Quem se encontra em dúvida em relação ao assunto da imigração, possui interesse em saber mais, como funciona e o que é ou até mesmo deseja participar na imigração, deve se ligar para os detalhes sobre esse procedimento que vem ocorrendo há milhares de anos com seres humanos.
Quando o assunto é imigração, não podemos deixar de pensar em como o ser humano se espalhou pelo mundo através desse processo contínuo. Com a imigração, o homem na Idade da Pedra conseguiu se proliferar através de diversos continentes. Nos dias de hoje, a imigração já é feita não apenas por curiosidade ou vontade de explorar, porém por necessidade e novas oportunidades.
Entenda um pouco mais sobre esse assunto complexo e veja como certas instituições vêm contribuindo com a preservação da ampla história de imigração que existe no país do Brasil. Imigração é sinônimo de história e a origem de muitos só foi possível graças a esse processo que desde de sempre ocorre ao redor de todo mundo.
O que é imigração
Por definição comum, a imigração se baseia no ato da entrada de pessoas ou uma pessoa estrangeira em um país de sua escolha. Isso pode ser feito por diversas razões e pode ser permanente ou apenas temporária. A imigração também é aquilo que ocorre quando um grupo de pessoas ou uma pessoa possui um estabelecimento dentro de um país, estado ou até cidade que não é de sua origem.
Quem imigra se torna, automaticamente, um estrangeiro e imigrante. A imigração não pode ser confundida com a emigração, já que esse termo refere-se ao processo reverso. Um indivíduo deixa seu local de origem para se tornar emigrante, ou seja, ao sair do Brasil, por exemplo, uma pessoa é emigrante, porém ao chegar em outro país ela se torna imigrante.
A imigração tem sido um assunto polêmico ao redor do mundo desde sempre. Existe uma pequena porcentagem de indivíduos que não concordam com estrangeiros em busca de emprego e moradia fora de seu país de origem. Portanto, é válido mencionar que a preservação da história das diversas migrações mundiais e brasileiras, muitas vezes em massa, é importante para que haja uma documentação de momentos históricos importantes para diversos povos.
Quando ocorre a imigração
Uma pessoa ou grupo de indivíduos pode decidir se mudar para um continente, estado, país ou cidade novo que não é de sua origem por diversas razões. A mais comum nos dias atuais é a busca de oportunidades de emprego novas ou mais fartas. Com a economia brasileira em estado crítico, torna-se muito mais complicado obter um emprego no país. Até aqueles com ensino superior e pós-graduação cogitam deixar o país e migrar para países onde a oferta de trabalho é muito maior e mais justa.
A segunda maior razão para esse processo ocorrer é a busca por moradia mais barata ou de maior qualidade. Quando juntamos os dois fatores, podemos imaginar que um ajuda o outro. Muitos não pretendem imigrar de forma permanente, porém acabam por aproveitar dos benefícios que países estrangeiros têm a oferecer e decidem permanecer no local.
Museu da imigração Inci
Um dos projetos que buscam preservar a história da imigração no Brasil é o Museu INCI, lá eles desejam passar o conhecimento e relacionamento que vários povos relataram ao longo dos anos, após sua chegada ao Brasil por meio da Hospedaria dos Imigrantes do Brás.
No INCI, é possível conhecer as condições de viagem, a cultura e até ver fotos e documentos deixados por pessoas de terras diferentes. Exemplos são os italianos e chineses que chegaram ao país durante o começo da Revolução Industrial.
Assim como abordam histórias antigas, o Museu também fala sobre alguns casos de imigrações mais recentes que ocorreram no mundo nos últimos anos e todos assuntos polêmicos que estão sempre ao redor desses casos.
Outras preservação da história da imigração
Além do instituto mencionado, existem outras preservação da história desse processo ao redor do Brasil. Vale mencionar que a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) até começou um acervo junto à Marinha do Brasil para coletar dados, documentos e fotos de imigrantes que vieram ao Brasil no passado. Coletando essas memórias e mantendo elas em arquivos organizados ajudam historiadores e pessoas curiosas que desejam saber um pouco mais sobre este assunto.
Existe também o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração, focando no assunto da imigração em relação ao desejo de busca de trabalho cultivando café durante a época de crise das regiões europeias.
Em junho, o Dia do Imigrante é comemorado no Brasil, pois reconhecemos que parte de nossos costumes, cultura, culinária, danças e até festas populares existem hoje por conta dessas pessoas de terras distantes do Brasil que vieram em busca de uma vida diferente e deixaram no país um pedaço de sua própria história e cultura através do ato de imigração.