Quer aprender a estruturar o seu e-commerce e alavancar as vendas? Veja as nossas dicas
Ter uma loja virtual é importante para alavancar os negócios e aumentar os lucros. Em um mundo cada vez mais conectado, os empreendedores precisam usar o universo on-line a seu favor e marcar presença na internet.
O e-commerce é um pilar para construir um negócio rentável. Usando as estratégias certas, é possível expandir os negócios para além das fronteiras. Mas é preciso ter um bom gerenciamento e oferecer uma ótima experiência de compra para o cliente.
Ter o seu próprio site com todos os produtos cadastrados de forma certa e atrativa, com funcionalidades para e-commerce, um atendimento humanizado e as estratégias certas de marketing digital são as chaves de um empreendimento de sucesso. Se você quer saber mais sobre como estruturar o seu negócio on-line, continue a leitura.
Escolha uma plataforma confiável
O eixo central do seu negócio on-line é a plataforma de e-commerce, pois é ela que vai concentrar todas as funcionalidades necessárias para gerenciar as vendas. Dessa forma, você precisa procurar uma plataforma completa, que vai oferecer à sua loja o suporte de que ela precisa para crescer.
O layout também é importante, pois precisa ser responsivo, já que muitos clientes fazem compras pelo celular. Por fim, procure uma que tenha integração com ERP para facilitar o gerenciamento.
Tenha um site
O site é o principal espaço para concretizar as transações e se comunicar com os clientes. Ter um site próprio pode te dar mais espaço para crescer e concentrar os lucros nas suas mãos.
Ao optar por um marketplace, você precisa repassar uma parte do valor das vendas, as margens de lucros são baixas, você não tem contato direto com o cliente e nem o controle sobre a exposição dos seus produtos.
Faça uma boa descrição dos produtos
A descrição do produto deve ser assertiva e atraente. Elas são a base do conteúdo do seu e-commerce e servem para informar, educar e convencer os clientes a comprarem.
Por isso, coloque as principais características do produto na descrição, seus benefícios e recursos, use palavras-chave para ter boa visibilidade nos motores de busca, tenha um tom de voz alinhado com a sua marca e use palavras sensoriais que trabalhem as emoções do leitor.
Use estratégias de marketing digital
O marketing digital pode te ajudar a levar o seu negócio às pessoas certas, por isso ele é tão poderoso. Além de atrair, as ações de marketing também servem para fidelizar os clientes.
Considere criar um blog para a sua loja on-line e produzir conteúdo relevante para o seu público. Isso vai trazer mais consciência ao cliente sobre seus produtos ou serviços. Além disso, ele ajuda a melhorar o posicionamento da sua marca na internet, aumentando a sua autoridade.
Faça um atendimento de qualidade
O atendimento deve ser feito no maior número de canais possíveis, como redes sociais, e-mail, chat, telefone e o que for preciso para ajudar o cliente no pós-venda, e sanar todas as dúvidas e reclamações no menor tempo possível.
Saiba fazer a gestão do estoque
Se o seu negócio precisar de estoque, é preciso fazer um bom gerenciamento e ter um espaço físico destinado para isso. Faça um inventário do estoque para acompanhar as saídas, as entregas dos fornecedores e as vendas dos produtos. Para facilitar as atividades de controle, adote uma plataforma que tenha integração com ERP.
Analise seu desempenho de forma contínua
Analisar os indicadores de desempenho do seu e-commerce é uma ferramenta para ajudar o negócio a promover a melhoria contínua. Os dados também podem oferecer insights sobre o comportamento dos clientes, o que serve para direcionar os esforços e as ações para aumentar o lucro da empresa.