Como diminuir a aparência dos poros e melhorar a textura da pele?

Dicas incluem desde lavar bem o rosto até usar ácidos faciais e investir em tratamentos estéticos

Poros dilatados podem ter diferentes causas, porém, são sinônimo de incômodo. Geralmente criam uma textura áspera e irregular difícil de esconder e hoje a preocupação em disfarçá-los é ainda maior.

Talvez a culpa seja das redes sociais, com muitos filtros e peles perfeitas. No entanto, o poro dilatado é muito comum, principalmente nas pessoas com pele oleosa. 

E como resolver isso? Além dos cuidados básicos de skincare, outros produtos devem fazer parte da rotina, como os ácidos faciais. Veja agora mais dicas para ajudar a diminuir a aparência dos poros dilatados.

Limpe bem a pele

Como a pele oleosa é uma das principais causas dos poros dilatados e aparentes, você deve limpá-la diariamente. Pela manhã, use um sabonete adequado para o rosto e sempre retire a maquiagem antes de ir se deitar.

Além disso, enxágue o sabonete ou demaquilante na água fria e repita o processo mais de uma vez, caso sinta que o rosto ainda está muito oleoso.

Esfolie a pele uma vez por semana

A esfoliação ajuda a renovar a pele e diminui a oleosidade. Use produtos próprios para o rosto ou aposte nas técnicas caseiras, como a esfoliação com café. Deixe o esfoliante agir e remova-o com a ajuda de água e sabão.

Em seguida, para evitar que o rosto volte a produzir mais sebo, hidrate bem a região com hidratante próprio para pele oleosa.

Use ácidos faciais

Os ácidos faciais também ajudam a reduzir a aparência dos poros. Eles podem estar presentes em outros cremes, como os hidratantes, ou podem ser usados à parte, como séruns. Além disso, podem funcionar como esfoliantes químicos, caso do ácido glicólico, e ajudar a reduzir a oleosidade, como o ácido lático.

O ácido normalmente é usado durante a noite, antes de dormir, com o rosto limpo, seco e hidratado. Lembre-se de aplicá-lo sempre em dias alternados, para observar como sua pele reage ao produto.

Hidrate bem o rosto

Ter poros dilatados e pele oleosa significa diminuir a hidratação do rosto? Errado! É preciso ter tanto cuidado quanto alguém de pele seca. Inclusive, caso não use um bom hidratante, acabará estimulando a pele a produzir mais sebo.

Depois de uma boa limpeza, aplique o hidratante de sua preferência, desde que seja para pele oleosa. Caso se sinta melhor, aposte nas versões do tipo mate e com proteção solar.

Adote hábitos saudáveis

O aspecto dos poros também está relacionado com os hábitos de vida. Então, incluir atividades físicas, parar de fumar e diminuir o consumo de álcool, além de ter uma dieta saudável, vão te ajudar a deixar a pele ainda mais bonita.

Essa é uma dica de longo prazo. Portanto, introduza hábitos saudáveis na sua rotina diária, escolha em um exercício para praticar ao menos 3 vezes na semana e converse com um nutricionista para montarem juntos o cardápio ideal para você.

Fuja dos cosméticos comedogênicos

Cosméticos comedogênicos são aqueles que podem obstruir os poros e contribuir para o surgimento de cravos e da acne. Antes de fazer a compra, é indicado consultar se o produto é não-comedogênico. Se você tem pele oleosa, a segunda opção é a melhor.

O mais comum é que os produtos não-comedogênicos sejam naturais ou orgânicos. Então, além de ajudar sua pele, você também estará contribuindo para o meio ambiente.

Invista em tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos também ajudam a fechar os poros e podem ser indicados pelo dermatologista. Você pode fazê-los caso se sinta muito incomodada com a aparência da pele do rosto.

Dentre as opções mais comuns estão a limpeza de pele profunda, a microdermoabrasão (esfoliação mecânica com uso de aparelho de sucção) e o peeling químico. Todos exigem cuidados após a aplicação, já que deixarão a pele mais sensível.

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: