Mobile Marketing: uma tendência no marketing

Com grande número de usuários acessando a internet, principalmente por celulares, as empresas precisam investir em estratégias que chamem a atenção do público nestes ambientes. Para isso, e ter uma melhor atuação, entender o que é mobile marketing, por exemplo, é fundamental.

Isso porque ter conhecimento acerca das técnicas que envolvem essa estratégia permite colocar em prática ações que contribuem com o faturamento do negócio e aumenta o alcance do negócio, ampliando o número de potenciais clientes.

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O que é mobile marketing e qual o seu papel nos negócios?

O mobile marketing é uma estratégia que ajuda na influência, interação e no relacionamento com o público-alvo do negócio por meio dos dispositivos móveis como smartwatches, tablets, smartphones, entre outros aparelhos móveis.

Assim, por meio de ações como o envio de e-mails, uso de redes sociais e aplicativos é possível divulgar produtos, serviços e, consequentemente, a marca, fixando sua imagem no imaginário do público e estreitando as relações. 

Isso significa dizer que com o mobile marketing os empreendedores podem fortalecer a imagem e autoridade do seu negócio, conquistando novos clientes, fidelizando os já existentes e, assim, ter excelentes resultados.

Assim, os investimentos em estratégias de mobile marketing são a opção para destacar a sua marca no mercado e alavancar as vendas. 

Contudo, ao conhecer o que é mobile marketing, os empreendedores podem se questionar a respeito das vantagens que esta estratégia agrega nos negócios. Alguns dos principais benefícios são:

  1. Segmentação do público;
  2. Agilidade no atendimento;
  3. Permite entregar uma ótima experiência aos clientes;
  4. Possibilita o uso de aplicativos;
  5. Otimiza o alcance;
  6. Possibilita que a compra pode ser feita em qualquer lugar;
  7. Permite aumentar o número de vendas;
  8. Traz uma comunicação mais rápida com o público;
  9. Permite otimizar o Marketing Digital nestas redes.

Além disso, as ações podem ser ainda mais direcionadas e efetivas, considerando as características dos aparelhos usados, juntamente aos dados dos clientes, trazendo retornos mais efetivos em campanhas.

Ações que podem ser utilizadas no Mobile Marketing

Sabendo o que é mobile marketing e as vantagens que agrega aos negócios, os empreendedores podem dedicar tempo para pensar nas estratégias que serão utilizadas para chamar atenção do público nesse meio, melhorando as vendas e fortalecendo a marca.

Alguns exemplos de campanhas e ferramentas que podem ser utilizadas nos negócios consistem em:

  1. Desenvolvimento de páginas responsivas

Sites responsivos são necessários para as pessoas visualizarem os conteúdos com qualidade em seus celulares e tablets, independentemente do tamanho da tela. Ou seja, todos podem acessar e ter uma boa experiência. 

Este tipo de estratégia ajuda não apenas no mobile marketing, mas no marketing digital como um todo, visto que é uma característica bem quista por usuários e algoritmos. Por isso o investimento nesse ajuste da página é crucial para ter resultados satisfatórios.

Com o layout responsivo, os usuários podem navegar nas páginas com facilidade e os empreendedores podem ter o seu site conforme os critérios do Google, alcançando um bom posicionamento no buscador.

Outro detalhe relacionado ao Google que otimiza o alcance são os anúncios pagos, permitindo criar campanhas na página de busca ou em sites parceiros, além de delimitar o público alcançado, trazendo leads mais qualificados para a conclusão da compra, por exemplo.

Isto posto, entender como anunciar no Google Ads é uma maneira de criar diferentes oportunidades por meio de anúncios que podem ser usados para aumentar a visibilidade e ter uma melhor segmentação do público.

  1. QR Code

O QR Code é um tipo de tecnologia que pode render excelentes ganhos nas estratégias para o mobile marketing.

Este recurso tecnológico consiste em um código 2D, em que o usuário pode acessar páginas ou serviços apontando a câmera do smartphone para a leitura acontecer. Com isso, é possível redirecionar o usuário para o site de compras, agilizando o funil.

O uso do QR Code também permite melhorar e estender o alcance das estratégias de marketing tradicional, graças ao redirecionamento para o site que acontece de modo rápido e seguro, aliando as mídias online e offline.

Um detalhe interessante é que o QR Code pode ser colocado nos produtos e panfletos para que as pessoas tenham mais informações a respeito dos itens ou da empresa.

  1. Redes sociais

Os usuários costumam acessar suas redes sociais pelo celular, graças a praticidade que os dispositivos móveis proporcionam, bem como pelo uso de aplicativos ser otimizados para esses aparelhos, visando o uso rápido e fácil em qualquer ambiente. 

Assim, pensar em estratégias que aumentam o alcance considerando esta informação, por exemplo, é o modo de ter excelentes resultados e estar presente na rotina dos potenciais clientes.

Anúncios pagos nas redes sociais são estratégias que ajudam a melhorar a vendas, a visibilidade e a segmentação do público. 

Para isso, as plataformas Ads como o Instagram Ads, Facebook Ads, Twitter Ads e outras podem ser usadas para ajudar os empreendedores a alcançarem as devidas audiências, considerando a rede em que estão presentes e a linguagem em cada um desses ambientes.

As ferramentas Ads possuem um ótimo custo-benefício, oferecem diversas opções de formatos para os anúncios, são simples e intuitivas, facilitando o uso pelas marcas.

  1. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia para a nutrição de leads, visto que a pessoa já conhece e confia na marca, de certo modo.

Assim, com o envio de e-mails é possível criar campanhas que ajudam a fortalecer o relacionamento com o público e permite que os empreendedores compreendam em qual estágio da jornada de compra os leads se encontram.

Mais ainda, pode-se colocar em prática ações que ajudem nas vendas, trazendo ainda mais informações e vantagens para os clientes cadastrados na lista de e-mail e em newsletter, trazendo ainda mais valor para o relacionamento e, consequentemente, possibilitando mais vendas.

  1. Bluetooth Marketing

O marketing por proximidade, como é conhecido popularmente, é uma estratégia que pode ser colocada em ação usando o bluetooth dos celulares para compartilhar informações e divulgar o seu negócio para as pessoas que estão próximas ao local.

Para ter êxito nesta ação é necessário comunicar o público acerca da ação e utilizar adequadamente a região cadastrada, convidando os usuários com qualidade, visto que pode ser uma ação mais invasiva, diferentemente de entender como funciona o Facebook Ads.

Portanto, os investimentos em mobile marketing são benéficos para os negócios, pois permitem aumentar o número de clientes e, consequentemente, o sucesso, visto que a marca estará, cada vez mais, inserida na rotina e imaginário desse consumidor, auxiliando com informações sempre que necessário e permitindo uma comunicação mais ágil.