Veja como conteúdos estratégicos são fundamentais para alavancar o seu negócio
Quer saber como construir uma boa estratégia de conteúdo para conquistar potenciais clientes? Confira, aqui, algumas dicas que vão ajudar a alcançar resultados reais para o seu negócio.
Para desenvolver um bom planejamento de marketing, é importante produzir conteúdo, que instrua o cliente em potencial. Atualmente, as pessoas pesquisam bastante antes de adquirir qualquer produto, se certificando de que a empresa solucionará suas dores.
Dessa forma, são os conteúdos que asseguram à sua página mais audiência, proporciona o engajamento necessário com o público-alvo, favorece para sua marca um reconhecimento futuro ao nicho que ela representa e a torna uma referência entre a concorrência. Para isso, planejar as estratégias vai consolidar o sucesso da empresa.
Por que é importante criar uma estratégia de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma ferramenta indispensável para estabelecer um relacionamento mais concreto com o cliente. Com ele, é possível que a autoridade da sua marca seja criada no mercado.
Assim, alguns planos precisam estar bem definidos por meio da criação de um bom planejamento, focando na produção de conteúdos semanais a fim de atingir os resultados positivamente. Dessa maneira, é importante, também, fazer a gestão dos conteúdos, para assim oferecer materiais relevantes para o público, trazendo engajamento.
Qual é a importância do planejamento de marketing?
Primeiro, ter em mente que o planejamento de marketing de conteúdo vai definir os objetivos dos quais a empresa quer alcançar, ou seja, para se tornar uma referência, gerar leads, atrair mais clientes e fidelizá-los, assim como obter mais visitas.
Portanto, com o planejamento é possível traçar a direção que a empresa vai seguir, bem como colaborar com as tomadas de decisão. No entanto, é válido ressaltar que em todo plano existem etapas que são subdivididas em grupos menores como:
- a definição das personas;
- a escolha das palavras-chave que serão referências;
- o planejamento do conteúdo de acordo com cada etapa do funil da jornada de compra;
- a análise dos canais digitais onde foram produzidos conteúdos;
- a avaliação para saber como conquistou os seguidores;
- a auditoria da estratégia usada em todo material produzido antes;
- a programação editorial direcionada para cada persona específica.
Como traçar uma boa estratégia de conteúdo?
Depois de tomar ciência da importância de gerar conteúdos, bem como ter um planejamento estruturado para gerenciar a publicação deles, veja como montar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Determine os objetivos
O primeiro passo é definir bem quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar. Depois, compreender o contexto que a marca se encontra dentro do marketing de conteúdo, e quais foram os resultados obtidos com os produzidos anteriormente. Assim, é essencial avaliá-los até mesmo para desenvolver novos direcionamentos, a fim de colher novos frutos que estejam de acordo com objetivo do momento, seja para gerar leads ou para a conversão de vendas, entre outros.
Estude a persona
O segundo passo envolve estudar a persona. Ela é a representação ideal, fictícia do seu cliente. Para elaborá-la, pontos como idade, localização geográfica, hobbies e aspectos comportamentais devem ser levados em conta. Desse modo, quanto mais esse perfil estiver bem detalhado, melhor será para conduzi-las a finalização no processo de compras.
Elabore um calendário editorial
Esse é um outro passo muito significativo, já que organizar os conteúdos para divulgá-los, vai facilitar que o planejamento do conteúdo ocorra de forma estratégica, determinando as etapas que vão desde a criação da persona até as que envolvem o uso adequado das palavras-chaves, da revisão, da estética, as datas e frequências de cada publicação.
Produza conteúdo
Com o calendário pronto, fica mais fácil produzir os conteúdos e propagá-los nos canais digitais. Todo trabalho de produção compõe a fase de: redação, edição, revisão, gestão, design, etc. Sendo possível até mesmo desenvolver materiais em formato de landing pages, criação de imagens, textos, e-mails, infográficos, e-books, entre outros que serão relevantes para se aproximar do público-alvo.
Avalie os resultados
Depois de divulgar, é hora de mensurar os resultados alcançados. Esses dados validam se as estratégias estão funcionando ou não. Sendo necessário apontar quais são os ajustes fundamentais para que o conteúdo alcance mais pessoas, como também colabora para traçar novas metas com o propósito da marca conseguir mais visibilidade.