e o aparelho consuma mais energia para tentar gelar.
Isso acontece porque no mesmo tempo que o ar gelado sai um quente entra e gera o desequilíbrio do funcionamento da geladeira. Por essa razão é importante sempre fazer o teste e analisar se as borrachas estão funcionando adequadamente. Para fazer o teste é simples: prenda uma folha de papel onde a borracha vai encostar e feche a geladeira logo em seguida.
Se a olhá permanecer no lugar é porque está funcionando normalmente, mas caso a folha venha a cair quer dizer que é necessário fazer a troca dessas borrachas. No mesmo sentido, deve-se descongelar o aparelho regularmente, bem como manter em local arejado e afastado da parede. Além disso, é importante ficar longe do fogão, estufas e do sol devido ao calor que esses podem fornecer e atrapalhar o funcionamento adequado da geladeira.
Portanto, todos os cuidados devem ser tomados para que ela fique em um local com ausência de emissão de calor, facilitando o resfriamento. Uma vez que para combater esse calor perto do aparelho, ela iria ter que trabalhar ainda mais, logo, gastando mais energia.
Deixe a geladeira sempre ligada
Muitas pessoas pensam que desligar a geladeira antes de dormir ou algumas horas durante o dia pode ajudar a economizar energia. No entanto, não é bem assim que funciona tendo em vista que quando se desliga ela deixa de funcionar naquela temperatura e volta a do ambiente. Por sua vez, quando for ligar novamente ela terá que compensar todo o tempo parada para chegar ao resfriamento de novo.
Ainda, esse processo leva tempo, além de correr o risco de estragarem alguns produtos que necessitam do resfriamento de forma direta e sem parar. Desse modo, não se indica ficar a desligar e ligar o aparelho em um curto espaço de tempo, já que irá gastar ainda mais energia do que se espera. Ainda, a Aneel recomenda somente desligar a geladeira quando for ficar sem usar por vários dias seguidos, como em uma viagem, por exemplo.
Logo, se está durante a rotina normal, não tem o porquê de desligar o aparelho para tentar economizar energia, somente trará efeito contrário. Portanto, economizar energia por meio do uso da geladeira é muito simples, sendo um dos fatos deixar a mesma ligada durante o dia todo e sem parar seu funcionamento.