O descongelamento do aparelho pode ocorrer de forma mais rápida, segura e eficiente, sem que os alimentos percam o frescor
Há estratégias que, ao serem usadas, descongelam sua geladeira mais rápido. A eficiência delas acontece ao acelerarem esse processo. Desse modo, preservam tanto a vida útil do eletrodoméstico quanto a qualidade dos alimentos armazenados.
Com dicas simples, você poderá descongelar de forma rápida e eficiente, mantendo seu eletrodoméstico impecável e seus alimentos protegidos.
Dessa forma, se deseja manter o bom funcionamento da geladeira inox, a organização e limpeza irão garantir alimentos mais duráveis e seguros para o consumo, além de prolongar a beleza e a funcionalidade do eletrodoméstico.
Como descongelar o refrigerador de forma rápida e segura
A tarefa de descongelar o aparelho pode ser tediosa, por isso sempre protelamos. No entanto, ao utilizar as estratégias certas, todo o processo de limpeza e organização acontecerá de maneira ágil.
Planeje com antecedência
Escolha um momento em que a geladeira esteja menos cheia e você tenha tempo disponível para completar o processo sem pressa.
Prepare os alimentos
Primeiramente, retire todos os alimentos de dentro, colocando-os em uma bolsa térmica ou em outro refrigerador para evitar a deterioração.
Desligue o aparelho
Não esqueça de desligar o aparelho da tomada antes de iniciar a limpeza, para evitar o consumo desnecessário de energia durante o processo de descongelamento.
Retire os componentes removíveis
Remova todas as prateleiras, as gavetas e os compartimentos removíveis. Isso facilitará o acesso ao gelo acumulado e garantirá a limpeza completa.
Acelere o processo de descongelamento
Para acelerar o descongelamento, coloque recipientes com água quente ou tigelas com toalhas molhadas dentro do aparelho. O vapor ajudará a derreter o gelo mais rapidamente.
Remova o gelo com cuidado
Para ajudar durante o processo de descongelamento, usar uma espátula de plástico ou um secador de cabelo facilitará o derretimento e a remoção do gelo acumulado. Mas, atenção, em hipótese nenhuma utilize objetos pontiagudos ou afiados, uma vez que eles podem danificar o interior do eletrodoméstico.
Limpeza completa
Nesta etapa, faça uma limpeza adequada no interior e exterior de sua geladeira de inox ou branca, retirando todos os resíduos de sujeira deixada pelos alimentos. Para isso, utilize água morna e vinagre, os quais são ótimos para remover odores desagradáveis.
Seque bem
Tenha certeza de que o interior do eletrodoméstico está completamente seco antes de ligá-la novamente. A umidade residual pode causar condensação e comprometer o desempenho do aparelho.
Ligue-a novamente
Após concluir todas as etapas, ligue o aparelho de volta à tomada e ajuste a temperatura conforme necessário. Aguarde alguns minutos para que o aparelho atinja a temperatura ideal de funcionamento.
Por que manter a geladeira organizada?
A resposta é simples, manter o equipamento organizado após o descongelamento, além de facilitar o dia a dia na cozinha, contribui para a preservação dos alimentos, aumentando a vida útil deles. Dessa maneira, devemos deixar o aparelho arrumado, pois:
- facilita a localização dos alimentos;
- reduz o risco de esquecer itens na parte de trás do eletrodoméstico, que podem estragar sem serem percebidos;
- preserva a qualidade dos alimentos por mais tempo;
- evita a contaminação cruzada entre diferentes alimentos;
- otimiza o espaço disponível no equipamento, permitindo armazenar mais itens sem que estes fiquem amontoados;
- promove a higiene na sua cozinha.
Como organizar sua geladeira?
Graças às estratégias que aplicamos, podemos otimizar o espaço do eletrodoméstico, o tempo gasto e elevar a vida útil dos alimentos.
Prateleiras superiores
Podemos usar as prateleiras superiores para guardar alimentos como laticínios (leite, queijo, iogurte), sucos, molhos e sobras prontas para consumo.
Prateleiras intermediárias
Nas prateleiras intermediárias, podem ficar os alimentos que necessitam cozer de leve, como sobras de carne, peixe ou frango, além de vegetais pré-cortados e frutas maduras. Para evitar o vazamento cruzado, utilize potes herméticos ou sacos plásticos.
Prateleira inferior
A prateleira inferior serve para pôr os alimentos mais perecíveis, como carnes cruas, aves e frutos do mar. Contudo, mantenha-os separados uns dos outros a fim de preservar a qualidade deles. Potes herméticos ou bandejas são perfeitos contra os vazamentos líquidos.
Gavetas de vegetais e frutas
As gavetas são ideais para guardar vegetais e frutas. Assim, ao armazená-los, lembre-se de colocá-los separados para evitar a maturação acelerada. Para isso, você pode utilizar sacolas perfuradas ou recipientes ventilados para permitir a circulação de ar, impedindo que os alimentos sofram deterioração antes do tempo.
Porta
Para armazenar condimentos, ovos, manteiga e outros itens não tão sensíveis à variação de temperatura, você pode fazer uso da porta do refrigerador. No entanto, evite sempre que puder colocar produtos lácteos e alimentos altamente perecíveis, por causa das variações que acontecem ao abrir frequente dela.