Os aparelhos são modernos, seguros e entregam água quente em diferentes pontos da casa ou do apartamento. Os chuveiros podem ser aquecidos de duas maneiras, por meio da eletricidade ou do aquecedor a gás para apartamento/casa. Ambos são práticos e prometem aquele banho quentinho, mas o aquecimento a gás pode ser mais interessante.
Então, se você está pensando na alternativa, o que acha de conhecer como funcionam e quais são as principais vantagens? Confira abaixo.
Como funcionam os aquecedores a gás?
O aquecedor a gás funciona de forma bastante parecida ao botijão do gás de cozinha. O aparelho é alimentado por GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou gás natural.
Nenhum dos gases possui cheiro, mas um componente é adicionado para que seja possível identificar um vazamento. Ainda assim, se instalado corretamente, o aparelho é seguro.
Para aquecer a água, existem dois tipos de aquecedores, os de passagem, nos quais o aquecimento é gradual, e os por acumulação. Estes mantêm a chama sempre acesa, e a água sai quente logo após ligar a torneira ou o chuveiro.
Também há outra diferente, com relação à regulagem da chama. Em alguns modelos, isso é feito manualmente, por meio de um botão, como acontece no fogão. Em outros, a regulagem é digital, feita automaticamente conforme a temperatura desejada.
Quais são as vantagens?
Agora que você já sabe como funcionam os aquecedores a gás, venha conhecer um pouco sobre suas principais vantagens.
Temperaturas mais altas da água
Em comparação ao chuveiro elétrico, o aquecedor a gás consegue oferecer temperaturas mais elevadas da água. Além disso, a regra é a mesma para quem pretende aquecer torneiras e outras instalações da casa. Ou seja, dá para aproveitar aquele banho quentinho a qualquer momento.
Mais seguro que o chuveiro elétrico
Algumas pessoas temem as instalações a gás pela questão da segurança, mas você sabia que é mais seguro do que o chuveiro elétrico? Até porque a combinação de eletricidade e água pode ser bem perigosa, já os aquecedores a gás ficam longe do banheiro, em locais seguros.
Água quente em todos os pontos
Há quem relacione o aquecimento a gás apenas ao chuveiro, mas é possível aquecer outros pontos da casa. Inclusive, a água quente pode estar presente nas torneiras de tanques e em lavabos, só é preciso organizar a instalação e escolher um aparelho que comporte todos os pontos.
Redução de custos
No inverno, uma coisa é certa, há aumento na conta de energia elétrica devido aos chuveiros e às torneiras quentes. Quem troca o sistema elétrico por um a gás tem uma vantagem, observa uma boa redução na conta de luz. Sendo assim, considere a ideia da troca.
Sensor corta-gás
Uma pergunta comum sobre o aquecimento a gás envolve a questão dos perigos de vazamento. Aparelhos muito antigos e mal-instalados podem causar problemas, porém os mais modernos não. Isso acontece por contarem com o sensor corta-gás, que, como diz o nome, para a saída do gás caso algo esteja errado.
Não ocupa muito espaço
O aparelho não é tão grande e pode ser facilmente instalado em casas e apartamentos. Mesmo quem vive em um local menor, como um flat ou uma kitnet, aproveita os benefícios do aquecimento a gás. A recomendação é ficar próximo de uma janela e em local arejado.
Funcionamento simples
O aquecedor não tem tanto segredo quanto ao funcionamento. Hoje, boa parte dos modelos é digital, então você consegue ver no visor todas as informações sobre temperatura de água, vazão e quantas vezes o aparelho foi acionado. Além disso, identifica problemas de funcionamento e mostra, no painel, o código de erro.
Você já conhecia o funcionamento do aquecedor a gás? Como você pôde ver, o aparelho é seguro e ajuda a economizar energia, além de oferecer água quentinha no chuveiro e em outros pontos da casa. Considere a ideia de ter um desses em seu lar.